The Wire: conheça a série clássica da HBO que completa 20 anos

Imagem de: The Wire: conheça a série clássica da HBO que completa 20 anos
Imagem: HBO

Michael B. Jordan e Idris Elba não eram tão conhecidos pelo público até integrarem o elenco de The Wire, série policial lançada pela HBO em 2 de junho de 2002. Naquele domingo comum, inclusive, os espectadores não sabiam, mas estavam prestigiando a estreia de uma das produções investigativas mais interessantes de todos os tempos.

20 anos se passaram desde esse momento, sendo notável perceber como todas as discussões levantadas pelos roteiristas em tramas envolventes e diálogos impressionantes continuam relevantes até hoje.

Por esse motivo, se ainda não assistiu nenhum episódio da série, chegou a hora de conhecer mais sobre The Wire e entender por que ela é considerada um grande fenômeno televisivo!

(HBO/Reprodução)(HBO/Reprodução)Fonte:  HBO 

The Wire: uma criação ousada com propostas inovadoras

Criada por David Simon, a ideia dos produtores, inicialmente, era compor o elenco com atores estreantes ou que não fossem marcados por personagens anteriores.

Dessa forma, Dominic West, John Doman, Idris Elba, Frankie Faison, Larry Gilliard Jr., Wood Harris, Deirdre Lovejoy, Wendell Pierce, Michael B. Jordan, Lance Reddick, Andre Royo, Sonja Sohn, Chris Bauer, Paul Ben-Victor e muitos outros foram escalados ao longo das cinco temporadas em que o show permaneceu em exibição na emissora.

Segundo Simon, a ideia para a criação dos primeiros episódios surgiu a partir das experiências relatadas por um de seus amigos roteiristas, o ex-detetive Ed Burns. Atuando em investigações sobre o narcotráfico, Burns comentou sobre como a polícia agia em determinados casos, sobretudo por conta da burocracia.

Mesclando detalhes de sua própria experiência enquanto repórter policial, Simon desenvolveu os personagens e levou a ideia aos executivos da HBO, pois já tinha alguma familiaridade com eles depois de produzir a minissérie The Corner, em 2000. A partir desse ponto, um piloto foi encomendado, mesmo que algumas pessoas não quisessem que uma série do tipo fosse exibida no canal.

(HBO/Reprodução)(HBO/Reprodução)Fonte:  HBO 

Qual a trama de The Wire?

Indicada a inúmeros prêmios televisivos, incluindo o Emmy Awards, a trama foca, inicialmente, em um grupo de policiais de Baltimore, cidade localizada no estado americano de Maryland. Seu principal foco é a investigação de narcotraficantes por meio de escutas telefônicas, mesmo que essa prática não seja vista com bons olhos por alguns superiores.

Com isso, para além dos próprios desafios do cotidiano, os personagens precisam lidar com as limitações impostas pela burocracia policial. Sem pudores, a trama ainda aborda, com cenas bastante gráficas em termos de violência, a rotina dos traficantes que utilizam as fragilidades de determinadas pessoas para conseguirem manter sua soberania em meio a um negócio tão perigoso.

Conforme as temporadas foram passando, outras críticas sociais foram mostradas pela equipe de roteiristas, trazendo figuras políticas fictícias para o centro da narrativa com a intenção de evidenciar a ligação entre esses indivíduos e o narcotráfico.

Em linhas gerais, junto da temática da vigilância e a ascensão desse tipo de tecnologia, a série mostra como os sistemas presentes em nossa sociedade foram corrompidos e encontram-se em decadência interna, incluindo o sistema educacional (4ª temporada) e a mídia (5ª temporada).

Na época do lançamento, a crítica especializada reconheceu o trabalho de todos os envolvidos, tecendo diversos elogios conforme novos episódios eram lançados. Atualmente, a série figura como um das melhores da história entre listas de críticos e especialistas.

Se você ficou curioso para conferir a série, saiba que ela está, atualmente, disponível no HBO Max na íntegra. Não deixe de assistir!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.