Indicação da Semana #1: conheça Freud, a nova série da Netflix

Minha Série
Imagem de: Indicação da Semana #1: conheça Freud, a nova série da Netflix

O Minha Série inaugura hoje (03) mais uma seção para trazer informações de atrações televisivas ou disponíveis em serviços de streaming. Intitulado Indicação da Semana, o formato tem como objetivo sugerir seriados com base em sua relevância histórica, importância para o gênero, sucesso de crítica e público ou por se tratar de uma novidade. Dessa forma, todas as sextas-feiras abordaremos um conteúdo para que você saiba exatamente o que maratonar durante o fim de semana.

A dica de hoje é Freud, série austríaco-alemã da Netflix que retrata, de forma fictícia, a juventude de Sigmund Freud, o famoso psiquiatra e criador da psicanálise. O título se propõe a mostrá-lo como um ambicioso médico em busca de seu lugar na sociedade.

Robert Finster, como Freud Netflix/Reprodução 
Robert Finster como Freud

Introdução

Na Áustria do século XIX, Freud buscou dominar a técnica de hipnose, uma prática que, em sua opinião, deveria ser adotada por outros profissionais da área para explorar o subconsciente, responsável por parte do comportamento humano. Vale apontar que uma famosa cena dele sentado ao lado de um paciente que está deitado em um sofá foi resultado desse método, aplicado em suas primeiras sessões de terapia.

A série, que mistura elementos reais com fantasia, aborda no enredo conspirações criminais e políticas. Tais fatores atraem o protagonista, devido aos seus conhecimentos e métodos, para o centro de um grande mistério. Veja o trailer:

Sinopse

Freud estreou na Netflix em 23 de março de 2020 e tem 8 episódios de aproximadamente 50 minutos cada. Ambientada em Veneza, em 1886, a história leva Freud (Robert Finster) a ajudar o detetive Alfred Kiss (Georg Friedrich) e a médium Fleur Salomé (Ella Rumpf) a resolver uma onda de mistérios na cidade após um assassinato.

O suspense “histórico” foi criado por Marvin Kren (4 Blocks), que assina os roteiros ao lado de Stefan Brunner (Tatort) e Benjamin Hessler (4 Blocks).

Vale a pena assistir?

Sim! Freud não é cientificamente preciso e não tem como proposta ser um projeto exclusivamente verídico. Contudo, é uma saga de suspense e intrigas com reviravoltas assustadoras e psiques reprimidas que tomam forma e se fundem em um show de terror bem divertido.

Para os fãs desse gênero, o seriado entrega ótima produção e desenvolvimento. Além disso, vale apontar os belos cenários urbanos, com filmagens realizadas em Praga (capital da República Checa), valorizados por sua arquitetura em tom sombrio.

George Friedrich, como o detetive Alfred Kiss  Netflix/Reprodução 
Georg Friedrich como o detetive Alfred Kiss

Quem pode gostar?

Em entrevista ao site da Variety, Kren comentou a liberdade criativa aplicada para tornar a série atual e atrativa. "Ao fazer dramas de época ou suspense, deve-se ter muito cuidado para que não pareçam muito históricos. Queremos atrair o público jovem e moderno, por isso tentamos subverter suas expectativas ocasionalmente".

"Tentamos recompensar aqueles que apreciam o inesperado e, ao assistir ao programa, você verá elementos modernos e provocativos misturados ao lado histórico", completou o criador. Assim, Freud se alinha a outras produções com a temática de ficção histórica, como os longas Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012) e Orgulho e Preconceito e Zumbis (2016).

Cena de Freud
 Netflix/Reprodução 
Cena de Freud

A série será renovada?

Como a Netflix recentemente lançou a série em sua plataforma, ainda é cedo para dizer quais são as chances de renovação para uma 2ª temporada. Isso porque, durante alguns meses, o serviço de streaming aguarda a recepção da crítica e do público antes de definir o status de uma produção.

A trama abordada na 1ª temporada foi concluída após ser revelada uma conspiração por trás do mistério. Nesse sentido, caso Freud receba uma continuação, o enredo apresentaria um novo caso para a investigação do elenco principal, que seria tão sinistro quanto o inicial.

Uma continuação também poderia ter mais foco no desenvolvimento dos personagens, em especial na carreira de Freud e seu consequente sucesso, responsável por torná-lo uma das figuras mais conhecidas do mundo.

Quando você assistir à série, conte para nós o que achou da indicação.

Texto escrito por Ricardo de Carvalho Isídio via Nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.