A 3ª temporada da série Stranger Things já está disponível no catálogo da Netflix e bateu vários recordes, provando que a fórmula da nostalgia e das aventuras em Hawkins ainda funciona a todo vapor.
E, assim como nos arcos anteriores, os criadores do seriado, Ross e Matt Duffer, se inspiraram ou homenageiam diretamente uma série de produções dos anos 80 para criar cenas de romance, drama e ação — incluindo vários clássicos do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde que muita gente cresceu assistindo.
Nossos vídeos em destaque
Várias das referências são bem diretas, mas outras são um pouco mais obscuras. Será que você reconheceu todas? Confira a lista abaixo!

O clássico absoluto estrelando Christopher Lloyd (o Dr. Emmett Brown) e Michael J. Fox (Marty McFly) estreou em 1985, ano em que a temporada acontece. Por isso, não é nada esquisito quando Dustin (Gaten Matarazzo), Erica (Priah Ferguson), Robin (Maya Hawke) e Steve (Joe Keery) entram em uma sala de cinema para se esconder e se deparam com a exibição.

Uma série de filmes sobre criaturas pegajosas e gosmentas serviu de inspiração para o visual e a movimentação do principal antagonista da temporada. Vale a pena destacar três deles. O remake A Bolha Assassina mostra uma pequena cidade invadida por uma substância que absorve humanos e não curte uma temperatura extrema, enquanto o clássico do horror Enigma de Outro Mundo, dirigido por John Carpenter e estrelado por Kurt Russell, é um show de efeitos práticos e criaturas derivadas de humanos.
Já A Coisa é um pouco menos conhecido, mas também marcou a década de 1980 ao mostrar uma gosma que controla a mente das pessoas para dominar o planeta. Soa familiar?
https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222511262165.jpg
Outro clássico do terror é referenciado em mais de uma forma, mas desta vez o filme não é exatamente do mesmo período em que a série se passa. A produção Alien: O Oitavo Passageiro, protagonizada por Sigourney Weaver, mostra um organismo que se aloja no corpo de um hospedeiro até o momento de "chocar". Além disso, é impossível não se lembrar dos encontros de Ellen Ripley com os xenomorfos — em especial um que acontece no terceiro filme da franquia — quando Nancy (Natalia Dyer) é encurralada por um monstro em um quarto de hospital na série.
https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222622088166.jpg
Perseguições de carros, um veículo que parece ganhar vida "do nada" no Starcourt e cenas com faróis iluminados em ambientes escuros? É impossível assistir ao sétimo episódio da temporada e não pensar no automóvel homicida Christine. A entidade se originou no conto de Stephen King, que foi adaptado para os cinemas em 1983 por John Carpenter.
https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222650119167.jpg
A mistura de remake com sequência de A Morte do Demônio (ou Evil Dead, no título original) mistura horror e comédia de uma forma bizarra, algo que Stranger Things tenta replicar em doses bem mais leves. Nesta temporada, a reunião de personagens na cabine de Hopper para combater a criatura, Billy sendo levado pela criatura logo no primeiro episódio, os tentáculos do monstro e até Nancy se armando com estilo evocam as loucuras vividas pelo personagem Ash Williams (Bruce Campbell).
https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222440809164.jpg
A amizade entre Max (Sadie Sink) e Eleven (Millie Bobbie Brown) é um dos arcos mais divertidos da temporada e, durante uma conversa cotidiana entre as duas enquanto folheiam revistas, surge um galã da época: Ralph Macchio. Se você não faz ideia de quem ele é, não se preocupe! O ator estava mesmo em alta na década de 1980, já que é ninguém menos que Daniel-san, protagonista da franquia Karate Kid, iniciada em 1984. A camiseta usada por Lucas no fim da série também remete ao clássico.
https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222340029163.jpg
Alexei, o cientista russo pego como refém por Joyce (Winona Ryder) e Hopper, sofre bastante nas mãos do xerife em momentos de fúria. A forma não tão atlética do personagem e seu temperamento agressivo levam o pesquisador a se referir ao sequestrador por um apelido bem peculiar: "Rambo gordo". Em 1985, estreava Rambo 2: A Missão, filme que colocou de vez a franquia no caminho da ação desenfreada no meio da guerra do Vietnã.
https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222242249159.jpg
Outro clássico da época, A História Sem Fim é homenageada por Stranger Things no final da temporada de uma forma bem inusitada: Dustin e a namorada, Suzie, fazem um dueto do sucesso "NeverEnding Story", de Limahl. No filme, um menino chamado Bastian encontra um livro sobre uma terra cheia de fantasia — e parte para salvá-la ao lado de companhias mágicas.
https://tm.ibxk.com.br/2019/07/09/09222320076162.jpg
Há uma referência diferente na terceira temporada de Stranger Things: homenagens a um filme que, na época em que a série se passa, ainda não existia. É o clássico Jurassic Park, de Steven Spielberg, cuja essência aparece em vários momentos: em um discurso do prefeito Kline e principalmente em um momento de perseguição no shopping, uma recriação de um dos momentos mais tensos do longa envolvendo o T-Rex.
Vale lembrar que Stranger Things é um show de referências, o que significa que nem todas as referências ao cinema feitas na temporada estão na lista — várias passaram despercebidas ou são apenas menções em pôsteres na parede, por exemplo. Qual foi a sua homenagem favorita desta vez? Deixe o seu comentário!
Este texto foi escrito por Nilton Kleina via nexperts.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)