15 filmes que são baseados em quadrinhos e você não sabia!

Minha Série
Imagem de: 15 filmes que são baseados em quadrinhos e você não sabia!

Quando pensamos em filmes adaptados dos quadrinhos, a imagem do Super-Homem, Batman e outros heróis logo vêm em mente. Porém, o que pode te surpreender é que Hollywood se interessa — e muito — por adaptações de diversos outros quadrinhos, até mesmo de mangás! Por exemplo: a franquia Star Wars foi inspirada em quadrinhos franceses chamados Valerian.

É verdade que a Marvel e a DC têm um sucesso tremendo, o que ajudou a pavimentar o caminho para heróis como Scott Pilgrim e Kick-Ass e reviver nomes antigos, como John Constantine. Conheça algumas adaptações cujas raízes são publicações pouco populares:

1. Homens de Preto

[img size='600']/uploads/editor_pictures/000/047/553/content_pic.jpg[/img]

Já parou para pensar que Homens de Preto veio dos quadrinhos? Publicada em seis volumes e criada por Lowell Cunningham, a HQ de Homens de Preto foi lançada em 1990 e 1991. As premissas básicas e os personagens principais são os mesmos, mas há algumas diferenças entre os quadrinhos e os filmes. Nos quadrinhos, os personagens lutam contra eventos sobrenaturais e místicos. Aliás, eles também preferem matar testemunhas em vez de apagar as memórias delas. Bem menos amigável, hein?

2. A Família Addams

https://media.giphy.com/media/3ohryvfBR6CqtFdj6U/giphy.gif" alt=" adams family GIF

A Família Addams já apareceu em animações, filmes e seriados. Porém, a novidade é que antes disso tudo surgiram os desenhos deles na revista The New Yorker, que foram publicados entre 1938-88 e criados pelo cartunista excêntrico e macabro Charles Addams.

3. No Limite do Amanhã

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/047/554/content_pic.jpg[/img]

A história sci-fi do soldado que morre no campo de batalha e acorda novamente é baseada no mangá de Takeshi Obata, que também foi adaptado de uma novela de mesmo nome, cuja autoria é de Hiroshi Sakurazaka. Os três seguem a mesma premissa, tendo como diferenças principais a ocidentalização dos personagens e, claro, o final.

4. Weird Science

[img size='600']/uploads/editor_pictures/000/047/555/content_pic.jpg[/img]

Poucos sabem que este filme de 1985 tem suas origens na revista Weird Science, da Era de Prata. Esses contos de ficção podem ser um pouco ofuscados por causa do seu rival da mesma época, Tales From the Crypt, que dominava o mercado. Porém, o legado na cultura pop sobrevive em meio às adaptações e referências. O filme de Weird Science é baseado na premissa de uma história escrita por Al Feldstein, o cofundador da revista.

5. Alien vs Predador

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/047/556/content_pic.jpg[/img]

Os fãs de Predador devem lembrar que a mistura intergalática começou com um crânio xenomorfo em 1990, no Predador 2. Porém, as sementes dessa ideia já haviam sido plantadas em 1989, no quadrinho da Dark Horse de mesmo nome. Os primeiros quadrinhos também deram impulso para diversos crossovers de AvP em outros universos, com títulos como Batman e Superman vs Alien e Predador.

6. Os Perdedores

[img size='535']/uploads/editor_pictures/000/047/557/content_pic.jpg[/img]

Os primeiros contatos que Chris Evans e Zoe Saldana tiveram com o mundo dos filmes baseados em quadrinhos foi na adaptação de 2010, da série da editora Vertigo de mesmo nome. Os quadrinhos foram escritos por Andy Diggle e deveriam se basear em um grupo de personagens da DC, também chamado Os Perdedores.

7. RED

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/047/558/content_pic.jpg[/img]

O filme Red (Aposentados e Perigosos), de 2010, mostra um tom bem mais leve do que o dos quadrinhos que o baseou. O criador Warren Ellis comentou em seu blog que as diferenças entre versões das páginas e das telas da história têm origem na minissérie, que consiste em apenas 3 volumes com 66 páginas no total.

8. Richie Rich

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/047/559/content_pic.jpg[/img]

Essa comédia dos anos 90 não fez muito sucesso com a crítica nem com o público. Isso pode explicar por que os quadrinhos que basearam a produção são um pouco desconhecidos. Nas páginas da história, Richie é bem mais velho do que parece e fez sua estreia em 1953. A recepção ruim do filme pode ter influenciado os quadrinhos, já que o ritmo de publicação ficou bem irregular do lançamento do longa até 2011, quando a Ape Entertainment deu uma renovada no título.

9. Estrada para a Perdição

[img size='575']/uploads/editor_pictures/000/047/560/content_pic.jpg[/img]

O filme foi baseado em uma série de quadrinhos criada por Max Allen Collins, que foi lançada em 1998, e grande parte dos elogios são para a cinematografia noir, que com certeza tem influências dos quadrinhos. É bom lembrar que nem mesmo eles são totalmente originais, já que também foram inspirados no mangá Lone Wolf Club.

10. O Procurado

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/047/561/content_pic.jpg[/img]

O Procurado foi a primeira adaptação de quadrinhos de Mark Millar. A minissérie foi lançada entre 2003 e 2004 e conta a história de um funcionário de escritório cuja vida vira de cabeça para baixo quando Fox, uma assassina revela que o pai de Gibson, conhecido como “O Matador”, era o líder de uma Fraternidade supersecreta de vilões.

11. Old Boy

[img size='500']/uploads/editor_pictures/000/047/562/content_pic.jpg[/img]

Tanto o filme de 2013 quanto o coreano são adaptações de um mangá de mesmo nome. Embora o mangá tenha sido lançado nos anos 90 no Japão, foi apenas em 2005 que ele chegou ao Ocidente, pela editora Dark Horse. Trata-se de um thriller que conta a história de Shinichi Goto, liberado repentinamente de uma prisão privada após 10 anos, onde tinha apenas uma TV como companhia.

12. Marcas da Violência

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/047/563/content_pic.jpg[/img]

O filme dirigido por David Cronenberg em 2005 é baseado em uma graphic novel de 1997, da autoria de John Wagner e publicada pela DC Comics. Aliás, essa foi a segunda adaptação dos quadrinhos que foi para os cinemas; a primeira é de 1995. O filme foi bem fiel ao material de base na primeira parte, mas toma direção própria na segunda, pois alguns personagens se tornam irreconhecíveis.

13. Annie

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/047/564/content_pic.jpg[/img]

A ruiva de personalidade forte é mais conhecida por suas aparições no palco e no cinema em 1980, e sua origem nas tirinhas de Little Orphan Annie nos jornais não costuma ser muito lembrada. O quadrinho foi adaptado por Harold Gray a partir de um poema e foi publicado em 1924. As histórias originais eram focadas em assuntos sociopolíticos, como a Grande Depressão, greves dos trabalhadores e a ameaça comunista.

14. Cowboys & Aliens

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/047/565/content_pic.jpg[/img]

Com nome um pouco duvidoso, o filme de 2011 conta a história de atiradores de aluguel, Zeke Jackson e Verity Jones. Já os quadrinhos de 105 páginas foram publicados pela Platinum Studios, uma companhia que existe para adaptar e licenciar personagens para qualquer tipo de mídia. Assim, a graphic novel de Cowboys & Aliens estava destinada a ir para os cinemas.

15. Expresso do Amanhã

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/047/566/content_pic.jpg[/img]

Aqui, temos um filme sul-coreano baseado em uma graphic novel. O filme trata da jornada a bordo do Expresso do Amanhã, que carrega os últimos seres da raça humana através de uma era do gelo feita pelos homens. O quadrinho que baseou o filme, La Transperceneige, foi criado por Jacques Lob e Jean-Marc Rochette, e publicado inicialmente na França, em 1982. A série rendeu quatro graphic novels e demorou três décadas para ser concluída, de modo que oferece bastante material para adaptações.


Este texto foi escrito por Danielle Cassita via N-Experts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.