Até o dia 2 de junho de 2009, o buscador Google via de muito alto seus concorrentes brigando pelo segundo lugar, já que chegar ao primeiro era praticamente impossível. No entanto, com 100 milhões de dólares de investimento em marketing, a Microsoft enterrou o Windows Live Search e apostou alto no Bing.

Quase um ano depois, pouco se ouve falar sobre o Bing no Brasil, mas nos Estados Unidos, por exemplo, ele já está no retrovisor do todo poderoso Google. Apesar de muitos torcerem o nariz para o buscador da Microsoft, ele trouxe muitas melhorias e novidades para o acirrado mercado de buscas.

Curiosamente, quase um ano depois, a Google resolveu deixar de lado a interface minimalista e com poucos botões - marca registrada de seu buscador – para lotar as páginas do seu maior produto com novos recursos. Seria uma mudança de estratégia frente ao concorrente ou apenas manutenções de rotina?

A eterna briga: Google versus Bing

Independentemente da resposta, o fato é que o Google está repleto de novos filtros de busca e hoje você vai conhecer os mais importantes e como usá-los para melhorar seus resultados.
Mudanças pontuais
Qualquer mudança no Google, por menor que seja, causa estranhamento, afinal ele é a porta de entrada da internet para milhões de pessoas. Ao acessar a página, pouca coisa mudou, exceto o redesenhamento da marca, botões quadrados e maiores e um pequeno teclado para fazer pesquisas com caracteres especiais. 

Redefinição de marca

Mudanças consideráveis
Ao realizar uma busca as novidades vêm à tona mesmo para os usuários mais desligados. Do lado esquerdo, uma série de botões foi integrada à interface e, por meio deles, é possível refinar muito suas buscas.

Algumas opções que ficavam na parte superior da janela foram deslocadas para o lado, tal como o filtro para imagens, notícias, mapas, blogs, vídeos e livros. No entanto, mais opções estão lá e com elas você pode buscar no Twitter (Atualizações) ou em discussões em sites de perguntas e respostas como o Tira-Dúvidas Baixaki.

Botões de refinamento

Pente-fino
Até o momento, estas novidades não impressionam, afinal já estavam em sua maioria presentes e só foram deslocadas e complementadas. No entanto, na área “Web” é possível realizar um “pente-fino” em suas buscas. A opção para exibir somente páginas em português ou do Brasil já estava inclusa há muito tempo.

A primeira novidade é o recurso importado do Google Notícias: “Em qualquer hora”. Com esta ferramenta é possível filtrar os resultados de acordo com a data de indexação no Google, ou seja, procurar apenas sites com postagens recentes, das últimas 24 horas, última semana, último ano ou em um intervalo de tempo pré-determinado por você.

Hora marcada

Gráficos de resultados

Ainda na área de “pente-fino” do Google, dois formatos de busca chamam a atenção: Roda mágica e Cronograma. Ao pesquisar no primeiro, um gráfico com ramificações é exibido e em cada uma das pontas há termos de busca relacionados com a pesquisa inicial. Visualmente leva a entender que todos aqueles assuntos fazem parte do contexto das palavras que você procura.

Roda de termos

O método Cronograma é muito útil para buscar a relevância de determinado assunto em dado período histórico. No entanto, alguns dados apresentados não correspondem à realidade. Ao pesquisar por “PlayStation 3”, por exemplo, o Google apresenta citações sobre o console em 1000 d.C., algo impossível. Contudo, para estimar relevância na história, o método Cronograma é extremamente interessante.

Linha do tempo

Novidades fresquinhas

Recentemente, mais recursos foram incorporados à área de refinamento das buscas. Agora é possível visualizar um site destacado na pesquisa antes de acessá-lo, usando a opção “Visualização de páginas”. Isso oferece mais segurança, afinal nunca se sabe o que o Google trará.

Pré-visualizações

Você também pode realizar buscas por sites com imagens do termo pesquisado ao clicar em “Sites com imagens”. Isso é interessante em situações que você precisa tanto do texto quanto do conteúdo.

Sites com imagens

E para completar o time “pente-fino” do Google você tem a opção de realizar buscas traduzidas. Ao clicar em “Pesquisa traduzida”, mais sites em outros idiomas, mas com o mesmo termo, são apresentados.

Pesquisa traduzida

Para inglês ver

Apesar de parecerem muitas novidades, o Google Brasil ainda tem vários recursos a menos que o Google.com. No site internacional a opção “Nearby”, por exemplo, está presente. Com ela é possível encontrar páginas que estão perto de você. Se você estiver em Curitiba, realizar uma busca e utilizar a ferramenta “Nearby”, pode encontrar sites da sua cidade. Além da "Nearby", há a possibilidade  de aumentar ou diminuir a quantidade de sites de lojas na timeline.Melhores resultados

Com estas novas possibilidades de refinamento, o Google se mostra mais inteligente na hora de mostrar resultados, pois com a infinidade de sites na web, encontrar o que realmente buscamos se torna mais difícil. O problema maior talvez seja nos especialistas em SEO, pois com tantos recursos de filtragem, não vai ser fácil se manter sempre no topo das páginas do Google.

Cupons de desconto TecMundo: