Séries que correm risco de cancelamento no primeiro semestre de 2016

Minha Série
Imagem de: Séries que correm risco de cancelamento no primeiro semestre de 2016

Todo ano é a mesma angústia para os fãs de séries de televisão americana: será que as minhas preferidas sobreviverão por mais uma temporada ou algumas serão encerradas? Sites, como o TV by the Numbers, fazem uma análise semanal da audiência, acompanhando as altas e quedas, levando em consideração o padrão e histórico da emissora e inferindo se as produções sobreviverão por mais um ano ou não. Outros sites, como o TV Line, postam, de tempos em tempos, uma lista que leva em consideração a audiência da série, mas também outros fatores, como a recepção crítica e possíveis problemas nos bastidores.

Nesta semana, o TV Line publicou uma lista com oito séries que eles consideram que estejam correndo risco de cancelamento. São elas: Castle, Sleepy Hollow, Reign, True Detective, The Leftovers, The Vampire Diaries, The Originals e Person of Interest.

A seguir, resumimos as análises do site e comparamos com as do TV by the Numbers — em alguns pontos eles concordam, em outros discordam. Ao fim dessa matéria, ainda trazemos outros títulos que, de acordo com o segundo site, também correm risco de cancelamento.

Castle

Fonte da imagem: Divulgação/ABC

Para o TV Line, o maior risco de Castle é a audiência, que está ficando cada vez menor e mais velha (e os anunciantes têm como alvo o público mais jovem). Além disso, segurar os protagonistas Nathan Fillion (Castle) e Stana Katic (Beckett) para mais anos significa custos cada vez mais altos de contrato. Vale lembrar que o atual acordo de ambos para estrelar a série termina no fim desta oitava temporada.

O TV by the Numbers, analisando apenas os números de audiência (e não essas questões de bastidores), conclui que a série provavelmente será cancelada.

Sleepy Hollow

Fonte da imagem: Divulgação/Fox

Enquanto a baixa audiência da terceira temporada embasa a análise do TV by the Numbers de que a série possivelmente será cancelada, o TV Line ainda cita o fato de Sleepy Hollow vir a ocupar as noites de sextas-feiras em 2016, um dos dias de menor audiência da televisão americana e para onde são mandadas, muitas vezes, séries que podem vir a ser canceladas.

No entanto, o TV Line ainda cita que a série teve um salto de qualidade narrativa nesta atual temporada e que há um número alto de pessoas que gravam os episódios e os assistem dentro de sete dias. No entanto, essa medição, chamada de Live+7, não é a principal levada em conta pelas emissoras.

Reign

Fonte da imagem: Divulgação/CW

O grande indicativo para o TV Line de que a série pode vir a ser cancelada foi o fato de que o seu horário original de sexta-feira, a partir do ano que vem, será ocupado por The Originals e o canal CW não anunciou quando a série vai retornar.

O TV by the Numbers, analisando apenas a audiência, avalia que Reign está entre o cancelamento e a renovação, com 50% de chances para cada possibilidade acontecer.

True Detective

Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Para o TV Line, a queda de qualidade na segunda temporada de True Detective pode significar o seu cancelamento. O site ainda cita que, em anúncio recente da HBO sobre a extensão do contrato do criador da série, Nic Pizzolatto, com a emissora, a terceira temporada de True Detective foi referida como apenas uma mera possibilidade. No entanto, o próprio site pontua que a audiência se manteve relativamente bem em relação à temporada passada.

The Leftovers

Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Para o TV Line, a audiência da segunda temporada do drama da HBO tem sido terrível: nenhum episódio deste novo ano da série conseguiu mais do que 1 milhão de telespectadores.

No entanto, eles alertam para o fato de que a crítica tem sido bastante favorável principalmente a segunda temporada e citam que a HBO tem um histórico de prezar mais pela qualidade das séries do que olhar apenas para a audiência (e o reverso é mais comum nas emissoras abertas americanas).

The Originals

Fonte da imagem: Divulgação/CW

As sextas-feiras têm um estigma na televisão americana: é o dia da semana para o qual são “jogadas” algumas séries, que, geralmente depois de um tempo, terminam sendo canceladas. Algumas exceções provam o contrário, mas, com os anos de experiência, ficamos atentos aos seriados que são realocados para este dia. Esse é o atual caso de The Vampire Diaries e The Originals, que se mudarão para as sextas em 2016, e é justamente esse o motivo que fez o TV Line considerar que ambas podem correr risco de cancelamento.

No entanto, o próprio site alerta para fato de que a CW pode estar apenas tentando fazer desse dia mais morto um dia mais forte de audiência. De fato, podemos observar que essa tentativa tem sido cada vez mais comum nos últimos anos entre as emissoras americanas.

Boas notícias: para o TV by the Numers, The Originals certamente será renovada para mais uma temporada, com até mais chances do que The Vampire Diaries, se forem considerados apenas os números de audiência. Para eles, a mudança das duas séries para sexta não significa muita coisa.

The Vampire Diaries

Fonte da imagem: Divulgação/CW

No dia que Vampire Diaries for cancelada, o mundo das séries de TV vai tremer. O possível cancelamento de uma das maiores e mais antigas séries da americana CW não é consenso, no entanto. Para o TV by the Numbers, que analisa mais friamente a audiência, a série provavelmente será renovada para mais uma temporada.

Mas, para o TV Line, a audiência tem caído desde a saída de Nina Dobrev (Elena) e o recente anúncio de que Vampire Diaries em 2016 será exibidas nas sextas-feiras é um prenúncio de possível cancelamento. No entanto, o site alerta para o fato de que dificilmente a CW não daria uma temporada final mais curta para a série se despedir dos fãs — o que é uma prática bastante comum da emissora. Por outro lado, outras séries da CW já sobreviveram às sextas-feiras, como Supernatural, por exemplo.

Person of Interest

Fonte da imagem: Divulgação/CBS

A quinta temporada da série nem estreou ainda na televisão americana, então, quando isso acontecer, a audiência pode vir a reverter esse quadro negativo da análise do TV Line. O site aponta para o fato de que a nova temporada terá apenas 13 episódios, um possível indicativo de que, se a audiência não ajudar, esse poderá ser seu ano final.

O TV by the Numbers não tem uma análise atualizada sobre Person of Interest, porque eles apenas levam em conta a audiência, e a nova temporada ainda não estreou.

Outras que correm risco

As oito séries acima foram citadas em uma lista do TV Line, mas as análises mais recentes do TV by the Numbers apontam para algumas outras em risco de cancelamento. Nós trazemos essa análise de acordo com a própria classificação deles:

Já estão mortas (mas não foram canceladas oficialmente)

  • Minority Report
  • Truth Be Told
  • Blood & Oil

Certamente serão canceladas

  • CSI: Cyber
  • Crazy Ex-Girlfriend

Mais chances de serem canceladas do que renovadas

  • The Mysteries of Laura
  • Hawaii Five-0
  • Code Black
  • Nashville

50% de serem canceladas ou renovadas

  • Elementary
  • The Good Wife
  • NCIS: Los Angeles
  • Madam Secretary
  • 2 Broke Girls
  • Undateable
  • Heroes Reborn
  • The Grinder
  • Grandfathered
  • Scream Queens
  • Bones
  • The Last Man on Earth
  • Jane the Virgin
  • Last Man Standing
  • The Muppets

O TV By the Numbers faz análises apenas de audiências de canais de televisão abertos americanos (CBS, Fox, NBC, ABC e CW), por isso, nessa parte final da matéria, não há menção a séries de canais pagos, como HBO, AMC, Syfy, USA, ABC Family/Freeform, entre outros.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.