#PorOndeAnda: Jamie Bamber, o Lee Adama de Battlestar Galactica

Imagem de: #PorOndeAnda: Jamie Bamber, o Lee Adama de Battlestar Galactica
Imagem: NBC/Divulgação

Com mais de 20 anos de carreira, o ator Jamie St. John Bamber Griffith, conhecido popularmente como Jamie Bambier, é um dos mais aclamados de Hollywood. Afinal, ele deu vida ao icônico personagem Lee Adama, de Battlestar Galactica. A série de ficção científica ficou no ar entre 2004 e 2009, consolidando o nome do ator como um dos grandes da televisão. Mas, o que será que aconteceu com Jamie Bamber em 2021?

No #PorOndeAnda de hoje, vamos investigar a carreira e o pouco que se sabe sobre a vida pessoal do ator. Do cinema, ao teatro e, principalmente, a televisão, seu currículo é repleto de títulos interessantes e que valem a pena conferir. Então, vamos começar?

#PorOndeAnda: Jamie Bamber, o Lee “Apollo” Adama de Battlestar Galactica

Nascido em 3 de abril de 1973, em Hammersmith, Londres, o ator é filho de mãe irlandesa e pai americano. Ele tem uma grande família: são cinco irmãos e uma irmã! Aliás, sua irmã, Anastasia Griffith, também é atriz, conhecida por seus papeis nas séries Damages e Trauma. Ela também já atuou em seriados como Law & Order: SVU e New Amsterdam.

Bamber formou-se em Linguagem Moderna na Faculdade de St. John, em Cambridge. Além disso, ele também tem um diploma da Academia de Londres para Música e Artes Dramáticas. Fluente em francês e inglês, seu primeiro papel como ator foi no filme independente Shifting Sands, em 1994.

(Fonte: NBC/Divulgação)(Fonte: NBC/Divulgação)

Quatro anos depois, ele conseguiu o seu primeiro papel na televisão. Entre 1998 e 2001, ele participou de 5 episódios de Hornblower, como Archie Kennedy. No mesmo período, teve participações pontuais em séries como The Scarlet Pimpernel, Bob Martin e Peak Practice.

A carreira de Jamie Bamber começou a decolar em 2001, quando ele participou da minissérie Band of Brothers. Produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks, a série foi vencedora do Emmy e do Golden Globes para melhor minissérie, finalmente colocando o nome de Bamber no radar.

Jamie Bamber em Battlestar Galactica

Então, em 2003, o ator finalmente conseguiu o papel que consolidou seu nome entre os gigantes da televisão. O remake da série Battlestar Galactica começou como uma minissérie e, em 2004, virou uma série regular do canal SyFy.

O seriado acontece cerca de 40 anos depois dos eventos do título original e o ataque dos cylons. Logo, os cylons eram encarados como andróides criados para facilitar a vida dos seres humanos, sendo que alguns deles eram autoconscientes. Depois de uma rebelião, foi firmado um acordo de paz que não foi respeitado depois de anos de silêncio.

O personagem de Jamie Bamber, Lee “Apollo” Adama, é filho do comandante e Almirante da Galactica William Adama. Ele é veterano da Primeira Guerra dos Cylon e casado com Carolanne Adama. Como um dos personagens principais da série, Bamber foi um ator fixo e acompanhou todos os episódios entre 2004 e 2009.

(Fonte: NBC/Divulgação)(Fonte: NBC/Divulgação)

Outros papéis de Jamie Bamber

Nesse meio tempo, em 2005, o ator foi muito bem-avaliado por seu papel de Mefistófeles na peça de teatro Dr. Faustus. Mesmo enquanto gravava Battlestar Galactica, ele ainda fez aparições pontuais em grandes séries da televisão, como Cold Case, Ghost Whisperer e The Last Detective.

No cinema, se destacou como o protagonista do longa Pulse 2: Afterlife, que chegou às telonas em 2008. Além disso, seu papel como Tom Bronson no filme Inferno: Skyscraper Escape, de 2018, rendeu ótimas críticas ao currículo do ator.

Logo após o fim da série de ficção científica, Jamie Bamber foi escalado como um personagem fixo na série Law & Order: UK. No seriado, ele interpreta o detetive Matt Devlin ao longo de todas as 8 temporadas da série. Com o mesmo formato do título original, a trama acompanha a equipe de detetives enquanto eles tentam solucionar crimes e, ao mesmo tempo, lidar com suas vidas pessoais.

(Fonte: NBC/Divulgação)(Fonte: NBC/Divulgação)

O que aconteceu com Jamie Bamber em 2021?

A vida pessoal do ator é bastante reservada. Logo, ele sempre se mantém longe dos holofotes quando o assunto é sua família e a vida fora das câmeras. Sem escândalos cercando seu nome, Bamber tem um casamento tranquilo com a atriz e cantora Kerry Norton. Os dois se conheceram em Battlestar Galactica enquanto ela interpretava Ishay, a assistente de Doc Cottle.

Juntos, os dois têm três filhas: Isla e as gêmeas Darcy e Ava.

Em 2021, Bamber participou da série Innocent, ao lado de atores como Katherine Kelly, Priyanga Burford e Shaun Dooley.

Por último, a Universal Pictures anunciou em 2020 a produção de um capítulo da franquia de Battlestar Galactica. Porém, até o momento, não foram divulgadas muitas informações sobre o elenco e não sabemos se Lee Adama estará de volta ao roteiro.

Gostou de saber #PorOndeAnda Jamie Bamber? Caso queira ver alguma celebridade neste quadro, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.