Em Prova, de Viih Tube, e mais: webséries têm dominado o YouTube

Minha Série
Imagem de: Em Prova, de Viih Tube, e mais: webséries têm dominado o YouTube

Um novo estilo de contar histórias tem crescido no YouTube e atraindo cada vez mais espectadores. Trata-se das webséries, formato utilizado para produzir vídeos mais longos e visto como uma oportunidade para inovar na plataforma. No Brasil, destacam-se nomes como Vitória Moraes, conhecida por Viih Tube, e Pedro Rezende, o Rezendeevil, dois sucessos entre o público com suas respectivas produções.

Ambos já tinham um canal consolidado no YouTube e produziam conteúdo regularmente antes de entrarem de vez para o mundo das webséries. O sucesso que as séries geraram foi suficiente para atrair ainda mais espectadores para o canal dos youtubers, que são atores nas produções e se tornam figuras ainda mais conhecidas.

Sucesso de visualização

Mesmo com o formato ainda novo no YouTube, as webséries conseguiram números impressionantes de visualização. É o caso das produções de Viih Tube, por exemplo. Em Prova, a mais recente, foi lançada em junho de 2019 e o primeiro episódio conta com quase 9 milhões de visualizações apenas nesse meio tempo.

O público alvo das webséries são adolescentes e jovens entre 11 e 22 anos. Por isso, a linguagem acessível e os assuntos do cotidiano, como relacionamentos, bullying e vida acadêmica, são os principais atrativos das produções. Os jovens se identificam com a história contada na websérie e ficam presos, em busca de saber como aquelas situações serão resolvidas.

Assim, cada episódio de Em Prova, de Viih Tube, conta com milhões de acessos. O Enigma, outra produção da youtuber, também foi um sucesso. A série completa soma mais de 80 milhões de visualizações, sendo esse um marco para uma produção brasileira.

(Fonte: Portal Olhar Dinâmico/Reprodução)
(Fonte: Portal Olhar Dinâmico/Reprodução)

Aproximação com o público

A produção mais simples, quase intimista, é outro fator que ajuda os espectadores a se sentirem tão à vontade com esse novo formato no YouTube. É essa premissa que segue o também youtuber Rezendeevil. Sua websérie O Parque Misterioso tem um investimento menor do que as que são produzidas por Viih Tube, mas alcança também um ótimo desempenho. Cada episódio atinge entre 500 mil e 1 milhão de visualizações.

É uma forma de dinamizar o conteúdo do canal no YouTube. Rezendeevil, por exemplo, costuma disponibilizar mais de um vídeo por dia. Com sua websérie, aparecendo em uma posição diferente da que seus fãs costumam vê-lo, é também uma forma de prender a atenção e atingir um público maior. Pessoas que não gostam do seu conteúdo regular podem se interessar pela história contada na série. Assim, o youtuber conquista mais espaço na plataforma e também fora dela.

O sucesso das produções, como é o caso de Em Prova e O Parque Misterioso, por exemplo, é tão grande que chegou a chamar a atenção do próprio YouTube. Mesmo que a empresa não ajude as webséries diretamente, divulgando ou comprando os direitos de produção, ela tem feito estudos sobre esse novo formato que tem atingido números surpreendentes a cada episódio.

A plataforma tem entrado em contato direto com os produtores das webséries como forma de entender os motivos de todo o sucesso. Talvez, futuramente, os dados sejam aplicados às suas próprias produções.

Nesse novo formato que cresce continuamente, o Brasil tem uma grande participação graças a nomes como Viih Tube e Rezendeevil, youtubers já conhecidos em território nacional e com tendência a crescerem ainda mais.

Assista "Em Prova" aqui!

Texto escrito por Flávio Motta Coutinho via Nexperts.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.