Dia do Índio: Globo apresenta especial Falas da Terra para celebrar data

Imagem de: Dia do Índio: Globo apresenta especial Falas da Terra para celebrar data
Imagem: Reprodução/Globo

A Globo exibirá, nesta segunda-feira (19), o documentário Falas da Terra. Com depoimentos em primeira pessoa e mostrando a riqueza cultural de vários povos indígenas, a exibição do especial será uma homenagem ao Diado Índio, data lembrada hoje.

Além de entrevistar indígenas, a produção contou com a participação de profissionais como Ailton Krenak, líder do Movimento Socioambiental de Defesa dos Direitos Indígenas; Ziel Karapató, artista e ativista; Graciela Guarani, cineasta e Olinda Tupinambá, jornalista e documentarista.

“O público conhecerá a história não só de quem vive afastado da cidade, perto da natureza, mas também de quem vive em grandes centros urbanos, sem deixar para trás suas crenças, costumes e tradições. Serão apresentados no especial médicos, artistas, biólogos, escritores premiados, youtubers, entre outras profissões”, diz um texto sobre o documentário no site Gshow.

Globo/Igor TripolliFalas da Terra aborda temas como a preservação cultural e ambiental; língua e costumes de vários povos indígenas; histórias de resistência e demarcação de terras (Globo/Igor Tripolli)

Entre os temas, Falas da Terra aborda a preservação cultural e ambiental; língua e costumes de vários povos indígenas; histórias de resistência e ativismo; demarcação de terras e importância da literatura.

Várias figuras importantes para o debate indígena foram entrevistadas pelo documentário. Entre esses personagens, está o Cacique Raoni Metuktire Kayapó, liderança respeitada internacionalmente. Ele já foi pré-indicado, inclusive, ao Prêmio Nobel da Paz.

Além de Raoni, participam da produção Myriam Krexu, a primeira médica cirurgiã vascular indígena do Brasil; Fernanda Kaingang, advogada e Mestre em Direito Público que luta pelos direitos indígenas; e Davi Kopenawa Yanonami, membro da Academia Brasileira de Ciências.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 817 mil indígenas de mais de 300 etnias diferentes. O Dia do Índio foi instituído em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, para lembrar a importância da luta política da preservação e respeito aos povos originários do país.

O programa vai ao ar na noite desta segunda-feira logo após o Big Brother Brasil.