7 clássicos do cinema dos anos 80 com decepcionantes cenas sexistas

Minha Série
Imagem de: 7 clássicos do cinema dos anos 80 com decepcionantes cenas sexistas

Se em pleno 2018 o cinema não superou certos tipos de piadinhas sexistas, imagine então como não eram as produções das décadas de 80 e 90.

Se você se preocupa com questões de machismo e representatividade, provavelmente já passou pela experiência de rever um clássico do cinema e não conseguir mais achar graça em tiradas que antes faziam o maior sucesso. Ou então, se escandalizou com uma cena sem propósito filmada com o único intuito de objetificar uma mulher, por exemplo.

Pois é! Não é que os filmes de hoje sejam incríveis e deem um show de feminismo e representatividade, mas ao menos as produções precisaram começar a ser um pouco mais cuidadosas com algumas questões.

Esses são alguns dos longas que fizeram história da década de 80, mas que certamente seriam alvos de uma enxurrada de críticas se fossem lançados hoje.

1. Gatinhas e Gatões

https://www.youtube.com/embed/pY8KPcj6fco&

Um clássico de John Hughes, Gatinhas e Gatões explica por que tanta gente acha natural se aproveitar de mulheres que estão embriagadas e/ou fora de si.

Nessa cena, depois de provavelmente já ter ele mesmo abusado da namorada, Jake a entrega, como se fosse uma mercadoria, ao fazendeiro Ted — mesmo ela estando tão alcoolizada que não é capaz de entender o que está acontecendo. O nome disso é cultura do estupro: quando até produções cinematográficas naturalizam uma prática que, na verdade, é abusiva.

2.A Vingança dos Nerds

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=KbBNGw6S8CI

Pelo visto, 1984 foi o ano. Esse filme é um verdadeiro desfile de problemas e clichês. Além de estereotipar um grupo de nerds, traz cenas machistas e transforma as mulheres nos prêmios que dessa vez vão ser do grupo de nerdalhões, não dos bonitões do time de futebol. Bem, o trailer fala por si só.

3. A Mulher de Vermelho

https://www.youtube.com/embed/pEoh3RwTNuo

Fazer a Marilyn em um estacionamento deserto, enquanto anda calmamente até o carro — quem nunca? Kelly Lebrock é Charlotte, a mulher que deixa Gene Wilder obcecado depois de aparecer dançando com o vestido sendo levantado pelo vento em uma cena sem qualquer sentido.

4. Blade Runner

Quem assiste a Blade Runner atualmente fica chocado com a cena em que Rachael (Sean Young) evita o beijo de Deckard (Harrison Ford), mas o bonitão vai atrás dela e a força a ficar com ele. É estupro que chama, né?

5. The Breakfast Club

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=AqjSJU4LuW0

Olho preto, maquiagem, pele branquíssima. O filme que moldou a infância e a adolescência de toda uma geração traz em seu cerne um problema sério: a noção de que mulheres são bonitas apenas se maquiadas. "Eu não sei se John Hughes escreveu aquilo ou se foi uma coisa do estúdio de querer a Allison para ir de plena a glamourosa. Eu não gostei daquilo", disse à Elle Magazine a atriz Ally Sheedy, que interpretou a personagem.

6. A Garota de Rosa-Shocking

https://www.youtube.com/embed/Y2rK98EAhzU&

A pobre Andie tem que se virar entre tantos homens de personalidade duvidosa em torno dela. Um namorado machista na medida, um amigo que não é bem amigo, pois não consegue lidar com a rejeição. Submissão ensinada na TV.

7. O Retorno de Jedi

Ao final de sua vida, a Princesa Leia virou sinônimo de empoderamento feminino e resistência. Mas, até chegar lá, ela passou por poucas e boas. Em um dos filmes da franquia, lá foi ela ser obrigada a vestir um biquíni metalizado e ser amarrada pelos braços como uma escrava sexual.

Este texto foi escrito por Lu Belin via n-Experts.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.