A Microsoft acaba de anunciar o primeiro stick-PC de sua parceria com a empresa indiana iBall. O aparelho — que possui esse conceito por funcionar como um minicomputador que se assemelha a um pendrive — é chamado de Splendo e será vendido no mercado da Índia pelo preço de apenas US$ 140. Ainda não existem informações sobre a levada dele para outros países.

Similar ao que acontece com alguns portáteis de streaming (como o Chromecast), ele se conecta a monitores ou TVs por meio de uma conexão HDMI. Ligado às telas, pode executar o Windows 8.1 com bastante eficiência, segundo a própria Microsoft. Para controlar o sistema operacional, os usuários precisam apenas de um mouse e de um teclado com conexão microUSB ou Bluetooth — para quem prefere utilizar equipamentos periféricos sem fio.

O hardware do aparelho é interessante para a execução de muitas tarefas — mas não espere que ele vá ser suficiente para games pesados. O processador integrado é um Intel Atom quad-core (modelo não especificado), sendo que ainda existem 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento — que pode ser expandido com o uso de cartões microSDXC.

Cupons de desconto TecMundo: