Primeiras impressões: Docs.com

4 min de leitura
Imagem de: Primeiras impressões: Docs.com

No dia 21 de abril, a Fuse Labs disponibilizou o aplicativo para Facebook chamado Docs.com. Não, ele não é uma versão do Google Docs para a rede social, na verdade, ele é um aplicativo do Office para o Facebook.  Parece estranho ligar a suíte de aplicativos da Microsoft com a internet, mas isso está acontecendo. Neste artigo vamos virar a versão beta do Docs.com do avesso e mostrar todas as possibilidades da novidade para Facebook.
O que é o Docs.com
A Microsoft já implementou recursos de compartilhamento no Office 2010, mas eles ainda dependem do programa instalado no computador. Com o Docs.com, basta ter uma conta no Facebook para criar, compartilhar e visualizar os arquivos de seus amigos, sem downloads.

Office e Facebook

Falando em Office 2010, o Docs.com é baseado na nova interface e ferramentas da próxima suíte, mas por ser online e estar em fase beta, ainda possui muito menos recursos. Além dos recursos limitados, os programas também são, ou seja, você só conta com Word, PowerPoint e Excel – mas alguém usa outra coisa além dos três?.
Primeiras impressões

Ao acessar a página do serviço, você é surpreendido por um site com fundo branco, alguns documentos compartilhados e um botão para “Sign me Up!” do Facebook. De fato, o primeiro contato com o serviço desanima qualquer um.

Deixando o aspecto gráfico e apresentações de lado, ao se conectar ao Facebook pouca coisa muda. Em uma barra na parte superior da janela é possível acessar todas as ferramentas do serviço, tal como seus documentos (My Docs), os documentos compartilhados por amigos (Friend’s Docs) e, por
fim, criar ou fazer o upload de um arquivo (Add a Doc).

Barra de ferramentas

Home

Após fazer o login com a conta do Facebook, a primeira novidade é que todos os seus amigos que possuem a ligação com o Docs.com são exibidos na área “Friends on Docs”. Ao clicar em um, é possível ver quais documentos eles estão compartilhando. No entanto, esta opção ainda depende de um convite, ou seja, apenas os convidados podem compartilhar arquivos. My Docs
Na área “My Docs” ficam seus documentos, contudo, ela ainda depende de convite para funcionar. De acordo com os desenvolvedores, se você não tiver um pode se cadastrar em uma lista de espera e receber o seu código em breve.

Sem convite? Não dá!

Friend’s Docs

A área “Friend’s Docs” também fica comprometida pelo fato de não haver a possibilidade de acesso por todos os usuários. A não ser que seus amigos tenham recebidos convites, esta área também ficará vazia.Add a Doc
O último menu da barra é o “Add a Doc” também tem limitações. Nele existem quatro ferramentas: “Upload a Doc”, “Word Document”, “Excel Spreadsheet” e “PowerPoint Presentation”. Como de praxe, algo não funciona e, neste caso, é o “Upload a Doc”.

Adicionar ou criar documentos

Ao tentar subir um arquivo, a janela “Erro” foi uma constante ao longo dos testes, ou seja, você não consegue enviar um arquivo.

De novo?

Do Office para o Facebook
Apesar de haver várias ferramentas indisponíveis, quando o assunto é a integração do Office com o Facebook, tudo é redondinho. Ao clicar em “Word Document” uma versão online do Word 2010 é seu ambiente de trabalho no Docs.com. Ferramentas básicas, como alteração de fonte, cores, estilos, correção ortográfica, copiar, colar, alinhamento e muito mais estão disponíveis.

Word basicãoPowerPoint na nuvem
Assim como no Word, as ferramentas do PowerPoint são extremamente simples, mas as mais usadas. É possível criar apresentações básicas, mas que dão conta do recado sem ter que apelar para o Office em seu computador.

PowerPoint elementarExcel online

Para fechar o trio de ferro do Office, a versão 2010 do Excel também faz a integração com o Facebook. Por padrão, a aba home foi mantida e todas as ferramentas que contam neste local foram conservadas aqui. Ferramentas básicas, mas essenciais para realizar um bom trabalho.

Excel elementarSeus documentos

Apesar de você ainda não poder compartilhar seus documentos, eles ficam armazenados em sua conta. Todos são sinalizados automaticamente com um ícone do formato, ou seja, o símbolo do Word, PPT ou Excel identificam cada um.

Documentos e ícones

Área de troca
A área destinada à troca e ao compartilhamento de arquivos exibe as criações mais recentes da rede Docs.com. Caso você se interesse por algum, basta clicar sobre a imagem de exibição para acessá-lo.
Todas as pessoas que comentaram aquele arquivo aparecem no lado esquerdo do documento e você pode confere várias opiniões. Caso o arquivo acessado seja uma apresentação do PowerPoint, é possível vê-la no formato SlideShow.

Assista e leia, depois baixe

Compartilhar arquivos já é uma prática comum no site do Office. Lá, todos os usuários podem disponibilizar arquivos para download, baixar modelos de tabelas, cartas, apresentações e até ClipArts. Além disso, é permitido avaliar cada trabalho e reconhecer o esforço de todos.
Últimas impressões

Sem dúvida, o Docs.com é uma ideia genial.  O fato de integrar aplicativos extremamente úteis no cotidiano das pessoas, com a rede social que mais cresce no mundo, é uma jogada de mestre. A similaridade dos aplicativos originais com a versão para Facebook é um dos fatores que fazem do Docs.com uma ferramenta indispensável e sempre à mão.

No entanto, as limitações e falhas denunciam: ele ainda não está pronto para uma grande demanda de acessos. Bugs constantes e o fato de limitar o acesso às ferramentas de compartilhamento apontam que ele foi lançado antes do tempo.

Arquivos compartilhados

Se o objetivo da Microsoft era competir com o Google Docs, ela errou feio. Não que a ligação do Office com o Facebook não seja passível de concorrência com o serviço da Google, muito pelo contrário, mas tanto na parte visual quanto nas ferramentas,está longe. Pode ser que as coisas melhorem com o tempo, o que de fato vai acontecer. Entretanto, até o momento, o Docs.com é indicado apenas em últimos casos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.