Windows RT vive e ganhará interface Metro (Windows 9 fica com versão 2.0)

2 min de leitura
Imagem de: Windows RT vive e ganhará interface Metro (Windows 9 fica com versão 2.0)
Imagem: CITEworld

Com as recentes notícias sobre o Windows 9 e a proximidade do lançamento de sua versão de testes, além do crescente amadurecimento do Windows Phone com sua atualização 8.1, já era mais do que esperada alguma notícia sobre outra encarnação do produto. Sim, estamos falando do Windows RT, modelo do sistema operacional da Microsoft voltado para tablets e computadores portáteis com processadores ARM. Com os holofotes voltados para os irmãos, o RT acabou ficando meio perdido nesta história. Pelo menos, até agora.

Uma fonte do site Myce revelou que a Microsoft ainda não desistiu do Windows RT, mas que a empresa pretende eliminar a função de acessar a Área de trabalho, deixando disponível apenas uma interface baseada na Metro. O usuário vai poder baixar aplicativos da Windows Store e a experiência em tablets será muito mais próxima daquela que se tem nos smartphones rodando o Windows Phone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para quem estava atento às notícias da indústria de tecnologia, o fato é que já há algum tempo havia especulações sobre uma possível fusão entre o Windows Phone e o RT. No final de 2013, Julie Larson-Green, a vice-presidente executiva da Microsoft, chegou a comentar, durante a UBS Global Technology Summit, que a visão da empresa era de não manter os três produtos ativos.

Ainda não há nenhum tipo de confirmação sobre quais aparelhos vão receber essa nova versão do RT, mas é bem possível que novos lançamentos da linha de portáteis já venham equipados com o sistema sem acesso ao desktop.

Entra Metro, sai Metro

A mesma fonte da novidade do RT aproveitou para soltar uma singela screenshot que mostra uma possível interface Metro 2.0 do Windows 9. Muitos apostavam que a alta rejeição da interface nos computadores desktop eliminariam a UI, mas, aparentemente, ela foi apenas modificada e embutida no menu similar ao Iniciar.

Windows RT hoje

O sistema foi criado para oferecer recursos mais leves e dedicados às telas sensíveis ao toque, mas nunca foi muito bem recebido pelo mercado. Baseado no Windows 8, o RT até possui um desktop, mas ele serve basicamente para acessar arquivos ou o Internet Explorer, já que não é possível instalar programas do sistema completo nele. Com as melhorias feitas ao Windows Phone, o Windows RT acabou ficando sem uma função que o torne útil nos produtos da Microsoft.

Resta saber se os rumores vão ser confirmados e se a nova tentativa da empresa no seu segundo sistema portátil vai conquistar o público. Será que vai vingar ou você acha que já passou da hora de termos um tablet decente com o Windows Phone? Deixe sua opinião nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.