Microsoft vai instalar data centers no Brasil para o Windows Azure

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft vai instalar data centers no Brasil para o Windows Azure

Serviço de computação em nuvem da empresa começará a funcionar a partir do Brasil no ano que vem (Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft anunciou em um evento na cidade de São Paulo que vai instalar data centers no Brasil para começar a operar o processamento e o tráfego do Windows Azure de toda a América Latina a partir de uma cidade no interior paulista em 2014. A decisão da empresa em criar uma estrutura para seu serviço de computação em nuvem no país foi tomada para melhorar o tempo de latência que clientes brasileiros experimentavam.

Outra motivação é a preparação do Marco Civil da Internet pelos parlamentares brasileiros, que, se aprovado da forma como está no momento, obrigará empresas de internet que operam dentro de nossas fronteiras a instalar estruturas de rede e armazenamento no Brasil. Com isso a empresa de Bill Gates se adianta à nova lei.

Não foi revelado exatamente qual cidade de São Paulo receberá a estrutura da Microsoft ou ainda detalhes do tamanho ou capacidade de processamento dos novos data centers da empresa. O Windows Azure já estava disponível para clientes brasileiros desde 2010, mas todo o processamento era feito no exterior. De acordo com o diretor do Azure, o Brasil é um dos 10 maiores mercados da empresa e, por isso, é importante melhorar seus serviços por aqui.

Além da estrutura que deve ser montada no interior de São Paulo, há ainda planos da empresa de criar mais data centers no sul do país. Também não foi revelado quantos deles devem chegar à região ou em quais cidades serão instalados. A Microsoft simplesmente disse para ficarmos atentos a novidades.

Não ficou claro também se essas novas estruturas no sul do Brasil serão exclusivas do Windows Azure ou se serão utilizadas para armazenar dados de outros serviços da Microsoft, como SkyDrive, Outlook e outros.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.