Minecraft é usado para descobrir talentos em segurança virtual na Europa

1 min de leitura
Imagem de: Minecraft é usado para descobrir talentos em segurança virtual na Europa

É unânime que Minecraft tem um apelo mundial sem precedentes. O game já foi utilizado em demonstrações de realidade aumentada, ganhou uma aventura própria e pode até virar filme. A nova utilização do jogo é, no mínimo, curiosa: descobrir talentos em segurança virtual.

O governo do Reino Unido e o instituto Cyber Security Challenge, também britânico, lançaram uma nova plataforma de video game 3D que visa buscar a próxima geração de “gênios” em cybersegurança.

Trata-se de um MMO que solicita aos participantes interessados que quebrem códigos e completem desafios baseados em segurança virtual.

A plataforma utilizar um web player do Unity e serve como terreno para um arranha-céu chamado Cyphinx, local em que estão presentes jogos relacionados a segurança, criptografias e desafios. Cada fase é projetada para detectar talentos individuais.

Ao todo, 14 jogos foram desenvolvidos. A parte curiosa é que, no projeto, estão inclusas crianças da escola do instituto Cyber Security Challenge, e elas utilizaram Minecraft como base para alguns dos títulos. Essa é a primeira vez que o game da Mojang é utilizado para testar as “cyber-habilidades” em crianças.

Ao envolver jovens no processo, o instituto almeja diminuir a escassez de pessoas que ingressam na indústria de cybersegurança britânica.

E como funciona o projeto?

A ideia é que os envolvidos, à medida que avançam pelas fases, somem pontos analisando riscos de segurança, brechas da rede e até mesmo tenham ética em suas decisões. Tudo isso é salvo num placar de líderes que, ao final, dá um resumo do processo todo.

Atualmente, o desafio pode ser encarado nos navegadores Firefox, Internet Explorer e Safari, mas só está disponível a cidadãos europeus. Se você estiver no continente e ficar interessado, basta clicar aqui para ser redirecionado ao site do instituto Cyber Security Challenge e se inscrever.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.