Britannia inicia épico celta repleto de misticismo e sangue no Amazon Prime Video

Minha Série
Imagem de: Britannia inicia épico celta repleto de misticismo e sangue no Amazon Prime Video

Britannia, a coprodução da Amazon Prime Video com o canal europeu Sky Atlantic, é mais uma das séries que tentam conquistar o público que gosta de histórias sobre conflitos de diferentes povos em uma civilização antiga, principalmente com a ausência de Game of Thrones em 2018 e o seu término prestes a acontecer. Porém, em seu primeiro episódio é perceptível uma escala muito menor na trama que envolve a cultura celta em conflito com os ataques de um obstinado general romano.

A história começa nove décadas após o período de império de Júlio César, com o retorno dos romanos às ilhas britânicas. O general Aulus (David Morrissey, conhecido popularmente como o Governador de The Walking Dead) comanda seus soldados em busca da conquista daquelas terras, mesmo que alguns subordinados não entendam o motivo de ele desejar tanto aquele local. Ao mesmo tempo, a região sofre com o conflito interno de uma tribo celta que se dividiu. O mistério também se encontra entre as árvores, local onde os druidas fazem seus rituais místicos.

Durante o primeiro episódio, fica claro que a escala de Britannia é muito menor do que o habitual para histórias entre povos em guerra. Isso fica evidente pela forma como os quatro núcleos diferentes já entram em rota de colisão, algo que poderia ser diferente para criar uma introdução mais precisa dos nativos, porém soaria incoerente com o pequeno espaço geográfico onde acontece a trama.

Os quatro núcleos são bastante diferentes, já que representam romanos, celtas, druidas e pessoas perdidas por causa do que aconteceu com elas. Nessa hora fica perceptível a qualidade do design de produção para criar os detalhes de cada cultura naquela região. Além do figurino característico para aqueles personagens, o trabalho de maquiagem no visual dos druidas chama atenção pela forma como eles se diferenciam dos demais, seja pelos olhares frios ou pelo aspecto sujo. Nas personagens femininas da tribo celta, as figuras faciais ganham destaque, principalmente no desenho que toma conta do rosto de Ania (Liana Cornell).

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/055/047/content_pic.jpg[/img]

Enquanto o espectador vai se familiarizando com as características dos povos que fazem parte da história, os personagens já demonstram parte de suas personalidades. O General Aulus assume a princípio a função de vilão pela forma como ataca as ilhas britânicas, devastando os nativos que estiverem em seu caminho. A propósito, a escolha de David Morrissey para o papel é um acerto, já que ele consegue demonstrar essa violência pelo modo como fala. Um dos seus comandados, Antonius (Aaron Pierre) faz o papel do soldado perturbado que não deseja se envolver naquela matança e ganha relevância rapidamente.

As personagens femininas chamam atenção tanto no visual marcante de Ania quanto no que faz parte de suas histórias. Ao mesmo tempo que demonstra ser uma arqueira excelente, Kerra (Kelly Reilly) está presa aos desejos do patriarca da tribo. Cait (Eleanor Worthington-Cox) demonstra as fraquezas de uma jovem criança perdida por causa da tragédia familiar, mas que tende a evoluir durante a trama, seja por vingança ou pelo que pode encontrar em seu caminho.

[img size='630']/uploads/editor_pictures/000/055/048/content_pic.jpg[/img]

Britannia consegue em seu episódio inicial, com cerca de 1 hora, introduzir muitos aspectos de sua trama, tanto com personagens variados quanto com núcleos distintos. Entretanto, há uma velocidade que soa apresada na narrativa, dificultando o vínculo que o espectador possa criar com aquilo que esteja conhecendo, a não ser pelo visual estonteante dos cenários ou do que é criado pelo design de produção em questão de figurino e maquiagem. Aos poucos, cada elemento importante da trama deve receber espaço suficiente para que seja possível entender motivações com mais clareza.

Britannia já estreou pela emissora Sky Atlantic, mas estará no catálogo americano da Amazon Prime Video a partir de 26 de janeiro.

Este texto foi escrito por Gustavo Rodrigues via n-Experts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.