Top 10: as melhores séries de culinária na Netflix

Minha Série
Imagem de: Top 10: as melhores séries de culinária na Netflix

Nos últimos anos, houve uma revolução na TV, com a popularização dos programas de culinária. Tais atrações conquistaram o público e geraram outras verticais com essa temática, como documentários, filmes e séries, em especial na Netflix.

O serviço de streaming utilizou modelos antigos para unir culinária, viagens e concursos para, assim, renovar o gênero. Dessa forma, as produções agora buscam discutir a complexidade do tema ao abordar origens históricas e sociais de determinados alimentos e conscientizar o público sobre o consumo.

Confira nossa lista com as 10 melhores séries de culinária disponíveis na Netflix.

1. The Chef Show

Roy Choi, Gwyneth Paltrow e Jon Favreau em The Chef ShowIMDb/Reprodução
Roy Choi, Gwyneth Paltrow e Jon Favreau em "The Chef Show"

Após dirigir vários filmes de grande orçamento, em 2014 Jon Favreau teve a ideia de comandar um longa-metragem mais simples e com a temática de culinária. Assim, recorreu ao famoso chef Roy Choi para desenvolver Chef. Essa experiência, mais tarde, fez com que os dois se juntassem novamente para um novo projeto: The Chef Show.

Atualmente com três temporadas, o programa acompanha os ensinamentos de Choi para transformar a cozinha de restaurantes e criar ótimos pratos. Além de contar com participações de outros profissionais reconhecidos na área, como David Chang, Favreau convida nomes da indústria de entretenimento, como Seth Rogen, Sam Raimi, Robert Downey Jr. e Tom Holland.

2. Ugly Delicious

Ugly DeliciousTV Insider/Reprodução

David Chang, um dos cozinheiros mais prestigiados do mundo, comanda a atração da Netflix. Cada episódio é focado em uma única comida ou culinária, que ocasionalmente se vinculam à sua origem, temas de cultura pop e da própria vida do chef. No primeiro capítulo da nova temporada, por exemplo, ele experimenta comida de bebê com um bebê, preparando-se para a chegada de seu primeiro filho, Hugo.

A série, além de ser divertida, não tem medo de se aprofundar em outros aspectos ligados à culinária. Muitos episódios usam o contexto de determinado alimento para abordar questões sociais e políticas, como racismo e a experiência de imigrantes nos Estados Unidos.

3. Sal, Gordura, Acidez e Calor

Sal, Gordura, Acidez e CalorIMDb/Reprodução

A chef e autora de livros de receita, Samin Nosrat, roda o mundo explorando os quatro elementos do sabor essenciais para a boa comida. Pelo caminho, refeições de comer de joelhos e dicas valiosas. Com um sorriso radiante e uma humildade inconsciente, ela se entrega imediatamente aos espectadores e a todos com quem conversa para analisar alimentos e temperos.

Além de o programa ter a exploração como assunto principal, mostra as comidas preparadas por Nosrat de tal modo que a culinária pareça acessível e humana ao abraçar erros na cozinha.

4. Cooked

CookedIMDb/Reprodução

O escritor e ativista da alimentação Michael Pollan mostra como cozinhar transforma o mundo em que vivemos. A minissérie com quatro partes une história, cultura, ciência, tecnologia e culinária em uma exploração filosófica, desde a preparação até o consumo.

Exemplo disso é quando busca responder como os humanos começaram a cozinhar e como será o futuro da alimentação.

5. Somebody Feed Phil

Somebody Feed PhilIMDb/Reprodução

A atração é um prato cheio para quem sonha em viajar pelo mundo e provar seus sabores. Phil Rosenthal não é chef nem crítico de restaurantes, mas sim produtor de televisão, mais conhecido por criar Everybody Loves Raymond.

O programa acompanha suas visitas a vários países com o objetivo de experimentar novos alimentos. Com grande carisma, em especial graças a sua curiosidade, ele se torna o ótimo companheiro de viagem que todo mundo gostaria de ter ao explorar lugares e culinárias.

6. Street Food: Asia

Street Food: AsiaTV Insider/Reprodução

Em formato de documentário, o programa explora a comida de rua em nove cidades da Ásia e aborda a história de inventores de diversos pratos. Para isso, imagens de arquivos históricos são combinadas com as entrevistas para mostrar a importância social e econômica que os alimentos tiveram para várias famílias.

Alguns dos participantes trabalham em barracas que estão na família há gerações; outros foram capazes de tirar a família da pobreza e enviar os filhos para a faculdade graças à popularidade de seus pratos.

7. Chef's Table

O chef Grant Achatz, em Chef's TableIMDb/Reprodução
O chef Grant Achatz em "Chef's Table"

Nessa série de documentários de grande sucesso, que já tem seis temporadas, cada episódio apresenta um chef para mostrar a gastronomia em diversos cenários da melhor comida do mundo, com histórias de vida e conselhos de profissionais premiados.

Os capítulos de destaque incluem uma freira budista praticante que desenvolve culinária vegetariana, um episódio com foco apenas em chefs de pastelaria e um trabalho alimentar a céu aberto na Patagônia Argentina.

8. Restaurantes em Risco

Restaurantes em RiscoIMDb/Reprodução

Uma das atrações mais recentes da Netflix sobre culinária reúne três especialistas: um chef, um restaurador e uma designer, para revitalizar restaurantes que não estão conseguindo atingir o sucesso esperado.

O programa expõe um problema muito comum: às vezes, o restaurante está na melhor localidade e tem ótima infraestrutura, mas oferece pratos que pecam na qualidade. Restaurantes em Risco também aborda a cultura local e valoriza as paisagens dos arredores.

9. Na Rota do Taco

Na Rota do TacoTV Insider/Reprodução

A atração tem como foco a comida de rua favorita do México: taco. A série apresenta histórias e culturas diversas e desconhecidas do alimento. De modo divertido, cada um dos seis episódios é narrado por um tipo de taco.

A produção busca ser educativa e indicar com muito estilo as variedades do alimento, utilizando entrevistas com especialistas no assunto e proprietários dos locais de vendas nas ruas.

10. Rotten

RottenIMDb/Reprodução

Rotten tem como premissa se aprofundar na cadeia de produção dos alimentos para revelar que, muitas vezes, o que consumimos tem uma origem oculta e sombria. A série mostra verdades amargas e expõe fatos da produção global de comida para a conscientização sobre um tema que não é simples.

O programa mostra que determinado alimento pode estar ligado a cartéis de drogas mexicanos, bem como pode ter sido processado por prisioneiros chineses.

Qual você vai assistir primeiro, food lover?

Texto escrito por Ricardo de Carvalho Isídio via Nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.