Conheça 5 ótimas séries que falam de psicologia

Imagem de: Conheça 5 ótimas séries que falam de psicologia
Imagem: Apple TV

Os cardápios das séries presentes nas plataformas de streaming nos dão uma boa oportunidade de visitar áreas que, muitas vezes, são estranhas a nós, mas que geram muita curiosidade. Um destes campos, sem dúvida, é o da saúde mental. Temos uma boa quantidade de seriados que tematizam a busca por terapia e que, dependendo da abordagem e da predisposição de quem assiste, podem até servir de ajuda a quem está procurando entender a si mesmo.

O mais interessante destas narrativas é que elas conseguem complexificar a visão sobre o processo terapêutico. Na nossa busca pessoal por respostas, nem sempre é possível, por exemplo, saber os conflitos que atingem os psicólogos, psiquiatras e psicanalistas que nos atendem. Por isso, dá para dizer que as séries focadas em terapia trazem várias nuances a esta dinâmica. Primeiro de tudo, elas conseguem abordar um leque amplo de modalidades do pensamento acerca da psicologia – que, muitas vezes, se contradizem quando olhadas em um contexto mais amplo.

O outro aspecto é que, ao abordar diferentes personagens em sofrimento, elas nos instigam a exercer a empatia, a partir de um olhar menos “julgador” sobre pessoas que, à superfície, parecem muito diferentes de nós. É como se elas dissessem que, no fundo, todos nós somos feitos da mesma matéria e somos repletos de angústias. Avaliar o tamanho do problema (nosso e dos outros) por meio de um julgamento moral é, no mínimo, desrespeitar a natureza do sofrimento que nos atinge a todos, sem exceção.

Por fim, estas séries, como já dissemos, ajudam a humanizar o profissional que dedica sua vida a auxiliar os outros na lida com sua própria dor. Mas ele também tem a sua própria dor, por vezes bem acentuada – e talvez seja por isso mesmo, por se identificar com o seu cliente, que os terapeutas têm alguma possibilidade de ajudá-lo em sua jornada.

Neste texto, trazemos 5 indicações de séries sobre terapeutas e seus clientes que certamente valem a pena conferir.

5. In Treatment

(Fonte: HBO)(Fonte: HBO)Fonte:  HBO 

É inevitável começar esta lista com um clássico. In Treatment (falamos aqui da versão americana, e não da original, que é israelense), da HBO, começou a ser produzida em 2008, e comoveu gente do mundo todo com as histórias dos pacientes do doutor Paul Weston (interpretado brilhantemente pelo ator irlandês Gabriel Byrne). As temporadas trazem casos de abuso sexual, de crises conjugais, pessoas com tendências suicidas, entre tantos outros assuntos. Todos os episódios funcionam como uma sessão única de terapia de 30 minutos.

Mas o mais instigante em In Treatment é que acompanhamos o tempo todo o próprio sofrimento de Paul. Ele vivencia um casamento em crise e crê estar apaixonado por uma de suas pacientes. O sentimento é real ou uma projeção? Paul está analisando com clareza a sua situação? Tudo isto é tratado na terapia de Paul, que ele frequenta semanalmente com a doutora Gina (Dianne Wiest), com quem mantém uma relação de amor e ódio.

A série retornou recentemente para uma quarta temporada, depois de uma longa pausa. Mas agora temos uma terapeuta ao invés de doutor Paul: é a atriz Uzo Aduba (a intérprete de Crazy Eyes na série Orange is the new black).

4. The Sopranos

(Fonte: NME)(Fonte: NME)Fonte:  NME 

O clássico seriado da máfia de New Jersey, exibido pela HBO entre 1999 e 2007, também tem uma abordagem bem interessante dos processos terapêuticos. Quem o assistiu, sabe que tudo começa quando Tony Soprano (vivido por James Gandolfini), um dos homens mais importantes dentro de sua família de mafiosos italianos, tem crises de pânico e desmaia quando vê patos que chegam à sua piscina. Com muita relutância, Tony vai procurar ajuda com a psiquiatra Jennifer Melfi (papel de Lorraine Bracco).

Ao longo de todas as temporadas, a relação entre os dois será uma tônica importante nos dramas abordados na série. Tony, um homem com muito poder, precisa colocar-se como vulnerável na frente desta mulher para ter alguma chance de lidar com seus sofrimentos mais íntimos. Isto, no entanto, gera inúmeros conflitos: o dele mesmo com seu processo terapêutico; o dele com sua esposa, que não consegue entender como uma outra mulher pode saber mais sobre ele do que ela mesma; e, por fim, dele com a máfia, uma vez que há um medo dos outros capangas de que Tony possa vazar os seus crimes enquanto deita no divã.

3. Hannibal

(Fonte: NBC)(Fonte: NBC)Fonte:  NBC 

Hannibal, da NBC, é uma série de terror. Muitas cenas, inclusive, confundem realidade e sonho, ainda que remetam mais a pesadelos. Mas vale lembrar aqui que o protagonista deste seriado é um psiquiatra. O doutor Hannibal Lecter (em uma interpretação magistral e assustadora do ator dinamarquês Madds Mikkelsen) é um psiquiatra forense que, como todo mundo já sabe, gosta de comer (literalmente) pessoas. Inclusive, sugere-se em Hannibal que a sua inteligência se deva ao fato de ele dominar o comportamento humano.

Há vários momentos da série em que Hannibal aparece em sessões de terapia com seus pacientes, incluindo aqui o próprio policial Will Graham (papel de Hugh Dancy), que é o seu “inimigo” nesta história.

2. O psiquiatra ao lado

(Fonte: Apple TV)(Fonte: Apple TV)Fonte:  Apple TV 

Lançada em 2021, O psiquiatra ao lado, do Apple TV+, se situa em um gênero meio difuso: é comédia ou drama? A questão é difícil de ser respondida. A trama é bem inóspita, mas, pasme: ela se baseia em uma história que realmente aconteceu.

Ela conta a relação entre um sujeito meio atrapalhado e deprimido, Martin (vivido por Will Ferrell), que, encorajado pela irmã, vai atrás de uma terapia para controlar suas crises de ansiedade. Encontra então o doutor Ike Herschkopf (Paul Rudd), que passa a atendê-lo.

Inicialmente, os resultados são ótimos. Martin se torna mais empoderado, seguro, capaz de tomar as próprias decisões. Mas aos poucos vai ficando claro que o psiquiatra é extremamente abusivo com o cliente. E o mais impactante: desenrola-se a partir daí nada menos que 30 anos de uma relação tóxica entre os dois. Esta é uma série que não deixa a menor dúvida de que os profissionais da saúde mental são, com certeza, gente como a gente.

1. Frasier

(Fonte: NBC)(Fonte: NBC)Fonte:  NBC 

É possível tratar os processos terapêuticos sob a ótica da comédia? O clássico sitcom Frasier, produzido pela NBC entre 1993 e 2004, prova que sim. Aqui, o psiquiatra Frasier Crane (vivido por Kelsey Grammer) atende as dúvidas de ouvintes em um programa de rádio. Ele já é um terapeuta muito bem-sucedido em sua área que volta para sua cidade natal para realizar um sonho, que é prestar aconselhamento pelo rádio.

Seu irmão, Niles Crane (David Hyde Pierce) também é psiquiatra – e extremamente competitivo. Por isso, as interações entre ambos e com os demais personagens da série (incluindo aqui os ouvintes da rádio) trazem boas pistas para quem quer aprender uma coisa ou outra sobre saúde mental. Frasier é uma das comédias americanas mais premiadas de todos os tempos: recebeu nada menos do que 39 Emmys.

Tem muito mais terapeutas e clientes em séries que estão nos catálogos de streaming. Lembra de alguma? Então diga para a gente aqui nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.