Lab of Things: plataforma da Microsoft coleta dados de casas para pesquisa

1 min de leitura
Imagem de: Lab of Things: plataforma da Microsoft coleta dados de casas para pesquisa

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Em abril do ano passado, a Microsoft apresentou o HomeOS, um projeto de um sistema operacional que conectasse todos os aparelhos de uma residência. Mais de um ano depois, ele está mais vivo do que nunca – e acaba de ganhar um aliado importante.

Trata-se do “Lab of Things”, uma plataforma de pesquisas que permite a coleta de dados específicos de aparelhos de uma ou várias casas que utilizem o HomeOS. A partir dele, você pode ficar sabendo quanto tempo os televisores de uma cidade permanecem ligados ou se os sensores de temperatura mostram alguma variação em certas regiões da cidade.

Tudo o que o pesquisador precisa fazer é instalar sensores nos locais desejados e sincronizar os dados conectados com uma única máquina que tenha o HomeOS instalado. Esse aparelho, batizado de HomeHub, é responsável por coletar os dados, guardá-los na nuvem e exibi-los também em dispositivos móveis.

Por enquanto, universidades que desejam testar a versão Beta do serviço podem experimentá-lo de graça. Kits de desenvolvimento para a criação de aplicativos também foram liberados por este link, que ainda apresenta instabilidade.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.