28 personagens engraçados em séries de comédia

Equipe TecMundo
Imagem de: 28 personagens engraçados em séries de comédia

A fórmula para fazer com que uma série cômica tenha sucesso não depende apenas dos diretores e roteiristas, pois os personagens também têm grande influência nesse triunfo; por vezes, eles e seus intérpretes são responsáveis por prolongar o tempo de vida do seriado.

É difícil decidir quem são os personagens mais engraçados da TV, tendo em vista o gigantesco legado de séries de humor. Sendo assim, selecionamos 28 personagens que, não importa quanto tempo passe, ainda nos fazem rolar de rir.

28. Amy Farrah Fowler

Amy Farrah Fowler surgiu em The Big Bang Theory como um "contato compatível" com Sheldon Cooper em um serviço de encontros online. Neurobióloga, nas primeiras vezes que aparece no programa ela é fria e narcisista, mas, ao fazer amizade com Penny e Bernadette, passamos a ver o seu lado mais humano e também romântico, quando começa a namorar o Sheldon. A atriz Mayim Bialik, que interpretou Amy, também é PhD na vida real, mas na área de neurociência.

27. Steven Hyde

Steven Hyde é um personagem da série The 70’s Show. Após ser abandonado pela mãe, ele vai morar no porão da casa do melhor amigo, Eric Forman. Hyde mantém uma boa amizade de gratidão e amor com os pais de Eric, sempre com um senso de humor espirituoso e sarcástico. Muitas vezes dá conselhos ruins para os amigos por simples entretenimento, é usuário de maconha e chega a ser preso por porte de drogas, fato que faz o pai de Eric expulsá-lo de casa.

26. Senhor Burns

Apesar de ter surgido como um vilão de Os Simpsons, o Senhor Burns conquistou o público com seu jeito megalomaníaco e sua incapacidade de lembrar o nome dos vizinhos, inclusive do próprio Homer Simpson. O teor sagaz do desenho ajuda bastante. Com uma ambição insaciável de ampliar sua riqueza, Senhor Burns é o dono da Usina Nuclear de Springfield. Seu fiel escudeiro, Waylon Smithers, muitas vezes tem que soltar os cachorros nos intrusos e até mesmo nos convidados que entram na mansão do bilionário.

25. Leonard Hofstadter

Leonard Hofstadter é o colega de apartamento e melhor amigo de Sheldon Cooper. Muitas de suas impaciências com Sheldon marcam os momentos engraçados de The Big Bang Theory. A vizinha Penny é seu principal interesse amoroso, e seu jeito inexperiente com ela também reserva boas situações cômicas. Eles se casam em Las Vegas no início da nona temporada.

24. Carlton Banks

Carlton Banks é o primo de Will (Will Smith) na série Um Maluco no Pedaço. O seu jeito mauricinho, seus discursos prolixos e o senso de que tem uma reputação pela qual zelar viram piadas na boca de Will. Porém, a marca registrada do personagem é sua hilária dança ao som de "It's No Usual", de Tom Jones, coreografia que o ator Afonso Ribeiro, intérprete de Carlton, faz até hoje em programas e eventos.

23. Howard Wolowitz

No quarteto nerd de The Bing Bang Theory, Howard Wolowitz é o único judeu, engenheiro e que não tem um doutorado. Diferentemente de seu amigo Raj, que tem inibição para falar com mulheres, o humor de Howard reside em suas cantadas e sua obsessão sexual. Ele conhece a futura esposa, Bernadette, na terceira temporada, e a primeira ligação que sentem é o fato de ambos terem mães dominadoras.

22. Gregory House

Gregory House, protagonista deDr. House, lidera uma equipe de diagnosticistas em um hospital de Princeton. Cínico e sarcástico, House protagoniza momentos de humor com sua língua ácida. Infelizmente, sua falta de empatia e simpatia pelos pacientes para resolver mistérios patológicos também gera episódios de tensão com a equipe.

21. Elaine Benes

Elaine Benes é a única mulher do elenco principal de Seinfeld. Nervosa e neurótica, seu humor se concentra nos momentos em que expressa emoções extremas, a ponto de empurrar pessoas e entregar segredos dos próprios amigos. Após o fim da série, a atriz Julia Louis-Dreyfus reprisou a personagem em Saturday Night Live, um dos maiores programas de comédia dos Estados Unidos.

20. D.J.

D.J. é o protagonista da série médica Scrubs. Interpretado por Zach Braff, o personagem também atua como o narrador do programa. O médico é carismático e sociável, mas são seus devaneios, seus momentos de fantasia em meio à rotina, os pontos fortes da comédia em seu caráter.

19. Liz Lemon

Protagonista da série 30 Rock, Liz Lemon é interpretada por Tina Fey e é escritora de um programa de TV. A personagem é retratada com poucas habilidades sociais, como nas tentativas de conseguir um namorado, mas muito sarcasmo. Liz é nerd e grande fã de Star Wars, fazendo metáforas de sua vida com os acontecimentos dos filmes.

18. Jerry Seinfeld

Jerry Seinfeld é o personagem-título da série Seinfeld, que gira em torno dele e de seus amigos Elaine, Cosmo e George. Jerry é a voz da razão do grupo, sempre comentando com profunda ironia os costumes estranhos dos colegas.

17. Mr. Bean

Criado e interpretado pelo ator Rowan Atkinson, Mr. Bean é o personagem-título de uma série britânica que gerou sucesso no mundo inteiro. Com seu jeito ingênuo e desastrado, ele sempre entra em alguma confusão, buscando formas impensáveis de sair do aperto. Vale notar que o personagem muito raramente fala, então as expressões faciais de Atkinson são bem utilizadas para criar comicidade.

16. Brian Griffin

Brian é o cachorro da família Griffin, do desenho Uma Família da Pesada, um dos personagens centrais da série, sendo escritor, erudito e apreciador de música clássica. Apesar de ser um animal falante e inteligente, ele carrega alguns instintos de sua raça, como se limpar com a língua e coçar as pulgas com as patas traseiras.

15. Phoebe Buffay

Interpretada por Lisa Kudrow, Phoebe Buffay é uma personagem do sexteto que compõe a série Friends. Ela é uma mulher bastante peculiar, com talento para música e massagem, poliglota, ao mesmo tempo em que é profundamente inocente: ela ainda acredita que Papai Noel existe. Sua franqueza surpreende em determinadas situações, tornando-a ainda mais engraçada.

14. George Costanza

"Senhor dos Idiotas", como o próprio se chama, George Costanza é um dos protagonistas de Seinfeld. Muitos de seus momentos cômicos são provenientes de tentativas de engatar um relacionamento. Em um dos episódios, ele usa a aliança de casamento do pai de Kramer, seu amigo, com o pretexto de que mulheres flertam mais facilmente com homens casados. Na prática, ele comprova que é verdade, mas não sabe como abordar as pretendentes.

13. Will

Will é o protagonista da sitcom Um Maluco no Pedaço, cujo sucesso foi responsável por levar Will Smith ao estrelato. A série mostra o jovem Will, de origem humilde, mudando-se para a luxuosa casa do tio Phil. A convivência dele com a família rica é um choque de cultura que rende muitos momentos cômicos, e sua implicância com o primo Carlton também é um ponto forte do humor da série.

12. Barney Stinson

Barney Stinson é um dos protagonistas da comédia How I Met Your Mother, um cara extremamente mulherengo que não gosta de compromissos sérios. Oportunista e manipulador, ele sempre elabora táticas para fazer com que Ted, personagem central da série, conheça novas mulheres.

11. Joey Tribbiani

Assim como Phoebe, Joey Tribbiani é um personagem de Friends conhecido por seu lado bobo. Ele é ator, ama comida e geralmente está saindo com alguma garota, inclusive chegando a ter um breve romance com Rachel, o que incomoda Ross. É bem-humorado e carinhoso e seu sucesso foi tão grande que, após o fim de Friends, ganhou sua própria série, que durou duas temporadas.

10. Bender

Bender é um robô do desenho Futurama. Os únicos humanos com quem tem afinidade são Fry e Hermes Conrad, e raramente demonstra ter empatia por outros seres vivos. Um dos seus passatempos favoritos é roubas coisas. E, por mais que não consiga se alimentar com comida, o personagem é encantado por culinária.

9. Dwight Schrute

Dwight Schrute é um dos funcionários da empresa Dunder Miffin na série The Office. Ele vive em uma fazenda de beterrabas, e, apesar da sua falta de habilidade social ser notável, demonstra ser exímio em níveis especializados de conhecimento e treinamento em gerenciamento de hospitalidade, sedução, dinâmicas sociais, agricultura, espionagem e economia. Além disso, ele ama séries e filmes, artes marciais e tem grande rivalidade com seu colega de trabalho Jim Halpert.

8. Chandler Bing

Chandler Bing é o personagem mais sarcástico de Friends e o humor é sua ferramenta de defesa. Por trás de todas as piadas e ousadia, esconde-se um perfil carente, resultado do trauma pelo divórcio dos pais. Ele sofre em tentar manter compromisso com outras pessoas, e seus amigos zombam dessa característica. No decorrer da série, Chandler acaba tendo um romance com Monica, irmã de Ross.

7. Cosmo Kremer

Cosmo Kremer é conhecido como o personagem mais insensível e indiferente de Seinfeld. Sua extrema franqueza faz com que seus amigos muitas vezes enxerguem verdades que antes não conseguiam. Ainda que tenha essas características fortes, ele é amoroso com os amigos e está sempre disposto a ajudá-los.

6. Bart Simpson

Bart é provavelmente o membro mais desajustado da família Simpson, depois de seu pai, Homer. Desordeiro, ele perturba os morados de Springfield com seu skate e estilingue e também é conhecido por ser um péssimo aluno. Corriqueiramente, troca xingamentos com Homer, que sempre tenta estrangulá-lo. No entanto, bem lá no fundo, o garoto tem bom coração e demonstra isso em pequenas atitudes, como ajudar a irmã Lisa e fazer amizade com os excluídos da escola, Milhouse e Ralph.

5. Michael Scott

Interpretado por Steve Carrel, comediante nato, Michael Scott é o chefe incompetente de The Office. Sua produtividade de trabalho é menor, e, por mais que queira desenvolver amizade com seus funcionários, muitas vezes faz com que eles se distraiam. Suas responsabilidades como gerente regional são geralmente postas de lado pela procrastinação e pelos interesses pessoais em primeiro lugar.

4. Peter Griffin

Peter é o patriarca da família Griffin em Uma Família da Pesada. A coisa que mais gosta de fazer é assistir à TV, sua banda favorita é Kiss e ele nutre grande amizade com o cachorro da família, Brian. Em um dos episódios, confirma-se em um teste de Q.I. que seu intelecto é inferior à categoria de retardo mental. Pelo fato de o desenho ter um humor mais adulto, coisas ruins já aconteceram devido às deficiências de Peter, como a morte de seu padrasto. O personagem também tem o costume de tentar provar sua masculinidade para a esposa, Lois, e se proclama ciumento diversas vezes, situações que também são usadas para a comédia da série.

3. Stewie Griffin

Já deu pra perceber que Uma Família da Pesada é um desenho incomum. O caçula da família, Stewie Griffin, é considerado um gênio do mal. Seus discurso é composto por um vocabulário avançado e conteúdo homicida, já que ele é obcecado por um "matricídio" mundial. Ele se envolve em atos violentos e criminosos e seu vasto conhecimento em física, engenharia mecânica e armas de fogo são impressionantes.

2. Homer Simpson

Os Simpsons já está no ar há mais de 3 décadas e seu sucesso corresponde a seus personagens cômicos e roteiros afiados e criativos. Mas Homer Simpson, patriarca da família protagonista, supera-se na maioria dos aspectos. Ele é ignorante, preguiçoso, alcóolatra e se diverte com a desgraça alheia; também é bastante suscetível a ter explosões emocionais, muitas vezes causadas pelo filho Bart e pelo vizinho Ned Flanders. Apesar de tudo isso, ele tem seus momentos de marido atencioso e pai carinhoso.

1. Sheldon Cooper

Sem sombra de dúvidas, Sheldon Cooper não poderia faltar nesta lista. Aquele que, dentre todo o elenco de The Big Bang Theory, é o mais nerd, problemático e engraçado. Desde pequeno, Sheldon é considerado um prodígio: entra na faculdade aos 11 anos de idade e recebe seu primeiro doutorado aos 16. Ainda criança, ele constrói um reator nuclear para fornecer energia gratuita a sua cidade natal, mas seu plano é frustrado por agentes do governo que o alertam sobre ser ilegal armazenar urânio em casa. Sheldon tem transtorno obsessivo-compulsivo, é narcisista, egoísta, emocionalmente imaturo, tem o ego inflado e é incapaz de sentir empatia. Sempre por meio de coerção e intimidação, ele interrompe a vida dos amigos para conseguir o que quer. Sua personalidade se modifica e melhora com a amizade de Penny e seu relacionamento com Amy, com quem se casa na penúltima temporada da série.

Deixamos alguém de fora? Conte para nós nos comentários.

Este texto foi escrito por Leonardo da Vinci Figueiredo da Cunha via nexperts.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.