Críticos de Nova York escolhem Lady Bird como melhor filme do ano: análise

Imagem de: Críticos de Nova York escolhem Lady Bird como melhor filme do ano: análise

A temporada de premiação do cinema americano está a todo vapor, com a divulgação das primeiras listas de melhores do ano e as primeiras indicações aos mais importantes prêmios da indústria.

Após a revelações dos melhores filmes pela National Board of Review e dosindicados independentes do Spirit Awards, agora é a vez da New York Film Critics Circle, organização que reúne os críticos de cinema da cidade de Nova York, anunciar seus escolhidos de 2017.

O grande vencedor pela entidade foi Lady Bird, o longa mais elogiado do ano pelos críticos (com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes), eleito melhor filme e conquistando também o prêmio de melhor atriz para a jovem Saoirse Ronan.

Lady Bird se consolida como um dos favoritos nesta temporada de premiações. Fonte da imagem: Divulgação/A24

Na categoria melhor ator, o vencedor pela NYFCC foi Timothee Chalamet pelo badalado Me Chame Pelo Seu Nome, outra produção que vem chamando muita atenção nesta temporada de premiações.

O independente Projeto Flórida surpreendeu com a vitória de melhor direção para Sean Baker, derrotando outros favoritos da categoria. Já o ator Willem Dafoe, despontando como favorito, foi nomeado melhor ator coadjuvante pela mesma produção.

A escolha mais esquisita da entidade de críticos de Nova York, no entanto, foi Tiffany Haddish como atriz coadjuvante pela comédia Viagem das Garotas (Girls Trip), pegando todo mundo de surpresa.

Vale dizer que a New York Film Critics Circle serve como um bom indicativo do rumo da temporada de premiações. No ano passado, a NYFCC e o Oscar coincidiram nas categorias melhor ator, ator coadjuvante, longa de animação, roteiro e documentário. A entidade, no entanto, escolheu La La Land como melhor filme, enquanto a Academia deu o prêmio – após aquele fiasco! – para Moonlight.

A temporada de premiação continua na próxima semana com a revelação dos escolhidos pelos críticos de Los Angeles (dia 3), os indicados aoCritics’ Choice (dia 6) além da lista de melhores do ano pelo American Film Institute (dia 7). Na semana seguinte, serão anunciados os escolhidos dos críticos de Boston (dia 10), além dos indicados ao Globo de Ouro (no dia 11 de dezembro) e ao SAG Awards, pelo Sindicato dos Atores (no dia 13).

Confira a seleção dos críticos de Nova York:

Melhor Filme: Lady Bird
Melhor Ator: Timothee Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome)
Melhor Atriz: Saoirse Ronan (Lady Bird)
Melhor Diretor: Sean Baker (Projeto Flórida)
Melhor Roteiro: Paul Thomas Anderson(Trama Fantasma)
Melhor Ator Coadjuvante: Willem Dafoe (Projeto Flórida)
Melhor Atriz Coadjuvante: Tiffany Haddish (Viagem das Garotas)
Melhor Filme de Animação: Viva – A Vida é uma Festa
Melhor Fotografia: Rachel Morrison (Mudbound)
Melhor Primeiro Filme: Corra!
Melhor Filme Estrangeiro: 120 Batimentos por Minuto (França)
Melhor Filme de não-ficção (Documentário): Faces Places

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.