Ginásio utiliza microfones capazes de dar zoom na voz dos jogadores

1 min de leitura
Imagem de: Ginásio utiliza microfones capazes de dar zoom na voz dos jogadores

Entender em tempo real em um estádio tudo aquilo que cada um dos atletas está falando. O recurso pode até ser possível em alguns momentos nas transmissões esportivas na TV, mas identificar de quem é a voz e amplificar apenas um dos sons em meio a tantos ainda é uma tarefa quase impossível de ser feita ao vivo.

Porém, se depender de alguns testes que estão sendo feitos nos Estados Unidos, esse cenário pode mudar consideravelmente nos próximos anos, e vai ter jogador que vai ser obrigado e pensar duas vezes antes de falar qualquer coisa.

Os testes com uma espécie de supermicrofone estão sendo feitos em jogos de basquete da NBA. No topo do estádio são colocados cerca de 300 microfones que permitem captar o áudio de todos os atletas com muita clareza e precisão.

Além dos microfones, há câmeras com zoom potente que focam em determinada conversa específica para que o usuário acompanhe em tempo real o que está acontecendo. Embora a novidade seja atrativa para ginásios fechados, o mesmo não se pode dizer para os estádios de futebol já que devido ao tamanho do gramado nem sempre a qualidade tem a mesma intensidade.

O vídeo acima ilustra o que pode ser feito com a nova tecnologia. Ainda em período de testes, não há previsão de quando ela será implantada, nem se terá alguma aplicação comercial vinculada às emissoras de TV. De qualquer forma, os testes são promissores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.