Parceria entre USP e Microsoft cria Centro de Estudos de Tecnologia

1 min de leitura
Imagem de: Parceria entre USP e Microsoft cria Centro de Estudos de Tecnologia

(Fonte da imagem: Reprodução/USP)

Um novo convênio entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Microsoft foi firmado para a criação de um Centro de Estudos de Tecnologia e Sociedade, que terá o investimento total de US$ 720 mil por parte da Microsoft — dinheiro a ser empregado entre 2013 e 2015. Segundo a empresa de Redmond, esta é a primeira iniciativa dessa natureza firmada na América Latina e o objetivo principal é estimular a pesquisa local sobre temas relevantes na área de tecnologia e com impacto na sociedade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tendo caráter multidisciplinar, o Centro terá estudos envolvendo áreas como direito, economia, tecnologia da informação (TI) e ciências da computação. A empresa afirma que os principais temas abordados devem ser relacionados a "impacto da computação em nuvem nas pequenas e médias empresas, a proteção da propriedade intelectual no segmento de software, a privacidade e a proteção de dados no ambiente digital".

A parceria também visa promover eventos internacionais para estreitar laços educacionais e profissionais entre estudantes de diversos países, principalmente do México e da Índia, tradicional polo de desenvolvimento de softwares. O acordo para a criação do Centro foi assinado pelo reitor da USP, João Grandino Rodas, e pelo diretor de assuntos corporativos da Microsoft Brasil, Rodolfo Fücher.

“A criação deste Centro é muito importante, porque a Universidade precisa juntar a teoria e a prática também, com o apoio de empresas”, destacou Rodas. A coordenação e a administração do Centro será feita pela USP, sem qualquer interferência da Microsoft em metodologias e conclusões das pesquisas realizadas, garantindo total independência acadêmica. O investimento da Microsoft, o terceiro maior desse tipo já realizado no mundo, será usado para a gestão do espaço.

“Hoje o ritmo da inovação é cada vez mais rápido, por isso a Microsoft está entusiasmada em concretizar essa parceria com a USP. Esse centro irá estimular que alunos e professores desenvolvem estudos e papers sobre temas relevantes para o País e, certamente, será referência para a sociedade avançar em áreas que colaboram para o desenvolvimento e competividade nacional”, disse Rodolfo Fucher, diretor de assuntos corporativos da Microsoft Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.