10 séries sobre viagem no tempo

Minha Série
Imagem de: 10 séries sobre viagem no tempo

Quem nunca teve vontade de voltar ao passado e desfazer uma bobagem ou tentar impedir que uma catástrofe aconteça? É assim que muitas histórias sobre viagem no tempo começam. Mas o paradoxo do tempo está aí para nos dizer que não é tão simples assim e que pequenas mudanças no passado podem alterar completamente o presente que conhecemos.

Na cultura popular, a viagem no tempo pode ocorrer, em geral, de duas formas: a sobrenatural, como em Outlander, The Flash, Nine e Tru Calling; ou a científica, como em Timeless, El Ministerio del Tiempo e Travelers. Existem, também, aquelas que ficam em um limbo entre as duas, como Dark, Legends of Tomorrow e Doctor Who, misturando elementos tecnológicos e sobrenaturais. Independente do meio escolhido, viajar no tempo é algo que instiga a curiosidade e a criatividade; mesmo com uma temática central parecida, todas essas séries abordam o assunto de maneiras completamente diferentes.

Que tal conhecer um pouco mais sobre séries que falam sobre viagem no tempo? Confira abaixo a lista que preparamos:

1. Dark

https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04183855522306.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04183855522306.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

  • Alemanha, 2017

Quando uma criança some de forma misteriosa na pequena cidade fictícia de Winden, na Alemanha, alguns moradores começam a perceber semelhanças entre a situação atual e acontecimentos estranhos do passado. Em Dark podemos acompanhar a relação das famílias Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann através de três gerações e o mistério que circunda todas elas.

A série se passa em três épocas — em 1953, 1986 e 2019 —, todas separadas por 33 anos e envolvendo três diferentes gerações das mesmas famílias. Um suicídio, uma planta nuclear, experimentos científicos suspeitos e uma caverna fazem parte da trama. Entretanto, o que leva Dark a se destacar e não ser só mais uma série sobre viagem no tempo é a forma como podemos ver a construção dos personagens, até mesmo em seu lado mais grotesco.

A temática de crianças desaparecendo de formas obscuras faz com que alguns comparem Dark à famosa Stranger Things. Entretanto, as duas têm propostas completamente diferentes, então se você já assistiu a uma poderá ver a outra sem sentir que é redundante.

Dark é uma série original da Netflix. O serviço de streaming anunciou que uma segunda temporada está em andamento, mas ainda não confirmou a data de estreia. Por enquanto, você pode assistir à primeira temporada e construir as suas próprias teorias sobre o que está acontecendo em Winden.

2. Outlander

https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04183938647307.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04183938647307.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

  • Reino Unido/EUA, 2014

Baseada no romance histórico de Diana Gabaldon, Outlander segue a reviravolta na vida da enfermeira Claire Randall (Catriona Balfe). Ao final da Segunda Guerra, Claire e seu marido, o historiador Frank (Tobias Menzies), viajam à Escócia para uma segunda lua de mel. Lá descobrem um misterioso círculo de pedras no topo de uma colina. Quando Claire volta sozinha ao local, algo inexplicável acontece e ela se encontra 200 anos no passado.

Claire logo descobre que está em meio às tensões entre os clãs Jacobitas das Terras Altas, que defendem o pretendente católico ao trono, Príncipe Charles Stuart, e o exército inglês, que protege o protestante Rei George II. Claire precisa aprender a se adaptar ao modo de vida escocês até conseguir encontrar uma maneira de voltar para a sua época. Nesse meio-tempo, ela conhece um temível antepassado de seu marido, o Capitão Black Jack Randall (Menzies), é sequestrada por um dos clãs e conhece também o bruto, mas amável, Jamie Fraser (Sam Heughan).

Outlander mistura fantasia e realidade; apesar de os personagens serem todos fictícios, os clãs escoceses citados são verdadeiros, assim como a guerra entre Jacobitas e o exército inglês e a batalha de Culloden. Alguns atores também precisaram aprender a falar gaélico, andar a cavalo e lutar com espadas para dar um tom mais realista à série.

O seriado é transmitido pelo canal Starz. No Brasil é possível acompanhá-la pela emissora de TV a cabo FOX Premium 1 ou pelo serviço de streaming Netflix. Outlander está em sua quarta temporada e foi renovada para, pelo menos, mais duas. Cada temporada segue a história de um livro da saga de Gabaldon, que ainda não está finalizada.

3.Timeless

https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04184051522308.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04184051522308.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

  • EUA, 2016

O que uma professora de História, um soldado e um cientista têm em comum? Eles precisam impedir que um ex-agente da NSA volte ao passado e altere a história! Quando uma máquina do tempo experimental é roubada por Garcia Flynn (Goran Višnjic), ex-agente da NSA, o governo dos Estados Unidos convoca a professora Lucy Preston (Abigail Spencer), o sargento do exército Wyatt Logan (Matt Lanter) e o programador Rufus Carlin (Malcom Barrett) para formar o time Salva-Vidas e encontrar Flynn antes que ele mude para sempre a história americana.

Em um cenário “prenda-me se for capaz”, o time passa por diversos momentos da história para evitar os planos psicóticos de Flynn. O assassinato de Abraham Lincoln, a Alemanha nazista, a batalha do Álamo e o escândalo e Watergate são alguns dos eventos que os personagens vivenciam no decorrer da série.

Apesar de a ideia de viagem no tempo já ser bastante difundida no mundo do entretenimento, a NBC Universal e a Sony Pictures Entertainment, produtoras de Timeless, estão sendo processadas por violação de direitos autorais pela produtora Onza Entertainment, por plagiar o conceito da série El Ministerio del Tiempo. Segundo a empresa espanhola, uma versão americana da série estava sendo negociada com a Sony em 2015. As negociações pararam abruptamente quando a Sony e a NBC anunciaram o piloto de Timeless.

A série, que estreou em 2016, foi cancelada logo depois da primeira temporada. Após negociações com a Sony, a NBC a renovou para uma segunda temporada de 10 episódios, que estreou em março de 2018, e a cancelou novamente, apesar das críticas positivas. A NBC encomendou um episódio final divido em duas partes, que foi transmitido em dezembro de 2018, para que a história pudesse ser concluída.

4. Legends of Tomorrow

https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04184306554309.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04184306554309.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

  • EUA, 2016

Ao ter a sua família assassinada pelo vilão Vandal Savage (Casper Crump), Rip Hunter (Arthur Darvill), um Mestre do Tempo, viaja ao passado para formar um time poderoso o suficiente para impedir que Savage consiga concretizar seus planos de destruir a humanidade. Legends of Tomorrow traz para as telinhas diversos heróis, vilões e anti-heróis dos quadrinhos da DC, como Firestorm (Victor Garber/Franz Drameh), White Canary (Caity Lotz), Captain Cold (Wentworth Miller) e John Constantine (Matt Ryan).

Em Legends of Tomorrow, os personagens viajam através do tempo na nave Waverider, que pertence a Rip Hunter. Uma das consequências das interferências dos personagens no passado e no futuro são anacronismos criados na linha temporal, que o Mestre do Tempo precisa ajudá-los a corrigir antes que causem problemas maiores e imprevisíveis no futuro.

Legends of Tomorrow faz parte do Arrowverse, um universo baseado nos quadrinhos da DC que teve início com a série Arrow, sobre o personagem Arqueiro Verde (Stephen Amell). Vários dos personagens principais foram introduzidos inicialmente em Arrow e The Flash. Assim como os outros programas do Arrowverse, Legends faz crossovers e participa de episódios especiais conjuntos.

No momento está sendo transmitida a quarta temporada da série pela emissora americana CW. No Brasil você pode acompanhá-la na TV aberta pela Rede Globo ou pelo canal de TV a cabo Warner Channel.

5. The Flash

https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04184455694310.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04184455694310.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

  • EUA, 2014

O membro mais rápido da Liga da Justiça ganhou a sua própria série dentro do Arrowverse, o universo da DC na televisão. Barry Allen (Grant Gustin), é um garoto que, depois de ver a sua mãe ser assassinada, é adotado pelo detetive de polícia Joe West (Jesse L. Martin). Já adulto, Barry se torna um tímido e inteligente investigador forense, quando é atingido por um raio radioativo que faz com que desenvolva o poder de se mover em uma velocidade sobre-humana. Assim nasce o Flash!

Mas o que viagem no tempo tem a ver com isso? Barry consegue correr tão rápido que voltar ao passado ou ir ao futuro são opções possíveis para ele. Um tema recorrente na série é Barry usar o seu poder para tentar salvar a sua mãe do vilão que a matou. Porém, como você pode prever, essa alteração no passado traz danos inesperados no presente, fazendo com que o super-herói precise desfazer as mudanças de alguma forma.

Além de viagem no tempo, The Flash, assim como os outros seriados do Arrowverse, aborda a teoria do multiverso, onde universos paralelos existem com diferentes versões de cada personagem. Muitas vezes, essas séries fazem crossovers, onde personagem de uma aparecem na outra, e também episódios especiais em conjunto. Apesar de não ser obrigatório, você terá uma experiência mais completa caso também acompanhe Arrow, Supergirl e Legends of Tomorrow.

The Flash está em sua quinta temporada e no Brasil você pode acompanhá-la na TV aberta pela Rede Globo ou pelo canal de TV a cabo Warner Channel.

6. Doctor Who

https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04190601343323.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04190601343323.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

  • Reino Unido, 1963

Provavelmente a mais famosa, e mais antiga, de todas as séries sobre viagem no tempo, a produção britânica Doctor Who faz sucesso há mais de 55 anos. A série conta as aventuras do Doutor (Jodie Whittaker), um alienígena da espécie Senhor do Tempo, que viaja através do tempo e espaço em uma nave chamada TARDIS, que assume a forma de uma cabine telefônica inglesa dos anos 1960. Achou confuso? Pode ficar ainda mais!

O personagem principal ainda tem o poder de se regenerar quando passa por uma situação em que está ferido de maneira fatal, o que o faz ter uma aparência diferente em cada encarnação. Essa capacidade de regeneração é justamente o que permite que o Doutor tenha sido interpretado por diversos atores, como David Tennant, conhecido por Harry Potter e Jessica Jones; Matt Smith, que interpreta o Príncipe Philip em The Crown, e atualmente por Whittaker, a primeira mulher a assumir o papel.

Ao contrário do que ocorre na maioria das séries, as viagens de Doctor Who não acontecem nem ao acaso, nem necessariamente por alguma motivação qualquer. O Doutor e seus acompanhantes simplesmente gostam de passear no tempo e no espaço, explorando lugares e épocas diversas. Obviamente, eles acabam se colocando em situações em que são obrigados a fazer interferências, o que sempre traz confusões.

Doctor Who é produzida pela emissora britânica BBC e só chegou ao Brasil a partir do ressurgimento da série em 2005, com o nono Doutor, interpretado por Christopher Eccleston. Atualmente, o seriado é transmitido no Brasil simultânea e exclusivamente pelo Crackle, o serviço de streaming da Sony. Seus episódios especiais e as estreias também são exibidos em alguns cinemas.

7.Travelers

https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04190712702325.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04190712702325.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none;

  • Canadá/EUA, 2016

Quando a sociedade se encontra à beira de um colapso completo em um futuro distópico, agentes especiais — chamados de Viajantes — recebem a missão de voltar no tempo e impedir que diversos eventos desastrosos aconteçam e salvar o mundo. Os agentes são enviados em grupos de cinco; no caso, acompanhamos os viajantes Grant MacLaren (Erick McCormack), Marcy Warton (MacKenzie Porter), Carly Shannon (Nesta Cooper), Trevor Holden (Jared Abrahamson) e Phillip Pearson (Reilly Dolman).

A viagem no tempo em Travelers, diferentemente das de outras séries, não é física, mas sim mental. A consciência dos viajantes é implantada no corpo de alguém que está prestes a morrer no tempo em que desejam visitar, para evitar maiores problemas na linha temporal. Os alvos dos agentes são localizados através de aparelhos eletrônicos, como um celular com GPS, e as missões são distribuídas por uma Inteligência Artificial, chamada de Diretor.

O seriado tem a maior nota desta lista entre os avaliados no site agregador de críticas Rotten Tomatoes. Sua primeira temporada tem 100% de aprovação e é descrita como "original", "imprevisível" e "revigorante" em um tema já tão utilizado como viagem no tempo. Os críticos também elogiam o equilíbrio entre suspense e humor que Travelers consegue obter.

Travelers foi uma coprodução entre o canal de TV canadense Showcase e o serviço de streaming americano Netflix, durante as duas primeiras temporadas. A partir da terceira, que estreou em dezembro de 2018, a Netflix assumiu o controle total da produção e dos direitos de transmissão.

8. El Ministerio del Tiempo

https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04190844420326.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04190844420326.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

  • Espanha, 2015

O Ministério do Tempo é uma instituição governamental que guarda as Portas do Tempo, e também segredo mais bem guardado da Espanha. Pouquíssimos além da Família Real, o Primeiro-ministro e um grupo seleto de pessoas sabem ou têm permissão para saber que ele existe. Por que tanto mistério? Para evitar que indivíduos as utilizem indevidamente e alterem o passado ou futuro em benefício próprio.

Para que o Ministério se mantenha funcionando, pessoas de diferentes épocas trabalham lá. Na série acompanhamos Amélia Folch (Aura Garrido), uma das primeiras mulheres a ingressar na universidade no século XIX; Alonso de Entrerríos (Nacho Fresneda), um soldado do século XVI condenado à morte e salvo pelo Ministério; e Julián Martínez (Rodolfo Sancho), um enfermeiro dos tempos atuais. Sua missão é proteger a linha do tempo e, quando necessário, viajar pelas Portas para garantir que tudo aconteça da forma que deveria.

El Ministerio del Tiempo é focado na história espanhola, por isso personagens importantes e célebres, como Lope de Vega (Victor Clavijo), Diego Velázquez (Julián Villagrán) e Miguel de Cervantes (Pere Ponce), aparecem na trama. É uma série difícil de ser definida em um gênero e pode ser classificada tanto como ficção científica quanto fantasia.

A produção é das empresas espanholas Onza Partner e Cliffhanger para o canal L1 da TV pública espanhola. Os direitos de exibição mundial são do serviço de streaming Netflix. Após 1 ano de incertezas se a série continuaria ou não, o portal espanhol Vertele afirmou que haverá uma quarta temporada.

9. Nine: Nove Vezes Viajante do Tempo

https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04191049904328.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04191049904328.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

  • Coreia do Sul, 2013

Park Sun-woo (Lee Jin-wook) é um âncora de TV bem-sucedido que, após sofrer uma tragédia familiar, encontra nove incensos misteriosos que permitem que ele volte no tempo. Ele pretende utilizá-los com cautela para conseguir proteger a sua família e recuperar a sua amada, mas aprende que não é possível alterar o passado sem modificar completamente o presente de muitas pessoas, incluindo o dele mesmo.

A mecânica de viagem no tempo de Nine é completamente diferente das que costumamos ver na mídia ocidental. Os incensos o levam de volta 20 anos no passado, e a viagem dura apenas enquanto o incenso queima — cerca de 30 minutos; ele não tem como desfazer os fatos que já alterou, pois cada nova viagem ao passado acontecerá após os eventos da viagem anterior; e, finalmente, como o título da série diz, Sun-woo tem apenas nove chances de conseguir colocar tudo em ordem.

Diferentemente de elaboradas explicações científicas ou de resolver o assunto com superpoderes, Nine traz um elemento místico para o tema viagem no tempo — similar ao que ocorre em Outlander, por exemplo. A série questiona, também, se vale a pena o preço que se paga ao modificar o passado e se, às vezes, não seria melhor simplesmente deixar as coisas como elas estão. Um aviso aos ansiosos: o final é aberto a interpretações.

As séries asiáticas, também conhecidas como dramas ou doramas, estão cada vez mais populares no Ocidente. Com a expansão de serviços de streaming como Netflix e Hulu, a possibilidade de assistir a produções como Nine, legendadas e sem precisar recorrer à pirataria, aumentou bastante. Nine foi transmitida originalmente no canal de TV sul-coreano tvN, mas no Brasil você pode assisti-la na Netflix.

10. Tru Calling

https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04191128717329.jpg" alt="" data-mce-src="https://tm.ibxk.com.br/2019/01/04/04191128717329.jpg" data-mce-selected="1" style="box-sizing: border-box; max-width: 100%; height: auto; vertical-align: middle; outline: black solid 1px; resize: none; color: rgb(64, 64, 64); font-family: "Source Sans Pro", sans-serif; font-size: 18px; text-align: start; background-color: rgb(255, 255, 255);

  • EUA, 2003

Tru Davies (Eliza Dushku) precisa conseguir um emprego no necrotério da cidade após perder sua vaga de estágio em um hospital. Logo em seu primeiro dia de trabalho, o corpo de uma mulher parece acordar e pedir sua ajuda. Assim Tru descobre que tem o poder de voltar ao passado, impedir a morte daquela mulher e ainda consertar alguns erros que ela própria havia cometido.

Tru Calling é um drama sobrenatural, no qual algumas pessoas como Tru recebem um “chamado” para salvar vidas através da viagem no tempo. Apesar de ser um poder, Tru não pode escolher o momento em que ela volta ao passado — ele é determinado quando ela recebe um pedido de ajuda de alguém que faleceu antes da hora.

Infelizmente, a série foi cancelada após a sua segunda temporada, e não poderemos ver como termina a saga de Tru. Mas para quem gosta do tema, é uma boa pedida.

Originalmente transmitida pela FOX nos Estados Unidos e pelo canal de TV a cabo FOX Life no Brasil, Tru Calling não está disponível em serviços de streaming atualmente, mas foi lançada em DVD.

Já assistiu a algumas dessas séries? Conte nos comentários qual é a sua favorita!

Este texto foi escrito por Carolina Bernardi via nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.