Vikings: Valhalla - veja personagens da série baseados em pessoas reais

Imagem de: Vikings: Valhalla - veja personagens da série baseados em pessoas reais
Imagem: IMDb

A nova série da Netflix, Vikings: Valhalla, é inspirada em eventos históricos, que ocorreram durante o avanço dos nórdicos pelo continente europeu e a conquista de Canuto II da Dinamarca para se tornar o Rei da Dinamarca, Inglaterra e Noruega.

Embora tenha como inspiração a história e mencione personagens reais, algumas adaptações foram necessárias para poder desenvolver melhor o roteiro. Abaixo, nós apresentamos seis personagens de Vikings: Valhalla que são baseados em pessoas reais e como suas histórias foram modificadas para a série.

6. Freydis Eiriksdottir

Frida Gustavsson como Freydis Eiriksdottir.Frida Gustavsson como Freydis Eiriksdottir.Fonte:  IMDb 

Freydis Eiriksdottir é interpretada pela modelo e atriz sueca Frida Gustavsson e, na série, a personagem aparece como a filha de Erik Thorvaldsson (também conhecido como Erik, o Vermelho) e irmã de Leif Erikson.

Ela é vagamente baseada na figura histórica de mesmo nome que tem suas raízes em lendas nórdicas, que sugerem que realmente tenha existido uma pessoa chamada Freydis Eiriksdottir durante o século XI.

Nas duas lendas nórdicas que citam Freydis, ela é mencionada como uma mulher grávida que parte para a luta depois que seu exército foge e também como uma mulher vingativa que mata a família de homens que ela acredita terem ultrapassado seus limites.

Já na série, Freydis conhece o príncipe Harald Sigurdsson e busca vingança de um viking cristão que a estuprou. Mais tarde, ela se apaixona por Harald.

Nenhum destes eventos da série tem qualquer semelhança com a história de Freydis nas lendas vikings.

5. Leif Erikson

Sam Corlett como Leif Erikson.Sam Corlett como Leif Erikson.Fonte:  IMDb 

Leif Erikson é interpretado por Sam Corlett e é baseado na figura histórica de Leif Erikson, também conhecido como Leif, o Sortudo, e é conhecido como o primeiro europeu a chegar no continente americano.

Embora não haja evidências arqueológicas que sugiram que Leif Erikson era uma pessoa real, de acordo com as lendas nórdicas, as chances de que tenha existido uma pessoa como ele no século XI são altas.

Na série, Leif se junta a Harald Sigurdsson e outros vikings em uma expedição a Londres liderada pelo rei Canuto da Dinamarca, embora não existam muitas evidências históricas para afirmar isso.

A jornada de Leif para a Inglaterra e as interações com Harald não têm precedência nas lendas e são quase inteiramente fictícias. Além disso, na série, Lief se envolve com uma mulher chamada Liv, mas tal pessoa não é mencionada nos registros históricos.

Nas sagas, Leif se casou com uma nobre chamada Thorgunna e teve dois filhos.

4. Harald Sigurdsson

Leo Suter como Harald Sigurdsson.Leo Suter como Harald Sigurdsson.Fonte:  IMDb 

Harald Sigurdsson, interpretado por Leo Suter, é baseado na figura histórica de mesmo nome. Ele nasceu por volta de 1015 e também é mencionado em algumas lendas vikings.

Após um exílio de 15 anos, Harald retornou à Noruega em 1045 e reivindicou o trono, o qual ele dividiu com seu sobrinho, Magnus Olafsson, o filho ilegítimo de Olaf. Após a morte de Magnus, Harald tornou-se o único governante da Noruega.

Ele morreu na Batalha de Stamford Bridge em 1066. Na série, Harald participa da conquista da Inglaterra com o rei Canuto, o que não tem confirmação nas lendas históricas. Da mesma forma, as interações de Harald com os irmãos Leif e Freydis também parecem ter sido criadas para a série.

3. Olaf Haraldsson

Jóhannes Haukur como Olaf Haraldsson.Jóhannes Haukur como Olaf Haraldsson.Fonte:  Netflix 

Interpretado pelo islandês Jóhannes Haukur Jóhannesson, Olaf Haraldsson é baseado na figura histórica Olavo II da Noruega (também conhecido como Olavo, o Santo), que é destaque em inúmeras sagas vikings.

Ele era meio-irmão de Harald Sigurdsson e acredita-se que tenha nascido por volta de 995. Durante sua juventude, lutou em muitas guerras e ganhou reputação por suas habilidades no campo de batalha.

Ele se tornou o rei da Noruega em 1015, onde reinou até 1028. A série mantém a história de fundo, os laços familiares e as proezas militares (Olavo também ajudou brevemente o rei da Inglaterra, Aethelred II), mas não há registros que sugiram que Olaf acompanhou o rei Canuto em sua conquista da Inglaterra.

2. Conde Godwin

David Oakes como Conde Godwin.David Oakes como Conde Godwin.Fonte:  IMDb 

Vivido na série por David Oakes, Godwin é apresentado como um dos conselheiros mais confiáveis e competentes de Aethelred II. À medida que ele gradualmente começa a adoecer, seu filho Edmund assume o comando, com Godwin servindo como seus conselheiros.

O conde Godwin é baseado em uma pessoa real, que se tornou conde de Wessex em 1020 e se manteve próximo de Canuto até a sua morte em 1035. Ele manteve sua atuação política para apoiar os próximos reis de ingleses, mas foi forçado a se exilar com sua família na Flandres.

Quando retornou em 1052, Goldwin recuperou Wessex, mas não conseguiu mantê-lo por muito tempo, falecendo em abril de 1053.

1. Jarl Estrid Haakon

Caroline Henderson como Jarl Haakon.Caroline Henderson como Jarl Haakon.Fonte:  Netflix 

Jarl Estrid Haakon é interpretada por Caroline Henderson e parece governar uma sociedade relativamente secular. Tanto os pagãos quanto os cristãos vivem em harmonia em Kattegat, seu povo é ferozmente leal, e ela conquista Freydis rapidamente e permite que ela se torne uma de suas escudeiras. Mas, o que os registros históricos dizem?

Jarl Haakon é baseado em uma pessoa real, mas com mudanças significativas para a criação da personagem na série. Seu verdadeiro nome era Haakon Ericsson, e ele era um homem branco que serviu como governador da Noruega durante o reinado de Canuto, o Grande.

Na série, a avó de Estrid pertencia a uma família da África. Seu avô se apaixonou por ela e o pai de Estrid era um grande guerreiro. E, agora, Estrid governa Kattegat.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.