Clones, cópias, sósias: os doppelgängers mais conhecidos das séries

Minha Série
Imagem de: Clones, cópias, sósias: os doppelgängers mais conhecidos das séries

Uma das teorias divulgadas amplamente na internet é a de que, mesmo sem relação alguma de parentesco, existem no mundo todo sete pessoas idênticas fisicamente a você. No entanto, mesmo sendo uma missão quase impossível encontrar esses "clones", as séries produzem há anos episódios especiais ou temporadas inteiras que mostram os sósias de seus principais personagens.

Eles podem ser simplesmente cópias, mas são mais conhecidos como "doppelgängers", nome vindo da fusão das palavras alemãs doppel (duplo, réplica ou duplicata) e gänger (aquele que vaga). Segundo as lendas germânicas, os doppelgängers são seres fantásticos que têm o dom de copiar com fidelidade a aparência física de uma pessoa. Algumas histórias dizem que essas criaturas metamorfas também conseguem clonar comportamentos e características da personalidade do indivíduo.

Assim como nas lendas antigas, os doppelgängers da televisão quase sempre querem tomar o lugar de suas versões originais. Por isso, separamos 20 seriados que trouxeram os mais icônicos. Lembrando que esta matéria contém alguns spoilers das séries.

Mulher-Maravilha

Prestes a fazer sua estreia no cinema no começo de junho, a princesa do reino de Themyscera se destacou primeiro no universo televisivo quando ganhou um seriado na década de 70. E no 12º episódio da segunda temporada, a personagem, vivida pela atriz Lynda Carter, precisou enfrentar a si mesma após descobrir que um montador de brinquedos havia construído androides idênticos às suas versões originais.

Friends

No episódio "The One With Russ", o décimo da segunda temporada, Rachel (Jennifer Aniston) começa a sair com um rapaz chamado Russ (David Schwimmer), que é idêntico a Ross (Schwimmer) tanto fisicamente quanto no modo de agir. Todos notam a semelhança entre os dois, mas Rachel e o próprio Ross parecem não perceber que ambos são praticamente iguais. Monica (Courtney Cox), Chandler (Matthew Perry) e Phoebe (Lisa Kudrow) acreditam que a amiga começou a sair com Russ justamente porque ele se parece com Ross, mas não foi capaz de perceber isso porque ainda sente alguma coisa por ele. No final do episódio, Russ acaba conhecendo a ex-namorada de Ross, Julie (Lauren Tom).

Seinfeld

Em "The Bizarro Jerry", o terceiro episódio da oitava temporada, Elaine (Julia Louis-Dreyfus) termina com seu então namorado Kevin (Tim DeKay), mas os dois decidem continuar se falando. Até que Elaine conhece os amigos do ex: Gene e Feldman, que são o oposto de George e Kramer (respectivamente, os atores Jason Alexander e Michael Richards). Ao final, os quatro se "enfrentam" diante de Elaine, que decide continuar com seus antigos amigos. O episódio é uma referência direta ao personagem Bizarro, antagonista da DC Comics equivalente ao oposto do Superman.

Xena: A Princesa Guerreira

Lucy Lawless não viveu uma, mas três outras cópias idênticas à heroína da trama principal: Diana, Meg e Leah. Todas foram reunidas no nono episódio da terceira temporada, "Warrior... Priestess... Tramp", em que conhecemos uma ordem de sacerdotisas virgens servidoras de Héstia, a deusa grega do lar e da harmonia familiar. A ordem é ameaçada por um assassino misterioso que tem eliminado as virgens, e é aí que Xena e suas quase irmãs precisam se unir para descobrir quem quer destruir a ordem.

O Mundo é dos Jovens (Boy Meets World)

O que pode ser melhor do que um sitcom mostrar os dramas e dilemas enfrentados na adolescência do que dentro de outro sitcom? Essa foi a proposta do 19º episódio da quinta temporada de Boy Meets World, "Eric Hollywood", em que os personagens Eric (Will Friedle), Shawn (Rider Strong), Topanga (Danielle Fishel), Jack (Matthew Lawrence) e Morgan (Lindsay Ridgeway) interpretam versões de si mesmos em um programa de TV após os produtores de uma grande emissora assistirem a uma peça estrelada por Eric.

Buffy, a Caça-Vampiros

O seriado da caçadora de vampiros mais famosa da televisão apresentou várias cópias para seus personagens principais. Mas nenhuma foi tão marcante quanto aquelas vividas por Alyson Hannigan, que encarnou várias versões de Willow, a melhor amiga de Buffy (Sarah Michelle Gellar). A primeira duplicata aparece no 16º episódio da terceira temporada, "Doppelgangland", quando a versão vampira de Willow vinda de uma realidade alternativa aparece em Sunnydale. Depois veio a segunda, na sexta temporada, quando Willow, após presenciar a morte de sua amada Tara (Amber Benson), se deixa dominar pelo seu alterego maligno, Dark Willow.

Alias – Codinome Perigo

Durante um jantar, Sidney (Jennifer Garner) descobre que sua suposta companheira de quarto na verdade é uma cópia da verdadeira Francie (Merrin Dungey), assassinada por sua duplicata, Allison (Dungey), na frente do próprio restaurante. A luta entre as duas, exibida no décimo episódio da terceira temporada, é lembrada até hoje como um dos melhores embates da série.

Jovens Bruxas (Charmed)

No sexto episódio da quarta temporada de Charmed, Paige (Rose McGowan) recita um feitiço que traz para o mundo atual um jovem príncipe dos tempos medievais. Mais tarde, Paige e suas irmãs são confrontadas por uma entidade conhecida como The Evil Enchantress ("A Feiticeira Maligna", na tradução livre), que quer a todo custo engravidar do príncipe após ter aprisionado o rapaz. Só que a bruxa é exatamente igual à Paige — mas a série nunca explicou o porquê.

Sobrenatural (Supernatural)

Transmorfos são figuras recorrentes durante todas as temporadas de Supernatural. Mas nenhum será tão lembrado quanto o duplo de Dean Winchester (Jensen Ackles). No sexto episódio do primeiro ano, "Skin", Dean e seu irmão, Sam (Jared Padalecki), vão investigar o caso de um colega de Sam acusado de assassinar a namorada. O problema é que uma outra amiga de Sam disse que o homem investigado estava com ela no momento do crime. No decorrer da história, os irmãos descobrem que se tratava de uma criatura capaz de assumir a forma de qualquer pessoa — inclusive de Dean, que atira em sua cópia, encerrando a onda de homicídios no local.

Smallville

Assim como nas histórias em quadrinhos, Smallville também teve sua versão do Bizarro no primeiro episódio da sétima temporada. Banido em uma prisão dimensional conhecida como Zona Fantasma ("Phantom Zone"), o antagonista consegue escapar através de um portal aberto por Clark Kent (Tom Welling) e persegue o herói na busca de um corpo que consiga sustentá-lo. Os dois se enfrentam até que Bizarro consegue absorver o DNA de Clark, criando assim um clone do jovem kryptoniano.

How I Met Your Mother

Cada um dos principais frequentadores do MacLaren's Pub possui um respectivo clone: Marshall Bigodudo (Jason Segel), Robin Lésbica (Cobie Smulders), Lily Stripper (Alyson Hannigan), Ted Lutador Mexicano (Josh Radnor) e Doutor Barney (Neil Patrick Harris). Os sósias de Marshall, Robin e Lily aparecem pela primeira vez em “Double Date”, segundo episódio da quinta temporada; Ted Lutador é visto vinte episódios depois, e Doutor Barney, no 13ª episódio do sexto ano.

Fronteiras (Fringe)

Produzida por J.J. Abrams, Fringe começou como uma espécie de novo Arquivo X. Mas aos poucos os roteiristas foram montando caminho para apresentar uma das características mais marcantes da série: um universo paralelo com versões alternativas dos principais personagens. No episódio duplo do final da segunda temporada, o seriado revela como é o "outro lado", ao conhecermos os sósias de Walter Bishop (John Noble), Olivia Dunham (Anna Torv), Astrid Farnsworth (Jasika Nicole) e Capitão Phillip Broyles (Lance Reddick). Os dois universos se tornaram tão populares que foram um dos focos da atração até a quarta temporada.

Orphan Black

Você está numa estação ferroviária, quando de repente uma pessoa exatamente igual a você se atira na frente do trem. Sem entender muito o que aconteceu, você pega a bolsa daquela pessoa e acaba descobrindo uma conspiração envolvendo não um, mas vários clones idênticos a você. É com essa premissa que Orphan Black utiliza várias mulheres com o mesmo rosto, mas com personalidades muito diferentes. Isso graças à excelente atuação da atriz Tatiana Maslany em suas várias personagens.

Diários de um Vampiro (The Vampire Diaries)

Os doppelgängers de Diários de um Vampiro nasceram após os personagens Silas e Amara se tornarem os primeiros seres imortais. O objetivo é que essas cópias se sacrifiquem no lugar de seus originais para que estes consigam viver eternamente — por isso, os sósias existem há mais de mil anos. Duas dessas cópias foram onipresentes no seriado: Katherine Pierce e Elena Gilbert (Nina Dobrev).

The Walking Dead

Cada um poderia lidar de uma maneira diferente em meio a um apocalipse zumbi. No caso de Michonne (Danai Gurira), ela precisou ter visto um zumbi quase igual a ela para perceber que vale a pena lutar pela vida. Após ter sido separada dos seus amigos no nono episódio da quarta temporada da série, quando o Governador (David Morrissey) atacou a prisão, a personagem encontrou uma mulher zumbi, negra e com o mesmo penteado, vagando sem rumo. A cena seguinte é um verdadeiro massacre de mortos-vivos.

Agentes da S.H.I.E.L.D.

A quarta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D. abordou principalmente o projeto LMD (Life Model Decoy), em que androides são construídos para replicar com precisão cada característica de um ser humano. O programa já havia sido mencionado no filme Os Vingadores, mas só na série de TV foi abordado com profundidade. Uma das maiores revelações do quarto ano foi que a agente Melinda May (Ming-Na Wen) foi clonada e que sua sósia acreditava ser a verdadeira Melinda.

Supergirl

Não foi só Clark Kent que enfrentou uma versão alternativa de si mesmo. Na série de TV da Supergirl, a prima do Homem de Aço, vivida pela atriz Melissa Benoist, descobre que uma jovem conhecida apenas como Jane Doe (Hope Lauren) é transformada na Bizarro após receber o DNA da heroína. A antagonista é idêntica à Kara Zor-El, até no uniforme.

The Flash

As HQs da DC Comics sempre contaram histórias envolvendo clones ou sósias de seus principais personagens. E na adaptação televisiva de Flash, não foi diferente: nos episódios 13 e 14 da segunda temporada, o velocista (Grant Gustin) viaja até um universo paralelo — a Terra-2 — para resgatar a filha de Harrison Wells (Tom Cavanagh), que foi raptada pelo vilão Zoom (Teddy Sears). É nessa outra realidade que Barry Allen conhece seu duplo e os aliados do antagonista, incluindo Nevasca (Danielle Panabaker), Nuclear (Robbie Amell) e Cisco (Carlos Valdés).

Gotham

No final da segunda temporada, os telespectadores conheceram "514A" (David Mazouz), um dos experimentos do professor Hugo Strange (BD Wong) que escapou de Indian Hill para Gotham City. O experimento em questão é nada menos do que uma cópia do jovem bilionário Bruce Wayne, mas com força acima do normal e imunidade a qualquer tipo de dor. Mais tarde é revelado que o sósia é uma peça-chave da organização Corte das Corujas para dominar a cidade.

Westworld

A nova aposta da HBO já brinca com o conceito de cópias, que nesse caso são robôs com aparência humana extremamente realista. Mas foi no sétimo episódio da temporada de estreia, "Trompe L'Oeil", que veio uma das maiores surpresas da série: Bernard Lowe (Jeffrey Wright) foi construído à imagem de um dos criadores do parque, Arnold Weber — o nome, inclusive, é um anagrama ao nome do androide. Essa era uma das principais teorias desde o lançamento do seriado, mas a forma como ela foi revelada chocou a audiência.

Este texto foi escrito por Caio Carvalho via N-Experts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.