Microsoft demonstra avatar 3D capaz de ler textos com fluência

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft demonstra avatar 3D capaz de ler textos com fluência

Na sexta-feira passada, anunciamos que a Microsoft estava produzindo uma tecnologia capaz de traduzir sua voz para mais de vinte idiomas. Agora, é possível se surpreender com as imagens desse software impressionante, capaz de criar um avatar tridimensional do rosto de uma pessoa e de “ler” textos em 26 idiomas diferentes, com uma fluência de dar inveja a qualquer um.

De acordo com página sobre a pesquisa, basta uma webcam ou sensores do Kinect para que a “cabeça virtual” de alguém seja criada. Depois da captura de um vídeo de exemplo da face, o software é capaz de criar o modelo tridimensional do rosto e de ler um texto digitado pela pessoa. No total, são 26 idiomas suportados, e o programa é inteligente o suficiente para pronunciar, com perfeição, textos que misturem palavras de dois idiomas. Outro destaque fica pelo controle em tempo real do avatar, possibilitando que você movimente até mesmo as sobrancelhas da cabeça virtual.

No futuro, a nova tecnologia pode ser empregada em sistemas de videoconferência. Seria possível, por exemplo, que um brasileiro e um chinês conversassem, ao vivo, com tradução simultânea dos dois idiomas e sem perder as características da voz de cada um.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.