menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Minha Série
Minha Série

7 coisas estranhas proibidas em cinemas ao redor do mundo!

schedule10/04/2017, às 22:18

Uma das maiores batalhas do ser humano no mundo atual é o compartilhamento livre de informações, e isso se torna difícil porque muitos órgãos, institutos, estados e países censuram os produtores de conteúdo. Contudo, às vezes coisas simples como a cor amarela ou algumas salsichas são censuradas por aí. Calma, você já vai entender o porquê.

Cinemas pelo mundo costumam cortar várias ideias de diretores e roteiristas. As principais alegações são de que os filmes ou imagens poderiam causar problemas maiores — como se todas as pessoas que assistem ao Rambo fossem metralhar seus inimigos sem dó.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

No meio dessas restrições, você também encontra algumas realmente ridículas. Abaixo, está uma compilação das mais estranhas. Confira.

1. China proíbe viagens no tempo

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/044/551/content_pic.jpg[/img]

Em 2011, a China fez um movimento que chateou os fãs de “De Volta para o Futuro”. Ela anunciou diversas restrições para filmes e programas televisivos; entre elas estavam a viagem no tempo. O país alega que isso abriria possibilidade para televisionar "mitos, monstros e plots estranhos, que usam táticas absurdas e até promovem feudalismo, superstição, fatalismo e reencarnação".

Outras restrições no país incluem temas que fazem parte de muitos filmes por aí, como "uso de drogas, apostas, suicídio, abuso sexual e prostituição".

2. Nunchakus, shurikens e linguiças

Quem não gosta das porradas sensacionais nos filmes de Bruce Lee? O Reino Unido, e ainda deixou claro com o banimento de armas que aparecem nos filmes do ágil lutador.

Quando “Operação Dragão” chegou aos cinemas em 1973, o BBFC (British Board of Film Classification) proibiu a exibição da película por causa de violência e armas como nunchakus e shurikens. Na época, o órgão temia que as pessoas comprassem essas armas brancas com facilidade por causa do "hype" — então a melhor maneira para eles foi impedir a veiculação do filme.

A história fica mais absurda em 1991. O BBFC cortou uma cena de Tartarugas Ninjas em que um dos personagens segura uma corda de linguiças e imita o movimento de nunchakus. Só faltavam proibir a exibição de salsichas agora, não?

A restrição absurda foi revogada totalmente em 1999.

undefined

3. Claire Danes fora das Filipinas

Claire Danes é uma atriz norte-americana mais conhecida por aqui pela participação em “Homeland”. Uma declaração dada por ela nos anos 90 pegou mal, tão mal que seus filmes e programas foram proibidos em um país.

A atriz estava em Manila, nas Filipinas, gravando cenas para Brokedown Palace. Após o término, ela voltou aos EUA e cedeu uma entrevista em que a perguntaram como foi a experiência. As respostas não foram agradáveis: "É uma cidade estranha e medonha", disse Danes. Não percebendo o desconforto que essa frase causou, a atriz continuou: "Ela cheirava a baratas. Tinha ratos em todos os lugares e não havia sistema de esgoto; além das pessoas, que não tinham nada — sem braços, sem pernas e sem olhos".

Danes pegou pesado, e a sua declaração enfureceu o público e as autoridades locais. Na época, o presidente filipino Joseph Estrada baniu a atriz de voltar ao país e também proibiu seus filmes de serem exibidos nos cinemas locais. Alguns tempo depois, Danes pediu desculpas por suas frases, mas provavelmente já era tarde demais.

4. Adeus, amarelo e vermelho

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/044/553/content_pic.jpg[/img]

O espectro de cores que conseguimos enxergar, dependendo do ponto de vista, é bem vasto. Contudo, duas cores não passaram no crivo de Myanmar (ou Birmânia) e são proibidas de aparecerem em filmes. São elas amarelo e vermelho.

Não há qualquer razão para isso, e até agora, ninguém sabe o motivo da proibição. Mas ela funciona. Tanto que o filme “The Simpsons”, lançado em 2007, não foi exibido no país por causa da cor amarela predominante.

5. Na Coreia do Norte não teve fim do mundo

Em 2009, o filme 2012 foi lançado no "hype" sobre o fim do mundo. Acontece que no mesmo ano era o centenário do nascimento de Kim-II-sung, líder norte-coreano que morreu em 1994 e ainda é lembrado como "Líder Eterno". Então, o comandante da época, Kim Jong-il, proibiu o filme e disse que em 2012 eles "abririam os grandes portais e se tornariam uma superpotência".

6. A Vida de Brian

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/044/554/content_pic.jpg[/img]

Um dos melhores clássicos da comédia no mundo é “A Vida de Brian”, do Monty Python. Puro humor, o filme não agradou a comunidade católica de Aberystwyth, no País de Gales, que baniu a película por blasfêmia na época de seu lançamento.

Contudo, em 2009, a proibição foi retirada, e o filme foi veiculado nos cinemas locais. O mais engraçado é que a ação partiu da prefeita da cidade, Sue Jones-Davis. Sue participou do filme fazendo o papel da namorada de Brian, Judith Iscariot.

7. A pior censura de todas

A Arábia Saudita talvez tenha a pior forma de censura de todas — se é possível medir. Salas de cinemas públicos foram proibidas desde os anos 80, acabando com a forma de arte na região.

Para tentar contornar isso, alguns diretores e produtores de conteúdo utilizam o YouTube para lançar seus vídeos.

Via Mega Curioso.

star

Continue por aqui