Rick and Morty: tudo sobre o final da 5ª temporada da série (spoilers)

Imagem de: Rick and Morty: tudo sobre o final da 5ª temporada da série (spoilers)
Imagem: Adult Swim/Reprodução

ATENÇÃO: SPOILERS À FRENTE!

A 5ª temporada de Rick and Morty chegou ao fim com dois episódios focados no relacionamento entre a dupla de protagonistas. E o melhor de tudo, a série finalmente confirmou algumas informações sobre o passado trágico de Rick em um triste flashback.

Os dois episódios finais do desenho animado do Adult Swim, disponíveis no Brasil no catálogo do HBO Max, acompanham uma jornada de reflexão cheia de piadas e críticas ao capitalismo.

O fim de Rick and Morty?

Em "Forgetting Sarick Mortshall", a primeira parte da season finale, Morty está usando a arma de portais sem autorização do avô. O garoto tenta recriar o combustível da arma e derrama um pouco do líquido na própria mão, criando um portal.

Eles discutem e o rapaz acaba desafiando o avô a substituí-lo. Rick usa a "Roda das Coisas Melhores que o Morty" para sortear seus próximos companheiros e agora deve juntar-se a dois corvos como substitutos do neto.

Rick usa a Roda das Coisas Melhores que o MortyRick usa a Roda das Coisas Melhores que o MortyFonte:  Adult Swim/Reprodução 

Morty, sem o avô beberrão para liderar as aventuras, junta-se a um cara chamado Nick, que estava na outra ponta do portal criado em sua mão. A brincadeira termina quando o rapaz percebe que Nick não é exatamente uma boa pessoa. Após um confronto, Morty decepa a própria mão e mata Nick ao jogar a mão no portal em sua perna.

Enquanto isso, Rick repensa seus conceitos ao interagir com as aves e entende que "o verdadeiro tesouro é a empatia". Não que isso o impeça de matar boa parte da sociedade dos corvos para salvar a própria pele. Rick volta para casa e recria a mão de Morty, mas recusa reunir-se ao neto após perceber que tratava-o com abuso.

O passado de Rick Sanchez

"Rickmurai Jack", o último episódio da 5ª temporada, começa acompanhando Rick e seus parceiros corvos. Ele descobre que as aves eram aliadas de um rival e é abordado por Morty, agora adulto, dizendo que o avô esta longe de casa há 40 anos. Por fim, o cientista topa retornar para sua família.

Tudo era um plano do garoto para recuperar seu avô, que o leva de volta à Cidadela para tentar reverter sua idade. Depois de resolver o problema, os dois são convidados pelo Presidente Morty para jantar.

Rick descobre que o líder da Cidadela é na verdade o Morty do Mal, que escaneou sua mente e revelou toda a verdade sobre o passado do cientista para seu neto: após ver esposa e filha serem mortas por uma versão malvada de si próprio, Rick percorre o multiverso em busca do assassino de sua família, juntando-se a outras versões de si próprio e construindo a Cidadela.

Rick e Morty voltam à Cidadela no season FinaleRick e Morty voltam à Cidadela no season FinaleFonte:  Adult Swim/Reprodução 

O Morty do Mal revela seu plano: destruir um dispositivo que separa as realidades onde Rick é a pessoa mais inteligente do universo e abusa do neto, criando uma realidade onde possivelmente o abuso é menor ou inexistente. E seu plano dá certo.

A energia criada pelo trabalho escravo de vários Mortys no subsolo (uma crítica ao capitalismo, como apontado por Rick durante o episódio) destrói a barreira entre as realidades e a Cidadela entra em colapso no processo. Morty do Mal oferece a Morty a chance de ir com ele para uma realidade melhor, mas o rapaz recusa a oferta e opta por ajudar o avô.

A dupla faz as pazes e volta a trabalhar em conjunto para salvar parte da população. A Cidadela é destruída e o vilão viaja para outra realidade, abrindo várias possibilidades para a próxima temporada do desenho.