Top 10: nossos filmes de guerra favoritos

Minha Série
Imagem de: Top 10: nossos filmes de guerra favoritos

Definir exatamente o que é um filme de guerra não é das tarefas mais fáceis. Nós temos aqueles filmes que se passam durante a guerra, mas em histórias paralelas, como A Vida é Bela, ou Jojo Rabbit, por exemplo. Temos também os filmes de guerra, mas com batalhas antigas, como Troia ou Coração Valente. Todos eles, inclusive, muito bons.

  Warner Bros./Reprodução

No entanto, o top 10 com nossos filmes de guerra favoritos focará em longas com guerras mais "modernas" — a partir da 1ª Guerra Mundial — em que o foco principal, ou boa parte dele, é a ação nas batalhas. 

Confira nossa lista!

Apocalypse Now (1979)

Um clássico do cinema, dirigido por Francis Ford Copolla. Traz a história do capitão Willard (Martin Sheen) durante a guerra do Vietnã, em 1970. Na trama, ele precisa matar o coronel Kurtz (Marlon Brando), que supostamente ficou maluco e abandonou o exército norte-americano. 

Tido para muitos como o melhor filme de guerra já feito, o filme traz uma visão realista de toda a insanidade que foi a guerra dos Estados Unidos contra o Vietnã.

Platoon (1986)

O filme de Oliver Stone é protagonizado por Charlie Sheen, filho de Martin Sheen, que estrelou Apocalypse NowPlatoon também se passa na guerra do Vietnã e acompanha o jovem Chris (Sheen), recém alistado, que precisa lidar com sargentos com temperamentos totalmente diferentes.

O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Steven Spielberg dirigiu o filme protagonizado por Tom Hanks, que lidera um grupo de um pelotão do exército americano que recebe a missão de resgatar e trazer com vida o soldado James Ryan, o mais novo de 4 irmãos. 

Após a morte dos 3 mais velhos, resta ao Capitão Miller proteger a vida do caçula.

Guerra ao Terror (2009)

O filme conta a história de um esquadrão antibombas do exército norte-americano durante a guerra no Iraque. O grupo acaba falhando, tendo como consequência a morte do especialista em desarmamento de bombas. 

William James (Jeremy Renner) é enviado para assumir a função. O filme aborda a tensão do dia a dia do grupo.

Bastardos Inglórios (2009)

O filme dirigido por Quentin Tarantino se passa durante a 2ª Guerra Mundial e segue um grupo de judeus americanos que começa a caçar nazistas. Em paralelo, temos a personagem Shosanna, que conseguiu fugir de um ataque nazista à sua cidade e acaba sendo responsável por uma exibição em um cinema que reunirá todo o alto escalão dos nazistas. 

O final tem aquele toque de fantasia que Tarantino sempre coloca em seus filmes baseados em histórias reais.

Até o Último Homem (2016)

Desmond T. Doss (Andrew Garfield) é um jovem médico que sempre se preocupou em salvar vidas. Enviado para a guerra, ele se nega a usar armas – que ao contrário do seu ideal, tiram vidas. Mesmo assim, ele entra no campo de batalha e acaba conseguindo salvar a vida de 75 homens. 

O filme é dirigido por Mel Gibson.

Dunkirk (2017)

Dirigido por Christopher Nolan, Durkirk conta a história do resgate de um grande grupo de soldados britânicos que ficaram encurralados pelos nazistas na praia de Dunquerque, na França. 

A trama traz três visões diferentes. Dos homens que estavam na praia, de um pequeno grupo de pilotos e de civis britânicos que atravessaram o Canal da Mancha com seus barcos para ajudar no resgate dos soldados.

1917 (2019)

O filme mais novo da lista e que traz uma narrativa bem diferente para filmes de guerra. A história se passa em um grande plano sequência, dando a ilusão de que não houve corte de câmeras durante a filmagem. 

O filme dirigido por Sam Mendes.

Nascido Para Matar (1987)

Mais um filme que mostra a loucura e a rigidez da guerra. Dirigido por Stanley Kubrick, o filme segue o soldado Davis tendo que lidar com os abusos do sargento linha-dura Hartman.

Sniper Americano (2014)

Mais um filme que se passa na recente guerra do Iraque e é baseado na história real do atirador de elite Chris Kyle, que acaba salvando diversas vidas com seus tiros certeiros. Ele se tornou um dos principais snipers da história dos Estados Unidos. 

A produção é dirigida por Clint Eastwood.

Qual seu filme preferido com essa temática?

Texto escrito por Marcelo de Morais via Nexperts.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.