5 easter eggs escondidos em produtos da Microsoft

2 min de leitura
Imagem de: 5 easter eggs escondidos em produtos da Microsoft

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Depois de meses ou até anos desenvolvendo um projeto, é natural que desenvolvedores coloquem alguns segredos escondidos em suas criações, os chamados easter eggs. Alguns não fazem o menor sentido e passariam despercebidos por olhares desatentos, enquanto outros são surpreendentes e podem até divertir você por alguns minutos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fora a Google e o Facebook, a Microsoft também apresentou alguns segredos durante suas décadas de sistemas operacionais e aplicativos. A maioria pode ser encontrada apenas em versões antigas do Windows, mas vale a pena conhecer alguns dos segredos por trás da empresa.

Mascotes

A empresa manteve dois animais como mascotes em seus primeiros sistemas operacionais. O Microsoft Bear, um simpático urso, foi adotado pelas equipes dos Windows 3.1 e 95. Ele se tornou ícone de alguns arquivos internos aleatórios dessas versões. Nos créditos dos desenvolvedores, que você vê na imagem acima, ele também dá as caras.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

O segundo mascote é o Microsoft Bunny, um coelho que vinha em duas formas: 16-bits e 32-bits, mostrando a evolução do sistema operacional Windows 95. Ele também ganhou ícones próprios, mas não fez tanto sucesso.

Diversão no Excel

Mexer no Microsoft Excel não é uma das ações mais divertidas que você pode ter, mas o aplicativo de cálculos e planilhas apresentou alguns jogos escondidos em diversas versões ao longo de sua história.

No Excel 95, há o temido “Hall of Tortured Souls”, um FPS no estilo Doom que tem até um quadro dos criadores do programa. Na versão 97, você pode jogar um simulador de voo que é considerado bastante avançado para um segredo dentro de um aplicativo.

O Word também não ficou de fora em 1997: o editor de textos conta com um pinball. O 2000 conta com um game de corrida de carros.

Ele está de olho em você

(Fonte da imagem: Reprodução/Arstechnica)

Bill Gates nem está mais no comando da Microsoft, mas ele nunca deixa de acompanhar o Windows. Quando alguém do seu painel de contatos do Outlook 2010 não conta com uma foto, há uma imagem padrão com a silhueta de uma pessoa. Ao comparar as imagens, não há dúvidas: é o contorno de uma foto do cofundador da empresa, detido por problemas no trânsito.

Vulcões

(Fonte da imagem: Reprodução/Eeggs.com)

O protetor de tela “3Dtext” é um dos mais clássicos do Windows, já que permite a escrita de qualquer texto no lugar do padrão. Em várias versões do sistema operacional, se você digitar “volcano” (sem as aspas), entretanto, vai encontrar uma surpresa: em vez da palavra, o nome de todos os vulcões presentes nos Estados Unidos.

Aprenda a usar

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Dúvidas sobre como utilizar o Microsoft Word? Para ter acesso a um texto que reproduz várias dicas sobre o funcionamento do editor de textos, basta abrir um documento em branco, digitar ou colar o código "=rand(100,55)" (sem as aspas) e apertar Enter.

Fontes: Ars Technica, Spreedsheat Page, Eeggs.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.