Watchmen: 7 pistas dadas sobre a identidade do Dr. Manhattan (Spoilers)

Minha Série
Imagem de: Watchmen: 7 pistas dadas sobre a identidade do Dr. Manhattan (Spoilers)

Atenção! O texto contém spoilers do episódio 01x07 de Watchmen, "An Almost Religious Awe".

O sétimo episódio de Watchmen matou a curiosidade (e acabou com muitas teorias) dos fãs mais ansiosos para saber o que teria acontecido com Dr. Manhattan três décadas após o fim da trama original. Damon Lindelof é conhecido por deixar pistas ao longo das temporadas das suas criações, como em Lost e The Leftovers, e com a mais nova produção da HBO não seria diferente.

Revelar o paradeiro do Dr. Manhattan foi prometido já no trailer da série, mas Lindelof foi além e fez uma reviravolta que poucos esperavam: o personagem estava na Terra esse tempo todo e havia reencarnado em um dos protagonistas. O alterego de Jonathan Osterman agora é Cal Abar (Yahya Abdul-Mateen II), marido de Angela Abar (Regina King).

Os episódios anteriores davam pistas desta grande reviravolta em Watchmen, confira algumas delas. Será que Rorschach descobriria logo no início?

1. O nome de Cal

Esta pista é para os fãs de Superman. Embora seja escrito de maneira diferente, "Cal" tem a mesma pronúncia do nome do kriptoniano. Os dois heróis são frequentemente comparados na mitologia da série.

2. O lustre da sala de jantar de Angela

Durante um jantar na casa dos Abar, no primeiro episódio da série, há um enquadramento curioso: o lustre sobre a mesa é mostrado de cima para baixo. A composição recria o modelo do átomo de Rutherford, símbolo do Dr. Manhattan, com sete pratos representando os elétrons e uma grande tigela servindo como núcleo.

3. O avô de Angela já sabia

No 2° episódio, “Martial Feats of Comanche Horsemanship”, Will Reeves (Louis Gossett Jr.), o avô de Angela, afirma que é possível que o Dr. Manhattan estivesse na Terra, fingindo ser humano. Ela nega e diz que isto seria impossível, já que o personagem estaria em Marte e não teria esse tipo de poder.

4. Laurie Blake (Jean Smart) não esqueceu o ex

Desde que apareceu no episódio 3, "She Was Killed by Space Junk", Laurie pareceu muito interessada em Cal. Ela passa muito tempo falando sobre ele, elogiando sua aparência e até vai se encontrar com o protagonista quando a esposa não está por perto. Vale lembrar que a agente Blake, ainda em seus tempos de Espectral, tinha um relacionamento amoroso com o Dr. Manhattan.

5. A ideia de Cal sobre a morte

No episódio 4, "If You Don’t Like My Story, Write Your Own", Cal fala com os filhos sobre a morte. Ele fala de uma maneira que só o Dr. Manhattan poderia descrever. Na verdade, ele usa a exata mesma frase do personagem nos quadrinhos: "Um ser vivo e um corpo têm o mesmo número de partículas. Estruturalmente, não há uma diferença visível".

6. "Eu não me sinto confortável na minha própria pele"

Em Watchmen, os personagens adoram assistir ao docudrama sobre os Minutemen, American Hero Story. Um dos heróis representados é o Justiça Encapuzada, que fala em um dos episódios: "Eu nunca me senti confortável na minha própria pele, então eu criei uma nova. Assim que eu a assumi, nós nos tornamos um." A frase pode se referir a vários personagens da série, inclusive ao Dr. Manhattan.

7. "Eu não me sinto confortável na minha própria pele"

Minutos antes do público descobrir tudo, vemos Angela ainda criança pintando uma espécie de boneca russa do Dr. Manhattan no orfanato em que vivia no Vietnã. Para quem não pegou a referência, esse tipo de brinquedo esconde uma (ou várias) réplicas de si mesmo no interior. Somando isso à brutal cena em que a protagonista literalmente quebra o crânio de seu marido para "acordar" o herói dentro dele, o simbolismo é claro.

Watchmen está na primeira temporada. A série pode ser assistida na HBO ou por streaming na HBO GO.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.