Chernobyl: ator Jared Harris comenta minissérie da HBO

Minha Série
Imagem de: Chernobyl: ator Jared Harris comenta minissérie da HBO

Mesmo tendo acabado há algumas semanas, Chernobyl continua sendo a série do momento. Quebrando recordes, superando expectativas e enfurecendo governantes russos, ela vai continuar dando o que falar por um bom tempo. E quem falou sobre ela foi o ator Jared Harris, que interpretou Valery Legasov, em entrevista ao portal Deadline. Confira abaixo o que ele tem a dizer sobre o novo sucesso da HBO.

Sem vilões ou mocinhos

https://tm.ibxk.com.br/2019/06/21/21163901088153.jpg" alt="Divulgação/HBO

Um dos pontos levantados pela entrevista é o fato de que os personagens responsáveis por gerenciar a situação não são mostrados necessariamente como maus ou bons, mas como seres humanos complexos. Sobre isso, Harris disse que “todos tem um grau de culpabilidade. Eles são parte do sistema e, nesse sentido, eles carregam alguma responsabilidade sobre como o sistema atua.”

Para ele, os únicos inocentes na situação foram os personagens de Jesse Buckley, Lyudmilla, e de Emily Watson, Khomyuk.

Quem é Legasov

https://tm.ibxk.com.br/2019/06/21/21164014790154.jpg" alt="Divulgação/HBO

Harris interpretou o químico soviético Valery Legasov, chefe da comissão responsável por investigar o acidente na Usina Nuclear de Chernobyl. Ao falar sobre o que pensa de Legasov, o ator disse que “Ele parecia ser uma pessoa extremamente confiante. Alguém confortável em estar na liderança e sentia que ele era a pessoa certa para situação como essa.” Entretanto, Harris afirmou que a visão do roteirista não foi a mesma que a sua.

O ator conta que “ele disse que estava procurando por um contraste no antagonismo inicial entre Shcherbina and Legasov,” e complementa “Na mente de Legasov, Shcherbina sempre foi ‘o cara’. Ele é sempre o líder, então qualquer coisa que Legasov quer fazer, ele tem que pedir a Shcherbina. No nosso roteiro Shcherbina era a pessoa no comando. Agora, na realidade, eu suspeito que não foi necessariamente o caso. Não tenho certeza, mas, pelo que ví de Legasov, acho que ele provavelmente tinha mais atitude que na nossa versão.”

Legasov e Shcherbina

https://tm.ibxk.com.br/2019/06/21/21164129773155.jpg" alt="

Os personagens de Legasov e Scherbina, interpretado por Stellan Skarsgård, têm um relacionamento complexo que vai se modificando ao longo da história. Sobre eles, Harris disse que “tem uma jornada que esses personagens atravessam um com o outro. Existe uma discussão, por exemplo, sobre a primeira vez que o personagem dele me chama de ‘Valery’ e a primeira vez que o chamo de ‘Boris’. Pequenas coisas como essa, que você vai percebendo, indicam a jornada sem pegar a audiência desprevenida.”

O ator também comentou sobre seu relacionamento com Skarsgård. “Gosto muito de Stellan e nos demos bem imediatamente. Nós dois entendemos a história que estávamos contando e como uma história complementava a outra.” Segundo ele, “às vezes — não frequentemente — existe uma insegurança entre os atores, quando um começa a achar o material do outro mais interessante. Isso não aconteceu com Stellan.”

Sobre a veracidade da série

https://tm.ibxk.com.br/2019/06/21/21164236897156.jpg" alt="

Quando perguntado sobre àqueles que questionam o quão verídica é Chernobyl, Harrys respondeu que “Seria como olhar para uma pintura e dizer ‘Bem, não gosto de como isso soa'. Estamos trabalhando com uma mídia diferente de um documentário. É ficcional.” O ator ainda explica que a complexidade da situação também interfere, e que contaram em 5 horas uma história que se passou em 2 anos.

Ele ainda ressaltou a atenção do roteirista, Craig Mazin, e do diretor, Johan Renck, para cada detalhe, desde a história em si, até a parte técnica de figurino, maquiagem e cenografia. “Havia consultores no set, em quem eles confiavam e dependiam. O sentimento de autenticidade estava lá e, no que diz respeito à narrativa, você quer chegar ao mais próximo possível da verdade da história que você está tentando contar, mesmo que isso signifique divergir do factual.”

Todos os episódios de Chernobyl estão disponíveis na plataforma da HBO GO. Você já assistiu a minissérie? O que achou da atuação de Harris como Legasov? Comente!

Este texto foi escrito por Carolina Bernardi via nexperts.

Saiba mais sobre Chernobyl:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.