Um Lugar Silencioso: terror não emite som, mas apavora (crítica)

Imagem de: Um Lugar Silencioso: terror não emite som, mas apavora (crítica)

Enquanto a maioria dos thrillers de terror usa o som para provocar sustos na plateia, Um Lugar Silencioso vai na direção oposta e usa fundamentalmente a ambientação cênica para prender os espectadores.

Mesmo com pouquíssimos diálogos e evitando a todo custo qualquer barulho, o filme dirigido por John Krasinski é incrivelmente apavorante. O longa conta a história de uma família tentando sobreviver em um mundo que foi devastado por criaturas que matam qualquer coisa que emite som.

Vivendo em silêncio absoluto, o casal Lee e Evelyn e seus filhos pequenos criaram um elaborado sistema para impedir que sejam detectados por essas criaturas mortais. Os arredores da casa são monitorados por câmeras, fogueiras e lâmpadas, enquanto as trilhas por onde andam são demarcadas com areia para evitar qualquer som indesejado – como o quebrar de um galho.

John Krasinski ajuda a família a viver no silêncio absoluto! Fonte da imagem: Divulgação/Paramount Pictures

A grande sacada do filme surge com a revelação, ainda no começo da narrativa, de que Evelyn está grávida. O casal não discute sobre essa situação (afinal, eles não podem falar e apenas se comunicam por sinais), mas os espectadores ficam imediatamente questionando o que os personagens podem fazer para lidar com o parto e com a chegada de um bebê.

Presumimos que a gravidez não foi planejada, já que um recém-nascido representa um grande perigo para a família que precisa viver no silêncio. Porém, o nascimento de uma nova criança simboliza a esperança que eles tanto precisam – o que amplifica a tensão, o suspense e, acima de tudo, a emoção do longa-metragem.

John Krasinski e Emily Blunt, casados na vida real, trabalham muito bem juntos, mas são as crianças interpretadas por Noah Jupe (visto recentemente em Extraordinário) e Millicent Simmonds (atriz surda que esteve também em Sem Fôlego) que realmente surpreendem nesta trama.

Um Lugar Silencioso é aquele típico filme sem grandes ambições, que não tenta ser mais do que é, mas que se mostra monstruosamente eficiente em sua aparente simplicidade – e esse é o segredo de sua verdadeira genialidade e inventividade.

https://youtu.be/pbg3r13Y4To

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão noClube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.