Rick and Morty 5x8: as memórias absurdas de Rick (spoilers)

Imagem de: Rick and Morty 5x8: as memórias absurdas de Rick (spoilers)
Imagem: Adult Swim/Reprodução

ATENÇÃO, SPOILERS À FRENTE!

Exibido no último domingo (8), o episódio intitulado “Rickternal Friendshine of the Spotless Mort”, de Rick and Morty, como o próprio título sugere, faz referência direta ao longa Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, no original), lançado comercialmente em 2004.

Para saber mais sobre como a animação do Adult Swim, disponibilizada no HBO Max, conseguiu transportar as ideias principais do filme, leia o recap completo abaixo!

(Adult Swim/Reprodução)(Adult Swim/Reprodução)Fonte:  Adult Swim 

Rick and Morty: 5ª temporada da série provoca outras questões profundas na conduta de Rick Sanchez

O episódio se inicia mostrando a família Smith pensando em se divertir em um dia de folga. Rick, no entanto, decide trabalhar em um projeto ultrassecreto, que mais ninguém poderia participar. Por esse motivo, ele fica em seu laboratório para resolver essa pendência. Assim que todos se ausentam, o personagem busca alguma forma de trazer Birdperson, seu melhor amigo, de volta à vida.

Dessa maneira, ao iniciar sua investigação, ele descobre que a mente de Birdperson foi escondida dentro de seu próprio subconsciente. Então, para conseguir salvá-lo, uma boa alternativa seria se infiltrar em suas próprias memórias. A partir disso, Rick encontra-se com uma versão de si mesmo, só que mais jovem.

A partir dela, o personagem visualiza o início de sua amizade com Birdperson e percebe que talvez essa memória pode ser fundamental para que seu plano seja concretizado. Contudo, quando Rick consegue interagir com a mente de Birdperson, ele percebe que seu amigo não deseja mais viver, assistindo o início de um colapso com essas memórias escondidas.

Conforme Birdperson vai se desfazendo, Rick e sua versão jovem procuram por memórias que poderiam reverter esse quadro de destruição gradual. Ao se deparar com uma memória na qual Tammy e Birdperson  ainda estão juntos, esse último insiste em sua morte, mas Rick o surpreende.

O cientista revela ao amigo que ele tem um filho cuja existência ainda é desconhecida e que isso foi encontrado em suas próprias memórias. Quando é informado sobre isso, Birdperson muda de ideia e decide viver. E para que sua mente não fosse completamente destruída, o jovem Rick se sacrifica.

Embora tudo consiga acabar bem no sentido de trazer a mente de Birdperson de volta, Rick é culpabilizado por seu amigo por esconder esse segredo até o último minuto. O personagem reconhece seu erro, deixando um clima estranho entre os dois. Nesse sentido, fica claro que a ideia de reviver Birdperson ainda estava em consonância ao egoísmo de Rick que, muito provavelmente, só queria alguma companhia em um momento de carência.

(Adult Swim/Reprodução)(Adult Swim/Reprodução)Fonte:  Adult Swim 

Ao final do episódio, Rick revela que o jovem Rick não teria se sacrificado totalmente, já que estaria vivendo como uma lembrança na sua própria mente, uma vez que essa memória fazia parte do subconsciente de Birdperson. É a partir desse ponto que Rick se encontra com essa versão alternativa de si mesmo, propondo que ele se transforme em uma pessoa real.

Na cena pós-créditos, ambientada dentro de uma prisão, os espectadores conhecem, então, a filha de Birdperson, que, assim como seu pai, também possui um par de asas e é brutalmente forte. Conforme visto na cena, seu temperamento é bastante complexo e deverá ser explorado futuramente em novos episódios.

O que você achou do episódio 5x8 de Rick and Morty?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.