O centro de pesquisas de dispositivos móveis da Microsoft Research está testando uma nova tecnologia que promete diminuir muito o tempo de carregamento dos smartphones Windows Phone. Usando como base dados sobre os hábitos de uma pessoa, o sistema é capaz de prever quais aplicativos ela costuma utilizar com mais frequência, fazendo um pré-carregamento de suas informações pouco antes de eles serem ativados.

O novo recurso foi batizado como FALCON (Fast App Launching with Context) e faz parte de um projeto mais amplo, conhecido como “Context Data OS” ou ConDOS. Os detalhes sobre a novidade ainda são escassos, mas o protótipo do sistema já consegue pré-carregar conteúdos a partir de informações relacionados ao local e horário em que determinados programas são utilizados — assim, quando alguém os seleciona, pode acessar as funções desejadas quase que instantaneamente.

Além de realizar a análise de dados brutos, o FALCON também é equipado com um algoritmo de aprendizado que ajuda o sistema a determinar quais aplicativos devem ser carregados e qual o momento em que isso deve acontecer. Até o momento, não há qualquer previsão de quando o recurso deve chegar aos smartphones equipados com o sistema operacional Windows Phone.

Cupons de desconto TecMundo: