O que sabemos sobre o próximo Matrix

Minha Série
Imagem de: O que sabemos sobre o próximo Matrix

Há quase 20 anos, Matrix despontava nos cinemas como um dos filmes de ação com os efeitos mais inovadores combinados a uma trama futurista, dialogando com a crescente realidade digital que nunca deixou de expandir com a entrada do novo milênio.

Tendo em mãos um elenco competetente formado por Keanu Reeves, Carrie Anne-Moss, Laurence Fishburne e Hugo Weaving, as irmãs Wachowski inseriam nas entrelinhas de seu espetáculo visionário muitas pautas filosóficas e existenciais cujo impacto não se perdeu até hoje.

https://tm.ibxk.com.br/media/dw9QEW4midAXK/giphy.gif

Embora as duas continuações (respectivamente, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions) tenham ido a fundo em sua mitologia ao passo em que viram suas aprovações de público e crítica diminuírem, é inegável o impacto cultural que a trilogia trouxe para o entretenimento. Ainda mais quando as duas cineastas já pensavam em uma narrativa transmídia com a animação Animatrix, quadrinhos e videogames antes mesmo de a Marvel e a Lucasfilm, com Star Wars, abraçarem o conceito na expansão de seus devidos universos com outros produtos midiáticos complementando as aventuras cinematográficas.

E se ter uma franquia é o que há de mais rentável em Hollywood por esses tempos, não foi de total surpresa quando se levantaram os rumores de que novos filmes do universo Matrix estariam no pensamento dos executivos da Warner, tendo em vista que outras propriedades do estúdio (O Senhor dos Anéis e Harry Potter) ganharam novas empreitadas no cinema.

Mas, afinal, o que se sabe sobre o futuro de Matrix?

Sem pronunciamentos oficiais até agora (algo que a próxima San Diego Comic-Con pode mudar), a maioria das informações circundam principalmente dos artistas que se envolveram ou estão atrelados à nova produção. Confira abaixo a lista com alguns fatos:

1.Matrix sem as Wachowski

https://tm.ibxk.com.br/2018/06/20/20044114861473.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2018/06/20/20044114861473.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none;

Lilly e Lana Wachowski ganharam notoriedade como realizadoras após a trilogia encerrada em 2003 e se lançaram em projetos inovadores – ainda que não fossem necessariamente originais e de bilheterias estrondosas (muito pelo contrário) –, como V de Vingança, Speed Racer, A Viagem (ou Cloud Atlas, no original), O Destino de Júpiter e Sense8 – talvez sua produção com melhor recepção do público desde então.

Agora, com a série da Netflix encerrada, seria ideal que as irmãs assumissem o comando da produção a fim de não perder sua essência. Ao que tudo indica, porém, as Wachowski estariam focando em outros projetos até o presente momento.

2. Sem Keanu Reeves

https://tm.ibxk.com.br/2018/06/20/20042817586472.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2018/06/20/20042817586472.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none;

Retornando ao estrelato dos filmes de ação com o personagem John Wick, não tardou para que Keanu Reeves fosse questionado a respeito de um possível retorno a Matrix.

O ator foi direto ao ponto: se as Wachoswki estiverem envolvidas na direção e no roteiro, ele não vê objeções nesse retorno. No entanto, sabemos que isso não está para acontecer até segunda ordem, até porque o destino de Neo ficou em aberto no terceiro filme. Além disso, não haveria sentido uma volta de Carrie Anne-Moss, uma vez que Trinity morreu no terceiro ato de Matrix Revolutions.

3. Michael B. Jordan como protagonista

https://tm.ibxk.com.br/2018/06/20/20044352681474.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2018/06/20/20044352681474.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none;

Quando o The Hollywood Reporter anunciou, em março de 2017, que a Warner planejava um reboot de Matrix, o veículo também divulgou que fontes indicaram o envolvimento do ator Michael B. Jordan como o protagonista do novo filme.

Mais de 1 ano depois dessa notícia, nada foi confirmado, a não ser o fato de que Jordan ganhou renome interpretando o vilão Erik Killmonger em Pantera Negra e está em produção com Creed II, reprisando seu papel de Adonis Creed no derivado da série de filmes Rocky.

Considerando que o roteirista Zak Penn está desenvolvendo uma história com novos personagens, Jordan seria uma ótima (e representativa) escolha para liderar o elenco da nova produção.

4. Uma História Matrix

https://tm.ibxk.com.br/2018/06/20/20045320329476.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2018/06/20/20045320329476.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: center; background-color: rgb(255, 255, 255);

Como mencionado anteriormente, Matrix foi pioneiro em desdobrar sua história para outras mídias, uma década antes de a Lucasfilm ser comprada pela Disney e anunciar que, em paralelo aos filmes episódicos, longas derivados também seriam produzidos, além de romances, jogos e histórias em quadrinhos que integrariam um cânone oficial. Aparentemente, esse seria um dos caminhos tomados por Zak Penn no roteiro que lhe foi encomendado.

Em um tweet publicado em sua conta em outubro de 2017, Penn enfatizou que o novo filme não será um reboot, muito menos uma continuação, alertando os seus seguidores a observarem o que as Wachowski fizeram em Animatrix e nos quadrinhos:

{@@blockquote class="twitter-tweet" data-lang="pt"@@}{@@p lang="en" dir="ltr"@@}1) Re: the Matrix, yes I’m writing something. Not a reboot, not a continuation, watch Animatrix, read comics to see what wachowskis did{@@/p@@}— Zak Penn (@zakpenn) {@@a href="https://twitter.copor pior que a Warner esteja de ideias originais…

[img size='280']https://media.giphy.com/media/ecn1oGJkqaTS0/giphy.gif" />

5. Se não é um reboot, é o quê?

Este texto foi escrito por Thiago Cardoso via nexperts.

O Minha Série está comemorando 10 anos em 2018 com novidades aos nossos fãs: conheça o Clube Minha Série, o nosso perfil no Instagram e não deixe de assinar a newsletter Intervalo, que traz semanalmente conteúdos exclusivos em um formato especial.

">https://tm.ibxk.com.br/zakpenn/status/916308125698842624?ref_src=twsrc%5Etfw"@@}6 de outubro de 2017{@@/a@@}{@@/blockquote@@}
{@@script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"@@}{@@/script@@}
[/nznembed]

De qualquer forma, principalmente considerando o desempenho de Han Solo: Uma História Star Wars nas bilheterias, é bem improvável que vejamos uma espécie de Oráculo: Uma História Matrix entrar em cartaz – por pior que a Warner esteja de ideias originais

5. Se não é um reboot, é o quê?

Este texto foi escrito por Thiago Cardoso via nexperts.

O Minha Série está comemorando 10 anos em 2018 com novidades aos nossos fãs: conheça o Clube Minha Série, o nosso perfil no Instagram e não deixe de assinar a newsletter Intervalo, que traz semanalmente conteúdos exclusivos em um formato especial.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.