#PorOndeAnda: Claire Foy, a rainha jovem de The Crown

Imagem de: #PorOndeAnda: Claire Foy, a rainha jovem de The Crown
Imagem: Netflix/Reprodução

Claire Foy é conhecida por interpretar a versão jovem da rainha Elizabeth II, no sucesso da Netflix, The Crown. Além da série, você sabe o que a atriz anda fazendo depois do projeto que a levou ao estrelato?

A majestosa atuação de Foy resultou em um Emmy de melhor atriz em série dramática e um Globo de Ouro na mesma categoria, além de um Screen Actors Guild Award, em 2017, entre outros prêmios e indicações.

No entanto, a atriz não está mais no elenco regular do seriado, uma vez que sua personagem passou a ser mostrada em um outro período de sua vida, consequentemente sendo interpretada por outra atriz, Olivia Colman.

Então, #porOndeAnda Claire Foy?

Antes da fama

Claire Elizabeth Foy nasceu em 1984, na cidade de Stockport, Grande Manchester, no Reino Unido. Sua infância foi ao redor de uma barulhenta família irlandesa sem nenhuma inclinação artística. Ela é a mais nova de três irmãos. Como seus pais se divorciaram quando tinha oito anos, a atriz desenvolveu uma capacidade de observação que a auxilia com seus trabalhos como atriz hoje em dia.

Antes de ser coroada rainha na ficção, Foy distribuiu comidas em domicílio e revistas gratuitas no metrô. Além disso, foi operadora telefônica, agente de segurança e garçonete de pub. No entanto, o trabalho que a atriz mais gostou antes de ser atriz foi de caixa de supermercado.

Claire entrou na Universidade Liverpool John Moores, onde estudou Artes Dramáticas e Cinema. Quando terminou, passou um ano fazendo um curso de representação na Oxford School of Drama. Depois do curso, mudou-se para Londres onde dividiu um apartamento com cinco amigas da universidade.

(BBC/Reprodução)(BBC/Reprodução)Fonte:  BBC 

Primeiros passos da carreira de Claire Foy

Claire atuou no teatro e em diversas produções da TV britânica, incluindo as minisséries Little Dorrit e Wolf Hall, a última no papel de Ana Bolena. No cinema, seu primeiro trabalho foi o filme Caça às Bruxas, de 2011, uma fantasia estrelada por Nicolas Cage.

A primeira protagonista de Foy veio no drama inglês Wreckers, também de 2011, ao lado de Benedict Cumberbatch. Ela também atuou em um papel pequeno em A Senhora da Van, em 2015, com Maggie Smith.

Entretanto, foi em 2015, quando Claire decidiu se inscrever nos testes para protagonizar The Crown, que sua vida se transformou. Na época, ela estava grávida da primeira e até agora única filha, Ivy. Peter Morgan, o criador da série, já revelou que pensou em diversos nomes para o papel. Porém, quando viu a audição de Foy, se encantou. O dramaturgo chegou a dizer que estava testemunhando o surgimento de uma nova estrela e que foi como ver nascer uma nova Judi Dench. Ele ainda completou dizendo que já trabalhou com algumas das grandes deste ofício, e que Claire está lá em cima com elas.

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

A britânica trabalhou na produção por duas temporadas, entre 2016 e 2017, na qual interpretou a rainha Elizabeth II, representando sua vida entre 1947, ano de seu casamento com Philip Moutbatten, Duque de Edimburgo, até o final da década de 60, com o nascimentos de seus filhos, os príncipes Andrew e Edward.

O que Claire Foy fez depois de The Crown?

Após ter deixado The Crown, a atriz estrelou o filme O Primeiro Homem, de 2018, ao lado de Ryan Gosling. No filme, dirigido por Damien Chazelle, Foy interpretou a esposa de Neil Armstrong, Janet Armstrong. Pelo longa, Claire também recebeu algumas indicações de premiações importantes.

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Além disso, no mesmo ano, protagonizou o thriller Millennium: A Garota na Teia de Aranha, um dos filmes baseados na franquia de livros suecos Millennium, que é uma continuação de Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, de 2011, dirigido por David Fincher.

Por enquanto, Claire não tem nenhum novo projeto previsto.

E você, está ansioso para ver Claire em alguma produção novamente? Conta aqui nos comentários!


Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.