Olimpíadas 2021: 5 produções para fãs de skate

Imagem de: Olimpíadas 2021: 5 produções para fãs de skate
Imagem: Reprodução / Red Bull

Se você está acompanhando as Olimpíadas 2021, provavelmente viu a skatista Rayssa Leal, nossa querida "fadinha", levando a medalha de prata na modalidade skate street. E para você entender mais sobre esse esporte que tem dado o que falar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, trouxemos filmes e séries de skate para você se divertir e aprender ainda mais.

Confira!

5. Sonhos Concretos

Pedro Barros e Murilo Peres em Sonhos Concretos (2020)Pedro Barros e Murilo Peres em Sonhos Concretos (2020)Fonte:  Reprodução / Red Bull 

No filme Sonhos Concretos: O Skate Encontra Niemeyer, Pedro Barros e Murilo Peres usam lugares como o Palácio do Congresso Nacional e o Teatro Popular Oscar Niemeyer (Niterói) como pistas de skate. O documentário da Red Bull TV começou a tomar forma quando a Fundação Oscar Niemeyer autorizou os skatistas a utilizarem os edifícios como pistas para fotos e imagens, situação inédita até então.

A obra apresenta a ligação que a dupla tem com cada arquitetura. Uma curiosidade é que algumas das obras de Niemeyer foram construídas com concreto armado, a mesma técnica usada para construir pistas de skate atualmente.

O documentário pode ser assistido no site oficial da Red Bull.

4. Enjoy The Ride

Pedro Barros em Enjoy The Ride (2021)Pedro Barros em Enjoy The Ride (2021)Fonte:  Reprodução / Red Bull 

Outra obra com Pedro Barros é a série Enjoy The Ride. A série acompanha o atleta desde seu passado até os dias atuais, com imagens raras e inéditas. Além disso, a produção feita em parceria com a Red Bull também conta a história do skate ao longo das gerações.

Os três episódios estão disponíveis gratuitamente no site oficial da Red Bull TV.

3. Vida sobre rodas 

  Reprodução / Buena Vista International Vida sobre rodas (2010) (Fonte: Buena Vista International Vida sobre rodas (2010)/Reprodução)Fonte:  Reprodução / Buena Vista International 

O documentário mostra a trajetória das últimas décadas do skate no Brasil. Passando pela sua popularização e por seu desenvolvimento técnico, pelos olhos dos quatro grandes nomes desse esporte: Bob Burnquist, Sandro Dias, Lincoln Ueda e Cristiano Mateus. A obra conta com depoimentos e imagens de skatistas, jornalistas e empresários, apresentando os obstáculos superados por quem é adepto do esporte, que é um dos mais praticados no Brasil.

Uma curiosidade muito interessante sobre a obra é que esse é o primeiro longa de skate feito no Brasil. E levou seis anos da idealização até a conclusão do projeto, contando com um orçamento de R$ 2,7 milhões.

2. Os Reis de Dogtown

Os Reis de Dogtown (2005)Os Reis de Dogtown (2005)Fonte:  Reprodução / Columbia Pictures e TriStar Pictures 

O filme dirigido por Catherine Hardwicke acompanha o grupo Z-Boys. Esses jovens dos anos 70 decidem levar os movimentos do surf para o skate e acabam se tornando verdadeiras lendas do skate.

O filme fez tanto sucesso que vai ganhar uma série que será lançada diretamente no serviço de streaming do IMDb.

1. Mid90s

Mid90s (2018)Mid90s (2018)Fonte:  Reprodução / Diamond Films 

O filme Mid90s, no Brasil chamado de Anos 90, conta a história de Stevie (Sunny Suljic), um garoto de 13 anos que mora em Los Angeles e está tentando aproveitar a adolescência enquanto sofre em um relacionamento abusivo com o irmão mais velho. Steve descobre no skate lições de vida e grandes amizades.

O filme completo está disponível no Amazon Prime Video.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.