A Microsoft apresentou oficialmente a alternativa da empresa ao famoso serviço IFTTT ("If This Then That") para todos. A ferramenta Flow já era testada desde abril de 2016, mas só agora foi disponibilizada ao público para Web, iOS e Android.

O Flow é um serviço baseado na nuvem que permite ao usuário automatizar "fluxos" de processos e tarefas em meio a vários outros apps e plataformas, como Office 365, OneDrive, Slack, Dropbox, Twitter, MailChimp, Facebook, Instapaper, Wunderlist, Salesforce e muitos outros, incluindo até a suite da Google.

As funções são variadas e dependem da sua necessidade. Dá para configurá-lo para que você e seus colaboradores recebam um email cada vez que um documento do Office 365 seja criado, por exemplo, ou que uma mensagem automática seja enviada aos seus canais do Slack quando um arquivo do Dropbox for modificado. Ao todo, são 58 aplicativos suportados só neste início — um bom número, porém ainda bem inferior aos 366 do rival IFTTT.

Só algumas das possibilidades do Flow apresentadas pela Microsoft.

O Microsoft Flow é gratuito para usar se você fizer 750 comandos por mês. A partir daí, é preciso contratar um dos planos pagos, que começam em US$ 5 mensais para 4.500 comandos. É possível também fazer a inscrição para o uso corporativo da ferramenta.

Para mais informações e criação de cadastro, é só acessar o site oficial do Flow.

Cupons de desconto TecMundo: