As 18 melhores séries com tramas sobrenaturais

Imagem de: As 18 melhores séries com tramas sobrenaturais

Depois de um dia corrido de trabalho ou de estudos, nada melhor do que ligar a TV e simplesmente relaxar assistindo a sua série preferida, certo? Errado! Para muitos espectadores, esse é o momento de ficar tenso no sofá, tomar alguns sustos e ir dormir com aquela sensação de que algo estranho está à espreita.

Populares há décadas, as produções com elementos sobrenaturais percorrem diferentes gêneros, indo da ficção científica ao horror e à comédia, e atingem públicos variados, mas compartilham temas e personagens que entraram no imaginário popular sem pedir licença.

Abaixo, listamos algumas das melhores séries sobrenaturais já criadas, focando aquelas que abordam de forma explícita o horror e personagens clássicos como fantasmas, vampiros, demônios e outros monstros.

Deixamos de fora os seriados de zumbis porque, devido à popularidade e a variedade, já são um gênero à parte, além dos programas que, apesar de terem elementos de horror, flertam muito mais com a fantasia ou a ficção científica, como Game of Thrones e Black Mirror.

A ordem de preferência das séries escolhidas pode variar de acordo com o gosto de cada um, mas as 20 selecionadas certamente merecem ser vistas e lembradas por quem se considera fã do sobrenatural.

1. Arquivo X


Há quem defenda, e com certa razão, que Arquivo X é uma série de ficção científica ou investigação criminal antes de ser uma série sobrenatural. No entanto, parte do apelo e da longevidade do programa criado por Chris Carter vem do fato de os episódios não se limitarem a um gênero ou a temas específicos. O desconhecido e o estranho guiam os esforços dos agentes Mulder e Scully, que se veem às voltas com seres tão diferentes quanto alienígenas e demônios.

Arquivo X influenciou toda uma geração de roteiristas e produtores que tentaram, nas 2 décadas seguintes, repetir a fórmula da série. Poucos chegaram perto, no entanto, até porque a força da série vem não só de suas histórias intrigantes mas também dos dois protagonistas, vividos por David Duchovny e Gillian Anderson, que desafiam os estereótipos e esbanjam química e carisma na tela.

2. The Twilight Zone

Assim como Arquivo X, The Twilight Zone (ou Além da Imaginação, como foi chamada por aqui) merece estar nesta lista por sua influência e seu caráter atemporal. Cinquenta anos antes de Black Mirror cair no gosto do grande público com suas histórias isoladas cheias de reviravoltas e significados ocultos, os roteiristas de The Twilight Zone já desafiavam o público com essas artimanhas narrativas, provando que o formato de antologia é mesmo ideal para o gênero de horror e sobrenatural.

Episódios como “Eye of the Beholder” e “Nightmare at 20,000 Feet” continuam tão impactantes hoje quanto na época de sua exibição e comprovam que as limitações tecnológicas e visuais impostas pelo tempo não diminuem o valor de uma boa história.

3. American Horror Story


American Horror Story é provavelmente a série sobrenatural definitiva que melhor explora, aprofunda e reinventa temas e situações ligadas a esse gênero. Como é comum em antologias, nem todas as temporadas estão no mesmo nível, mas é inegável que cada uma delas possui estilo e originalidade de sobra graças à mão pesada (e incansável) do criador do programa, Ryan Murphy.

Além da diversidade de temas, de histórias com bruxas e demônios a casas mal-assombradas, circo de horrores e cultistas, American Horror Story teve o mérito de conseguir trazer nomes de peso, como Kathy Bates, Angela Bassett e Jessica Lange, em atuações que marcaram suas carreiras.

4. Penny Dreadful

Personagens clássicos da literatura de horror são reunidos no mesmo universo, em uma Londres vitoriana. Não, não estamos falando das infames A Liga Extraordinária ou Van Helsing, mas sim de Penny Dreadful, uma verdadeira carta de amor ao horror gótico e a seres tão fantásticos quanto atormentados, como Dr. Frankenstein, Dorian Gray, Lobisomem e Drácula.

A série do Showtime criada por John Logan teve apenas três temporadas e acabou cancelada, mas ganhará mais uma chance neste ano, com novo elenco e nova ambientação — de Londres, a série irá para Los Angeles. Esse é um ótimo motivo para conhecer (ou rever) os primeiros episódios, que trouxeram uma abordagem adulta, sofisticada e refinada para personagens já explorados à exaustão.

5. Supernatural

A série protagonizada por Jared Padalecki e Jensen Ackles é um verdadeiro fenômeno da televisão. Há 14 anos no ar, é o seriado mais longevo da CW, com um séquito fiel de fãs que se prepara para se despedir do programa no ano que vem.

Supernatural mistura com desenvoltura horror e humor a partir das aventuras (e dos dramas pessoais) de dois irmãos dedicados a caçar lendas urbanas, fantasmas, monstros e outras entidades sobrenaturais. Ao criar a série, Eric Kripke imaginou um universo em que “Arquivo X encontra Rota 66”, o que demonstra mais uma vez a influência do programa de Chris Carter para toda uma geração.

6. A Maldição da Residência Hill

Baseada no famoso livro de Shirley Jackson, a série da Netflix revitalizou a temática da casa mal-assombrada, já muito abordada em filmes e livros. Ao mostrar o passado e o presente de uma família perseguida (literalmente) por fantasmas e traumas, A Maldição da Residência Hill vai além dos ótimos sustos e trata conflitos familiares e temas sérios, como dependência química e doenças mentais.

A série tem muitos momentos que certamente ficarão para a posteridade, como a revelação da identidade da Bent-Neck Lady e os vários planos-sequência magistralmente dirigidos por Mike Flanagan. No formato de antologia, a próxima temporada, já confirmada para 2020, trará novos personagens e uma nova casa repleta de fantasmas e perigos.

7. The Terror

Lançada no ano passado pela AMC, The Terror é uma antologia de histórias de horror que a cada temporada trará uma nova trama baseada em fatos reais. O primeiro ano, bastante elogiado pela crítica, mostrou os bastidores de uma expedição naval do governo britânico ao Ártico, em 1847.

Ridley Scott é um dos produtores-executivos da série, e a influência do cineasta responsável pelo primeiro Alien é visível nos episódios, que mostram homens presos no gelo enquanto são ameaçados por uma criatura desconhecida. O “monstro” faz vítimas pouco a pouco e mal é visto pelo público. A produção é primorosa, assim como o elenco, encabeçado por veteranos como Jared Harris e Ciarán Hinds.

8. Stranger Things

Stranger Things é uma das séries mais recentes desta lista — a terceira temporada estreia em julho —, mas certamente figura entre as mais populares da atualidade por conta de sua mistura certeira de nostalgia, horror e ficção científica, resgatando temas clássicos de filmes e livros da década de 1980.

A produção da Netflix acerta ao focar um grupo de adolescentes que precisa lidar com ameaças de outra dimensão e experimentos científicos ao mesmo tempo em que sofre os dilemas e as ansiedades típicas da idade. Como antecipa o título, muita coisa estranha acontece nos episódios, mas o seriado nunca desliza para o grotesco ou se leva a sério demais, o que ajuda a explicar seu apelo entre espectadores de todas as idades.

9. Buffy, A Caça-Vampiros

Muito antes de True Blood ou da saga Crepúsculo, Buffy, A Caça-Vampiros já fazia sua parte para repaginar o mito dos vampiros na cultura pop, trazendo demônios e outros monstros a tiracolo. Com o intuito de ser uma série muito mais divertida do que assustadora,serviu de referência para vários outros programas similares que surgiram depois, como Supernatural e Grimm.

Ao trazer uma protagonista feminina, a produção marcou para sempre a carreira de Sarah Michelle Gellar e chamou atenção da indústria para o nome de Joss Whedon, criador do programa, que seria um dos artífices dos primeiros anos do Universo Cinematográfico da Marvel.

10. Contos da Cripta

Contos da Cripta é uma espécie de “primo pobre” das antologias de horror que não chegou perto da popularidade de outros programas do gênero, como The Twilight Zone. Adotando uma estética e um tom propositais de filmes B, os episódios nunca se levaram muito a sério, mas é no humor negro tão bem explorado que reside a força de suas narrativas.

Baseada em histórias em quadrinhos publicadas na década de 1950, a série tinha como “apresentador” o boneco The Crypt Keeper, um morto-vivo sarcástico e carismático. Diretores consagrados, como Robert Zemeckis, Richard Donner, Tobe Hooper e William Friedkin, dirigiram alguns episódios, com carta branca para explorar os mais variados temas, sempre com um pé no sobrenatural e no bizarro.

11. True Blood

A HBO foi o celeiro para grandes séries de gênero no fim da década de 1990 e início de 2000, como máfia (The Sopranos), investigação criminal (The Wire) e comédia feminina (Sex and the City). Por isso, quando a emissora decidiu investir em uma série sobrenatural nos anos seguintes, protagonizada por vampiros, imaginou-se que surgiria aí um novo marco para esses personagens. E foi o que aconteceu.

True Blood ajudou a revitalizar o interesse popular pelos vampiros, por meio de uma abordagem moderna e original que coloca vampiros coexistindo com humanos… por certo tempo, pelo menos. Sexo, violência, intrigas e uma dose de dramalhão novelesco compõem o acervo da série, que, apesar de ter deslizado nas temporadas finais, permanece como essencial para os amantes dos sanguessugas.

12. Castle Rock

Uma antologia de histórias de horror baseadas nos personagens e livros de Stephen King. Era difícil dar errado e, pelas mãos dos criadores Sam Shaw e Dustin Thomason, Castle Rock traz não só uma homenagem a um dos mais celebradores escritores do gênero mas vai além e apresenta uma trama 100% original e tão assustadora quanto os romances de King.

Na primeira temporada, o público acompanha os passos de um homem que volta à sua cidade natal no interior e se vê envolvido em uma série de mistérios e segredos do passado — uma premissa clássica de Stephen King. Como seria de se esperar, os easter eggs estão em todos os cantos e vários atores conhecidos por participar de adaptações do escritor para o cinema aparecem aqui, como Sissy Spacek e Bill Skarsgard.

13. Les Revenants

O aparecimento de fantasmas e assombrações que perseguem os parentes e amigos que ainda estão vivos é uma das temáticas mais comuns quando pensamos no sobrenatural. Mas e se esses mortos surgissem da noite para o dia com o mesmo aspecto de quando ainda estavam vivos e sem saber que morreram? Com essa premissa, a francesa Les Revenants (que nos Estados Unidos recebeu o nome The Returned) mistura horror, drama e investigação de forma competente e original.

A série acerta ao detalhar como um evento tão inesperado afeta o dia a dia daqueles que recebem os ex-mortos e também dos recém-chegados. Logo, o clima de tensão e mistério na comunidade passa a ser sufocante, ainda mais quando as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar.

14. The Vampire Diaries

True Blood e The Vampire Diaries guardam uma série de semelhanças. As duas estrearam quase ao mesmo tempo, com diferença de 1 ano, e abordam a convivência entre humanos e vampiros em uma pequena cidade. The Vampire Diaries, no entanto, surgiu com a intenção de atingir um público mais jovem, sendo também um drama de amadurecimento.

A série da CW podia ter um tom mais juvenil e novelesco no início, mas logo evoluiu para trazer histórias mais maduras e abraçar também outros seres sobrenaturais, como lobisomens e bruxas. E também soube explorar bem a violência e a sanguinolência do gênero, satisfazendo os fãs que procuram mais horror do que romances e intrigas.

15. Ash vs. Evil Dead

A trilogia dirigida por Sam Raimi na década de 1980 popularizou a inusitada mistura de horror gore e humor negro tendo à frente o carisma de Bruce Campbell na pele de Ash, uma espécie de herói improvável contra as forças do mal. O primeiro filme chegou a ganhar um remake em 2013, mas os fãs só ficaram satisfeitos de verdade com a estreia da série, que reuniu novamente Raimi e Campbell.

Ash vs. Evil Dead se passa 30 anos depois dos eventos dos primeiros filmes e retoma o tom absurdo e grotesco da trilogia. Campbell está totalmente à vontade no papel que o consagrou e materializa o espírito descompromissado e divertido do programa.

16. Channel Zero

Channel Zero pode ainda ser desconhecida do grande público, mas já marcou seu espaço como uma das séries mais inventivas e originais do gênero. Produção do canal Syfy, é mais uma antologia que se destaca por trazer histórias baseadas em lendas urbanas e teorias da conspiração divulgadas na internet.

Explorando principalmente o bizarro e o grotesco, Channel Zero não é para todos, mas é um sopro de originalidade na TV. Por enquanto, a série tem quatro temporadas bem curtas, cada uma com apenas seis episódios.

17. Masters of Horrors

Mais uma antologia, Masters of Horrors se distingue das demais séries do gênero pelo seleto grupo de cineastas que conseguiu reunir em suas duas temporadas, fazendo jus ao nome que carrega — a começar por seu criador, Mick Garris, veterano da indústria que fez carreira ao longo das décadas de 1980 e 1990.

Cada episódio de Masters of Horrors tem 1 hora de duração e há espaço para as mais variadas abordagens e temas, que vão de filmes amaldiçoados a serial killers. Entre os diretores escalados para os episódios estão John Carpenter, Dario Argento, Stuart Gordon, Joe Dante e Tobe Hooper.

18. Lucifer

True Blood e The Vampire Diaries deram uma roupagem mais moderna e “descolada” aos vampiros e Lucifer fez o mesmo com a figura do demônio. Longe do Inferno, ele assume o rosto de um homem sedutor e carismático que passa seus dias em Los Angeles administrando seu bar ao mesmo tempo em que usa habilidades sobrenaturais para ajudar a polícia a desvendar crimes.

Ao mesclar os gêneros de horror e fantasia com o de crime procedural, Lucifer conseguiu conquistar um público fiel que se mobilizou para salvar a série depois de seu cancelamento pela Fox. Com a ida para a Netflix, os showrunners prometem que o aspecto sombrio será mais explorado, com foco no horror.

Este texto foi escrito por Rafael Waltrick via nexperts.

Outras listas de melhores séries:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.