12 cenas de filmes que recriam imagens dos quadrinhos da Marvel e da DC

Minha Série
Imagem de: 12 cenas de filmes que recriam imagens dos quadrinhos da Marvel e da DC

É sempre empolgante ver cenas icônicas das páginas dos quadrinhos sendo reproduzidas com maestria nas telonas do cinema!

Quando um quadrinho é transportado para as telonas, a empolgação é geral, porque é divertido ver nossos heróis favoritos nos cinemas. Isso sem falar nas épicas cenas de luta ou nas partes dramáticas que levam todo mundo à loucura, ainda mais quando a produção retrata o momento da HQ com fidelidade, sem mudar muita coisa das imagens originais.

Por isso, separamos então 12 cenas de filmes que recriam páginas dos quadrinhos da Marvel e da DC. Confira:

ALERTA DE SPOILER: A partir deste ponto, o texto contém informações que podem “estragar” a experiência de quem ainda não assistiu a todos os títulos!

1. Capitão América X Homem de Ferro

Entre 2006 e 2007, os fãs de quadrinhos se deliciaram com uma “treta” entre Capitão América e Homem de Ferro. Nas imagens, o herói oficial dos Estados Unidos e seus aliados entram em uma batalha épica contra Tony Stark e seus comparsas. Tudo aconteceu por causa do Ato de Registro de Super-Humanos, que obrigaria qualquer super-herói a revelar sua identidade secreta ao governo e trabalhar para o poder público.

Eis que no filme Capitão América: Guerra Civil, lançado em 2016, a cena das HQs foi convertida para as telonas com maestria — para o delírio geral.

2. Batman matador

Em O Cavaleiro das Trevas, o homem-morcego mata um bandido usando uma arma de fogo. Na minissérie de quatro edições publicada em 1986, Batman se revelou um herói bem mais violento do que muitos imaginavam — e essa violência, bem como o uso de armas de fogo, foi transportada para o cinema em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, de 2016.

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/045/495/content_pic.jpg[/img]

3. Homem-Aranha levando um tiro

Um dos personagens mais lendários da Marvel somente ganhou uma adaptação à altura para o cinema em 2002. Nos quadrinhos, o Homem-Aranha protagoniza cenas épicas de ação, e, por um lado, foi bom que o pessoal de Hollywood tenha demorado para produzir um filme sobre o alterego de Peter Parker, já que, nos anos 2000, os efeitos especiais já tinham evoluído a ponto de a produção ser digna o suficiente.

Em Homem-Aranha 2, de 2004, quando Parker decide deixar de ser o “Spider Man”, uma cena inesquecível da edição número 50 de “Amazing Spider-Man” foi exibida para uma imensidão de pessoas: o tiro que Peter leva de seu inimigo foi retratado com tanta fidelidade, que até o enquadramento da cena foi praticamente igual.

4. O “look” do Pistoleiro

Inimigo do Batman e da Liga da Justiça, o Pistoleiro faz parte de um grupo de anti-heróis chamado O Sexteto Secreto. Nos quadrinhos, o personagem de Floyd Lawton ficou um tanto quanto desaparecido por bastante tempo, sendo trazido de volta ao imaginário popular somente no ano passado, com o filme Esquadrão Suicida.

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/045/452/content_pic.jpg[/img]

No cinema, o Pistoleiro foi retratado com o mesmo “look” das HQs, com referência especial à capa do volume 15 de O Sexteto Secreto, lançado em janeiro de 2010.

5. A morte de Gwen Stacy

Nos quadrinhos do Homem-Aranha, a namorada de Peter Parker é morta durante uma luta entre o herói e o Duende Verde em “The Amazing Spider-Man #121”, publicado em 1973. Na HQ, ela tem seu pescoço quebrado pela teia do Aranha quando ele tenta puxá-la após o Duende tê-la jogado ponte abaixo.

Primeiro grande amor de Parker, Gwen Stacy morre no segundo filme da franquia dos anos 2000, mas de uma maneira um pouco diferente das imagens impressas. No cinema, Stacy é salva pela teia, mas, na sequência, acaba caindo em direção à morte. No entanto, a cena acabou sendo um tanto quanto fiel ao original, mantendo o visual da personagem com roupas iguaizinhas.

6. Quando o Capitão América deu uma “porrada” em Adolf Hitler

Quando o Capitão América foi levado às telonas, seu traje precisou ser modificado em relação ao “look” original dos quadrinhos para que toda a expressividade do herói fosse mantida também no cinema. Contudo, em algumas cenas seu visual original foi preservado, como, por exemplo, quando o herói norte-americano está trabalhando apenas a serviço do governo.

E foi em um desses momentos que o cinema pôde assistir ao herói dando uma “porrada” daquelas em ninguém menos do que Adolf Hitler. A cena foi publicada originalmente em “Captain America Comics” na década de 1940, sendo retratada no filme Capitão América: O Primeiro Vingador, de 2011.

7. Super-Homem levantando um carro

Na primeira aparição do Super-Homem nos quadrinhos, já na capa o herói aparece levantando um carro e exibindo o poder de sua força sobre-humana. Essa cena também foi levada para os cinemas em Superman – O Filme, de 1978.

E um momento tão icônico da história do alterego de Clark Kent não poderia ser deixado de fora da outra adaptação de sua história para as telonas. Em Superman – O Retorno, lançado em 2006, o herói aparece bravamente levantando um veículo com toda a sua magnitude kriptoniana.

8. A dança sombria de Arlequina e Coringa

Harleen Frances Quinzel não fazia parte do DC Universe até 1999, apesar de ter aparecido em Batman: A Série Animada alguns anos antes, fazendo bastante sucesso. A integrante do Esquadrão Suicida vive um relacionamento conturbado com Coringa, e a cena de uma dança entre os dois vilões chegou a virar capa de um dos quadrinhos.

Essa mesma cena foi recriada no filme Esquadrão Suicida, de 2016, quando pudemos ver a Arlequina viver esse momento de intimidade com o Palhaço do Crime.

9. Homem de Ferro e sua entrada triunfal

O primeiro trabalho de Adi Granov na Marvel foi desenhar a capa de “Iron Man #75” em 1968. Mas foi a capa da edição seguinte que se tornou uma imagem lendária no universo dos quadrinhos de super-heróis: Tony Stark vestindo sua armadura em uma posição imponente com uma das mãos “socando” o chão.

Essa cena também se destacou no cinema, em Homem de Ferro 2, lançado em 2010. Na ocasião, o personagem interpretado por Robert Downey Jr. aparece igualzinho aos quadrinhos — para o deleite geral.

10. Doutor Estranho psicodélico

Em 1963, o mundo foi apresentado ao peculiar Doutor Estranho em “Strange Tales #110” desenhado por Steve Ditko. O super-herói vestia uma roupa bizarra e tinha trejeitos pra lá de caricatos — e foi justamente isso que cativou o público. Sendo assim, seria um pecado se sua adaptação para o cinema (Doutor Estranho, de 2016) não mantivesse esse espírito “diferentão”.

Scott Derrickson, diretor do filme, chegou a declarar que “a obra de Ditko era muito psicodélica, muito dos anos 60, e essa era a contracultura conquistando seu lugar no universo da Marvel” e, por isso, procurou retratar o personagem com a maior fidelidade possível.

11. Batman retornando em meio à tempestade de raios

Em Dark Knight Returns, Batman aparece na capa do quadrinho em outra cena fantástica e inesquecível: saltando no ar em frente a uma tempestade de raios. E a imagem sensacional apareceu nos cinemas em Batman: O Cavaleiro das Trevas, de 2012.

No filme, Batman retorna de uma aposentadoria após 10 anos, encontrando a Gotham City nas mãos dos criminosos, mas está pronto para impor novamente a justiça em sua cidade natal.

12. Gavião Arqueiro atira o Homem-Formiga

Em Capitão América: Guerra Civil, de 2016, vimos uma “treta” gigantesca entre diversos heróis da Marvel. De um lado, um time que apoiava o Capitão América, enquanto, do outro, um grupo de peso do lado do Homem de Ferro.

Uma capa icônica dos quadrinhos de Avengers mostra o Arqueiro apontando sua besta em direção aos inimigos, com o Homem-Formiga em cima da flecha pronto para ser atirado para longe. E essa cena foi reproduzida no filme lançado no ano passado, levando os fãs dos quadrinhos à loucura.

Este texto foi escrito por Patricia Gnipper via N-Experts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.