Microsoft quer que você sinta teclas físicas na tela do seu celular [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft quer que você sinta teclas físicas na tela do seu celular [vídeo]

O setor de pesquisa da Microsoft publicou um novo vídeo mostrando tecnologias promissoras que podem surgir em um futuro próximo nos dispositivos da empresa. A escolhida da vez é o sistema háptico de resposta a toques, que há anos promete revolucionar o touchscreen.

A ideia por trás da tecnologia é fazer com que você sinta exatamente o objeto que é tocado virtualmente — ou seja, nem todos os toques serão iguais, com o dedo encostando no vidro, mas com a simulação de texturas. Esses efeitos são criados com o uso de materiais com piezoeletricidade (que gera uma corrente elétrica como consequência de compressão) e eletroestática háptica.

Nas telas com resposta háptica, o vidro curva-se muito levemente, criando o efeito. No exemplo mostrado no vídeo, que envolve uma tela com um tabuleiro de xadrez, os quadrados brancos simulariam uma textura diferente dos pretos, por exemplo. A tecnologia funcionaria também com teclados planos, como aqueles que acompanham tablets, para criar o som e a textura do "click" nas teclas.

A ideia é criar um efeito que funciona mais do que uma simples vibração, ampliando a experiência de uso do consumidor em games, exibição de fotos e outros apps. Claro que as demonstrações não significam que a tecnologia será usada comercialmente pela Microsoft, mas ao menos indicam um dos possíveis caminhos a serem tomados pela empresa daqui para frente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.