Modifique sua voz e faça gravações hilárias

4 min de leitura
Imagem de: Modifique sua voz e faça gravações hilárias

Já se perguntou como é feito para modificar a voz de uma testemunha anônima na TV? No filme Alvin e os Esquilos, como se faz aquela voz fininha dos esquilos? Ou ainda em Star Wars, quando Dart Vader fala através daquela máscara negra?

Ao contrário do que se pode pensar, fazer tais modificações na voz é extremamente fácil. Prepare-se para muitas risadas, pois hoje você aprenderá a emular vozes hilariantes com a ajuda de um simples editor de áudio.

Pré-requisitos

Nada de estúdios profissionais, um único programa como o EXPStudio Audio Editor garante todos os efeitos que precisamos para alterar o padrão da sua voz. O Programa é perfeito para nossa finalidade, pois é muito fácil de usar e oferece todas as principais ferramentas.

Baixar o EXPStudio Audio Editor.

Não adianta contar com um editor se não tivermos nenhum arquivo de áudio em mãos. Você pode utilizar qualquer gravação em seu computador, mas o mais engraçado é contar com um bom microfone e fazer suas próprias gravações. Assim você cria frases que contribuam para a graça do efeito que você pretende aplicar.

Para ouvir melhor

É comum que o volume do microfone esteja baixo, tornando sua voz quase inaudível. Antes de ligar as luzes do estúdio, certifique-se que as barras de volume do Windows estejam bem reguladas, principalmente a do EXPStudio Audio Editor.

Prepare o microfone

Você não precisa de uma gravação perfeita, mesmo porque a voz dificilmente soa bem aos ouvidos do dono. Comece gravando um arquivo de testes para se familiarizar com cada efeito.

Para tal, basta clicar no botão com o círculo vermelho e solte a voz. Você pode pausar ao meio da gravação ou simplesmente clicar em “Stop” para finalizá-la. Não se esqueça de salvar seu arquivo antes de aplicar os efeitos.

Seleção de faixa

Antes de aplicar um efeito a um arquivo de áudio, comece marcando a porção que deseja trabalhar. Basta arrastar o mouse sobre a faixa e selecionar toda a parte que apresenta ondas sonoras.

Aumente o volume

É comum que o volume da gravação fique muito mais baixo que qualquer outro som do computador. Para corrigir isso, selecione a faixa (como no exemplo acima) e selecione a opção “Normalize” dentro de “Effects”. Não é preciso alterar nenhuma das preferências, basta aplicar do jeito que está.

Alguns efeitos acabam diminuindo o volume da faixa. Se achar que o resultado ficou muito baixo, aplique novamente o “Normalize” ao final do processo.

Faça você mesmo

Voz de gigantes e de criaturas minúsculas

Depois de selecionar a faixa de áudio, clique então em “Special FX” e escolha o efeito “Voice – Chipmunk” para afinar sua voz como em Alvin e os Esquilos ou em “Voice – Zeus” para tornar seu timbre muito mais encorpado.

Pronto, clique em “Play” para dar boas risadas com a voz de um tremendo brutamontes ou de um pequeno inseto.

Ainda dentro de “Special FX” você encontra os efeitos “Voice – Female to Male” (Transformar a voz feminina em masculina) e o “Voice – Male to Female” (Transformar a masculina em feminina). Dificilmente a transformação vai convencer alguém que seu timbre recheado de testosterona provém de uma delicada donzela. Na prática, não passa de uma variante do efeito de engrossar/afinar a voz.

Viagem espacial

Para transformar sua voz como a dos vilões intergalácticos dos filmes bregas dos anos 80, selecione a faixa e aplique o efeito “Flanger” dentro “Effects”.

Aplicá-lo nas configurações padrões nem sempre resulta no efeito desejado, você pode repeti-lo diversas vezes para aumentar o efeito. Outra proposta é alterar as configurações do efeito como no exemplo abaixo e aplicá-lo uma única vez.

Protoss de Starcraft

Ainda da série “criaturas abomináveis de outro planeta”, apresentamos o efeito utilizado para transformar sua voz em uma das raças do game Starcraft. Para tal, aplique o efeito “Chorus”, ainda em “Effects”.

Mais uma vez, o efeito pode ser aplicado diversas vezes para um resultado mais intenso.

Entre pelo cano

Quem nunca se divertiu com o som da voz diante do ventilador ou dentro de um cano de PVC? O mais engraçado é que o efeito muda de acordo com o comprimento do cano ou da velocidade do ventilador.

Para falar dentro de um cano pequeno, utilize o efeito “Reverb”. Já para se divertir com um cano de vários metros de comprimento, utilize o “Phaser”. As configurações padrões bastam aqui, lembrando que também é possível repetir o efeito.

Volte a fita

Como na tentativa de encontrar mensagens subliminares nos discos de vinil rodados ao contrário, é possível inverter sua voz artificialmente. Para tal, aplique o efeito “Reverse”.

Marcha lenta

E que tal puxar o freio de mão da voz ou ligá-la na velocidade máxima? Dentro do efeito “Tempo +/-” você altera a velocidade da gravação.

100 é o número para a velocidade normal da faixa, qualquer valor acima disso acelera a gravação. Já entre 50 e 100, você diminui a velocidade do áudio, tornando a gravação slow motion.

Solte sua criatividade

Agora que você já sabe utilizar os recursos mais engraçados de EXPStudio Audio, basta dar asas à imaginação e combinar os efeitos à vontade. Não há problema algum em aplicar efeitos diferentes sobre a mesma faixa, na pior das hipóteses o resultado fica ruim. Justamente por isso recomenda-se salvar o arquivo de voz original.

E que tal gravar uma série de perguntas e respostas e atribuir a uma dela voz grave e, a outra, fina? Grave ambas as vozes na mesma faixa e selecione apenas os trechos separadamente antes de aplicar os efeitos. Assim você conversa com você mesmo de maneira ridícula sem que ninguém perceba.

Imagine acelerar cada vez mais o discurso de um tagarela! Deixe alguns segundos da faixa original intactos e aumente o volume do restante para 120%. Deixe passar mais alguns segundos e repita o processo várias vezes sucessivamente. Essa pode ser a maneira ideal de se divertir com o “blá blá blá” de políticos ou dar boas risadas com as broncas da sua namorada.

Gostou da dica? Experimente os exemplos acima e crie mais algumas vozes para ver quão divertido pode ser o resultado! Depois não se esqueça de nos enviar sua opinião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.