7 documentários para assistir na Netflix

Minha Série
Imagem de: 7 documentários para assistir na Netflix

A Netflix é popularmente conhecida pelo seu ótimo serviço de streaming por causa dos ótimos filmes, séries e desenhos que fazem parte do catálogo, mas não param por aí as possibilidades da plataforma. Os documentários disponíveis já foram candidatos de peso nas grandes premiações do gênero, além de apresentarem assuntos que às vezes não são tão comuns ao público. Por isso, fizemos esta lista com 7 sugestões que podem despertar seu desejo por conhecer melhor o estilo.

1. Amy

O longa biográfico da cantora Amy Winehouse mostra os bastidores da vida conturbada que a artista teve pouco antes de explodir musicalmente e detalha os problemas pessoais que a envolviam, ao mesmo tempo que coloca nos holofotes sua genialidade musical. A narrativa do documentário dá vida a uma Amy de que a imprensa não tinha conhecimento, principalmente levando em conta que, quanto mais doente ela ficava por causa do vício em drogas, mais a mídia sensacionalista aproveitava sua imagem debilitada para criar notícias. A produção foi elogiada pela crítica especializada internacionalmente, o que rendeu diversos prêmios, inclusive no Oscar.

A equipe responsável por esse documentário também produziu o filme que conta a história do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, o qual está disponível na Netflix.

https://www.youtube.com/embed/Za3lZcrzzcM

2. Life, Animated

Life, Animated é baseado no livro homônimo do jornalista Ron Suskind, que conta a história de como o seu filho com autismo conseguiu, com a ajuda dos filmes da Disney, se comunicar com o mundo. O filme mostra as dificuldades enfrentadas pelos portadores da doença e como alguns aspectos culturais, como o cinema, podem ser grandes diferenciais para melhorar a vida de alguém. A produção concorreu em diversas premiações, inclusive no Oscar de 2017.

https://www.youtube.com/embed/4n7fosK9UyY

3. Empire of Dreams: The Story of Star Wars Trilogy

Para quem é cinéfilo e fã deStar Wars, Empire of Dreams é um prato-cheio. O documentário passeia pelos bastidores que envolveram todo o sucesso da trilogia original do universo criado por George Lucas. Há várias entrevistas com os atores que participaram dos longas, como Harrisson Ford, Mark Hamill e a saudosa Carrie Fisher. O filme mostra como foram criados vários elementos que pareciam impossíveis para os efeitos visuais da época e como aquelas inovações mudaram Hollywood.

https://www.youtube.com/embed/XJG5xzhNnCc

4. Indie Game: Life After

Se você é fã de games e, principalmente, programa jogos virtuais, esta sugestão é especial para você. Entretanto, vale ressaltar que esta é a sequência da produção Indie Game: The Movie, que fazia parte do catálogo da Netflix, mas foi removido recentemente. Não é impossível compreender os acontecimentos de Life After sem ver o filme anterior. Você pode encontrar a versão legal dele no Vimeo.

O documentário mostra como alguns desenvolvedores de jogos indies importantes para o gênero dos games estão depois de lançamentos dos seus trabalhos, principalmente como a vida deles mudou e qual foi o efeito que eles sentiram depois de receber tantas mensagens do público gamer, que é normalmente conhecido pela toxicidade.

https://www.youtube.com/embed/dINgx0y4GqM

5.Codegirl

Ainda sobre programação, este documentário apresenta o trabalho em equipe de várias garotas ao redor do mundo que se unem para criar aplicativos que geram benefícios para as suas comunidades. A narrativa detalha como elas tiveram a ideia do projeto, todo o conceito que ele possui e os benefícios que poderiam trazer para a sociedade. Além disso, elas participam da competição do Technovation. O espectador acompanha jovens de locais totalmente diferentes, como Guadalajara, São Francisco, Bangalore, Recife etc.

https://www.youtube.com/embed/cRb5iel-3Ck

6. The Mask You Live In

Atualmente, o sexismo é um assunto muito mais debatido pela sociedade, principalmente com o crescente empoderamento feminino. No caso de The Mask You Live In, o documentário aborda os alicerces culturais que existem na sociedade masculina e como esses elementos são prejudiciais ao homem.

Durante o filme, há várias entrevistas com especialistas no assunto e psicólogos, mas são os relatos de homens de várias idades que dão o ar sentimental do que há de tão fundamentado nas ações deles que acaba fazendo mal a eles mesmos, além de machucar as pessoas ao redor. O documentário questiona várias atitudes que são dadas como masculinas, como não expressar sentimentos ou evitar chorar em público, e detalha a reação que elas causam na mentalidade do indivíduo.

https://www.youtube.com/embed/hc45-ptHMxo

7. Os Capacetes Brancos

Premiado como melhor documentário de curta-metragem do Oscar 2017, o filme acompanha a história dos Capacetes Brancos, uma equipe de resgate que tenta salvar milhares de civis sírios dos escombros causados pelos ataques aéreos. São cerca de 40 minutos acompanhando as dificuldades das pessoas que são vítimas dessas ofensivas contra aquela região e como esses sobreviventes lutam para tentar salvar a vida dos outros compatriotas.

https://www.youtube.com/embed/3wj4ncIEDxw?

Há mais documentários que valem a pena no catálogo da Netflix. Você acha que faltou algum nesta lista de indicações? Diga para a gente nos comentários.

Este texto foi escrito por Gustavo Rodrigues via N-experts.