Jim & Andy, um documentário sobre gênios do humor

Minha Série
Imagem de: Jim & Andy, um documentário sobre gênios do humor

Jim & Andy: The Great Beyond não é simplesmente o novo documentário da Netflix sobre a interpretação de Jim Carrey para Andy Kaufman, no longa O Mundo de Kaufman; ele é uma demonstração surreal do quão maluco pode ser o método de atuação usado por alguns atores de Hollywood, a visão de mundo dos dois protagonistas do filme e como a arte moldou dois gênios da comédia.

Andy Kaufman foi um ator norte-americano de enorme sucesso nas décadas de 70 e 80 que utilizava um humor bastante incomum dos demais humoristas, chegando a ser controverso e polêmico em algumas situações, como a sua preferência por lutas com mulheres. Suas interpretações foram inspiração para vários comediantes que apareceriam nos anos seguintes. Infelizmente, ele teve câncer no pulmão e faleceu por causa da doença. Em 1999, o filme O Mundo de Andy contaria quem foi Kaufman, tendo um dos atores mais badalados daquela década no papel principal, Jim Carrey. Gravações foram feitas nos bastidores da produção e agora são apresentadas ao público como reverência ao artista falecido e à carreira de incrível sucesso do intérprete de Ace Ventura, Truman e Máskara.

O documentário não deixa de apresentar particularidades da história de vida de Andy Kaufman e Jim Carrey, criando um paralelo entre eles. Em alguns momentos é pelo período familiar, quando eram mais jovens e dependiam dos pais, ou ao iniciar a carreira, detalhando peculiaridades nas formas de entreterem o público. O estilo faz com que você os entenda melhor antes e depois da fama.

https://www.youtube.com/embed/kB15UFO5ebA

O roteiro e a montagem de Jim & Andy conseguem dar o ritmo necessário para criar um filme interessante sobre bastidores do cinema, detalhar a vida pessoal de dois artistas e ainda acrescentar os depoimentos de Carrey, mesmo que o conteúdo seja o que mais oscila de qualidade em toda a produção, já que o ator parece estar lendo um texto no começo dos relatos. Contudo, depois o tom vai ganhando naturalidade conforme ele se emociona ao relatar alguns momentos com a família de Kaufman e falar sobre sua visão de mundo.

Apesar de o documentário ser sobre os dois artistas, o envolvimento do espectador vai variar dependendo do nível de conhecimento sobre eles ou do seu interesse pelos bastidores do cinema. Não é preciso ser fã de nenhum dos dois, mas conhecer um pouco de Kaufman e dos trabalhos de maior sucesso do Jim Carrey faz com que a narrativa do filme se torne ainda melhor.

Em compensação, grande parte das cenas nos bastidores enaltecem o trabalho de Jim Carrey, especialmente quando Danny DeVito e Paul Giamatti comentam para as câmeras sobre o quão surreal é o aprofundamento do ator para dar vida a Andy Kaufman. O artista mergulha no método de entrar no personagem e mantê-lo até o término das gravações, tomando atitudes até controversas — algo que é muito discutido sobre as técnicas de atuação de Jared Leto nos últimos anos.

Hoje em dia, Jim Carrey tem sido visto por alguns como alguém que perdeu a racionalidade, tendo em vista algumas entrevistas em que ele usa um discurso niilista bastante claro. Isso também está presente nos seus relatos do longa, nos quais ele ressalta como se sentiu triste ao sair do personagem que era Andy Kaufman para aquele filme. As preocupações de Jim Carrey eram aflitivas para o próprio artista; ele estava triste de voltar a ser ele mesmo.

Jim & Andy: The Great Beyond não é apenas um documentário que reconta a vida profissional e pessoal de dois artista icônicos, principalmente para a comédia. O filme representa também o esforço de duas pessoas para encontrarem seu espaço no mundo através da arte e como elas se entregam àquilo em que acreditam, seja dando vida a personagens que parecem andar na contramão do que a sociedade clama ou aceitando que as criações deles têm tanta vida quanto o próprio artista.

Jim & Andy: The Great Beyond é um documentário original da Netflix e está disponível no catálogo brasileiro do serviço de streaming.

Este texto foi escrito por Gustavo Rodrigues via N-experts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.