Chaves: saiba tudo por trás dos episódios perdidos da série

Imagem de: Chaves: saiba tudo por trás dos episódios perdidos da série
Imagem: SBT

Chaves é, sem sombra de dúvidas, um dos seriados mais icônicos da história do Brasil e de diversos países da América Latina, carregando consigo uma legião de fãs que acompanhou muitas histórias na vila.

A emissora SBT era a maior responsável pela transmissão desse show no Brasil e, durante décadas reprisando a trama, alguns fãs notaram que alguns episódios sofriam alterações, eram trocados ou até mesmo deixavam de ser passados.

Esses ficaram conhecidos como os “episódios perdidos” de Chaves e a emissora confirmou algumas razões para não exibi-los mais, como serem versões antigas ou até mesmo problemas técnicos.

Se você é um fã de Chaves, vai querer saber mais sobre a história por trás dos episódios perdidos. Confira a seguir tudo sobre eles!

(Fonte: SBT/Divulgação)(Fonte: SBT/Divulgação)Fonte:  SBT 

Problemas técnicos e episódios semelhantes levaram o SBT a engavetar alguns capítulos de Chaves

O legado de Chaves é inegável e o show é uma das maiores séries transmitidas no SBT, mas a emissora acabou cometendo alguns erros e deixando muitos fãs confusos durante a trajetória da série na televisão.

Isso acontece pois muitos fãs perceberam mudanças em alguns episódios, como a própria substituição da Chiquinha por alguns capítulos enquanto a atriz estava grávida, e também alguns episódios que deixaram de ser exibidos.

Tudo começou na década de 80, quando a emissora havia acabado de exibir a série e começou a reprisar os episódios, mas muitos fãs perceberam que estavam faltando alguns no meio da lista.

Os primeiros episódios perdidos foram ”Os refrescos do Chaves” (1974), de Chaves, e ”De caçador e de louco, todos nós temos um pouco” (1975) e ”Pedintes em família” (1975), de Chapolin.

Episódio: Os refrescos do Chaves. (Fonte: SBT/Divulgação)Episódio: Os refrescos do Chaves. (Fonte: SBT/Divulgação)Fonte:  SBT 

Apesar de no início apenas 3 capítulos não terem sido reprisados, os números cresceram com o passar dos anos e chegaram a mais de 60 episódios que foram perdidos pela emissora, deixando os fãs confusos sobre os motivos.

O ano de 1986 foi marcado pela perda de 14 episódios da série, entre eles, Os dois ladrões” / ”Seu Madruga carpinteiro” – Parte 1 (1974), ”Um bom encanador nunca entra pelo cano” – Parte 2 (1977) e ”O restaurante de Dona Florinda” (1979).

Já em 1987, o SBT trouxe de volta um episódio muito famoso que antes estava perdido e o reprisou: o capítulo intitulado ”Os dois ladrões” / ”Seu Madruga carpinteiro” – Parte 1 (1974).

Episódio de Chapolin: De caçador e de louco, todos nós temos um pouco. (Fonte: SBT/Divulgação)Episódio de Chapolin: De caçador e de louco, todos nós temos um pouco. (Fonte: SBT/Divulgação)Fonte:  SBT 

Os anos foram passando e o SBT continuou a retirar episódios das reprises da série e retomar alguns outros sem explicação prévia do que estava acontecendo para os fãs do seriado.

No entanto, décadas após o início desses episódios perdidos, a emissora comentou sobre o problema e afirmou que a principal causa da perda e de não reprisarem todos os episódios era que existia mais de uma versão de alguns capítulos.

Assim, cerca de 40% dos episódios que chegaram para eles no início do contrato eram semelhantes a outros capítulos e já contavam com novas versões, o que levou a emissora a escolher uma das versões e exibir apenas ela.

Outros fatores que causaram essa confusão foram os problemas técnicos, já que muitos capítulos estavam com o áudio bom, mas com imagem ruim, ou até mesmo foram danificados com o passar do tempo e não poderiam mais ser exibidos.

Episódio: Seu Madruga carpinteiro. (Fonte: SBT/Divulgação)Episódio: Seu Madruga carpinteiro. (Fonte: SBT/Divulgação)Fonte:  SBT 

Apesar dessas declarações, muitos fãs teorizam que o SBT também teria deixado de exibir alguns episódios por censura e outros porque realmente teria os perdido em incêndios, alagamentos e outros desastres.

Como tudo também tem seu lado positivo, a emissora já resolveu agradar muitos fãs, depois de muita pressão dos telespectadores, e retomou a exibição dos episódios que foram perdidos em agosto de 2011 e janeiro de 2012, com direito a uma chamada especial para eles.

Esse momento ficou marcado na história da série, pois muitos fãs puderam reviver diversas tramas e sentir a nostalgia de capítulos especiais novamente!

E você, qual seu episódio favorito desse icônico seriado da televisão brasileira?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.