Xiu! Microsoft desenvolveu a sala mais silenciosa do mundo, com -20,6 dbA

1 min de leitura
Imagem de: Xiu! Microsoft desenvolveu a sala mais silenciosa do mundo, com -20,6 dbA
Imagem: Microsoft

A Microsoft bateu o recorde mundial de lugar mais silencioso do mundo neste mês, com uma câmara anecóica – ou seja, um ambiente sem reflexões de ondas sonoras – capaz de criar uma atmosfera de -20,6 dbA. O número atingido pela empresa supera a quantia anterior de -13 dbA.

Você pode se perguntar: qual o motivo de criar uma sala tão silenciosa? De acordo com os engenheiros da companhia, os dispositivos eletrônicos fazem diversos barulhos, incluindo alguns que nem imaginamos. Conectar o cabo de força no celular, ajustar o brilho da tela e muitas outras coisas geram sons.

Para saber se essas ondas sonoras não estão altas demais – ou até mesmo silenciosas demais, dependendo do recurso –, a Microsoft utiliza câmaras anecóicas para medir os níveis de decibéis das funções dos smartphones e tablets.

Você acha algum som do seu celular irritante? Comente no Fórum do TecMundo

Afinal, do que é feito essa sala? Todas as paredes, o teto e o chão são cobertos de placas especiais que são cuidadosamente posicionadas para absorver todo e qualquer tipo de propagação sonora, deixando-a livre de ecos. O silêncio chega próximo ao absoluto, que é de -23 dbA, o número do movimento browniano – no qual uma partícula de oxigênio aleatória gera pequenas ondas de som.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.