Naruto: por que o anime é tão popular?

Minha Série
Imagem de: Naruto: por que o anime é tão popular?

Naruto é um dos animes mais populares do mundo, competindo frente a frente com lendas dos desenhos japoneses como Fullmetal AlchemistPokémonDragon Ball e Digimon. É um dos seriados mais assistidos e com o qual boa parte dos fãs mais se identificam. A questão que fica, todavia, é: quais são as características que tornam Naruto em um anime tão único?

O desenho que é exibido na televisão é baseado na coleção de mangás homônimos, que foi lançada em 1997. Devido ao grande sucesso dos HQs, a série Naruto foi lançada na TV em 2002.

A série da anime durou até 2017 e contou com 220 episódios. E rendeu outro seriado, Naruto Shippuden, que teve incríveis 500 episódios. Além disso, foram mais 11 filmes produzidos sobre o anime e o mangá. Impressionante, não é mesmo?

Mas por que esse enorme sucesso, afinal?

Os personagens

Um dos pontos que atrai o público é a grande variedade de personagens no anime. Existem todos os tipos de personalidades e de estilos, desde os mais engraçados e estabanados até os mais sérios e rigorosos. Ou seja, você tem muitas opções de perfis para se conectar e se sentir representado!

Um exemplo é a comparação entre o próprio Naruto, engraçado e brincalhão, e o companheiro Sasuke, que é focado e rigoroso.

Além disso, os fãs cresceram junto com os personagens, acompanhando suas transformações e mudanças de pensamentos. Cada um deles é bem trabalhado e tem sua própria história.

Até os vilões, que são cruéis e impiedosos, são adorados. Isso porque são bem moldados, com razões e justificativas palpáveis para terem escolhido o caminho sombrio da destruição e do ódio.

Mesmo tendo um grande público masculino, outra característica que atrai muito as fãs é o fato das personagens femininas serem extremamente desenvolvidas e fortes. Elas não ficam apenas sofrendo e sendo vítimas. Na verdade, elas auxiliam em batalhas de formas cruciais durante o seriado.

(Fonte: Estúdio Pierrot/Reprodução)
(Fonte: Estúdio Pierrot/Reprodução)

O próprio Naruto

O protagonista do anime é uma das causas (talvez a principal) do sucesso do programa. Naruto é um garoto que, no início da série, sofre com o isolamento do mundo e com a realidade de ter muitos inimigos e poucos amigos. Entretanto, ele está sempre sorrindo e não deixa nada abalar o seu sonho de se tornar uma lenda ninja e o próximo Hokage.

É um personagem que nunca desiste, mas também é cheio de defeitos e mostra aos fãs que existe beleza nas imperfeições e que não acertar às vezes é uma condição que nos torna humanos!

A inspiração e os exemplos de vida

As lições de vida geradas pelo protagonista não são as únicas na série. O anime mostra também a importância das amizades e da justiça no mundo. Durante o seriado, Naruto mostra que o amor e a amizade são as melhores formas de combater o ódio e o mal. Vários personagens, inclusive, demonstram lealdade e sacrifício a fim de tornar o mundo em um lugar melhor.

Os exemplos não devem ser tomados ao pé da letra, claro, mas são ótimas mensagens e grandes inspirações mostrar que o amor e a certeza de um futuro mais brilhante são razões para irmos atrás de nossos sonhos.

Existem muitas pessoas no mundo passando por momentos difíceis e isso ajuda no processo de conexão com os fãs, que também passam por maus bocados. Os acontecimentos do anime refletem uma história sobre como lidar com os problemas e os traumas do passado.

As cenas de luta e os jutsus

Todas as cenas de batalhas e lutas de Naruto são um espetáculo à parte. Isso graças ao fato de que o universo Naruto é um mundo ninja recheado de possibilidades para combates.

São coreografias sensacionais e lutas extremamente criativas, que são inspiradas em misturas de artes marciais. Outro ponto crucial é que boa parte das lutas são em grupo, gerando batalhas muito dinâmicas e bem distribuídas!

Os jutsus são uma parte importante do universo do anime e das batalhas, uma vez que cada personagem tem o seu estilo próprio de luta. Dessa forma, existe uma variedade grande de jutsus e cada um deles tem uma função e promove um poder distinto durante os confrontos.

(Foto: Filmow/Reprodução)
(Foto: Filmow/Reprodução)

Ficou interessado ou está a fim de rever todos os episódios do anime? Naruto está disponível em plataformas de streaming como Netflix, Crunchyroll e Hulu.

Texo escrito por Gabriel Lopes Witiuk via Nexperts.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.