Mesas inteligentes podem ser o futuro da educação nas salas de aula

1 min de leitura
Imagem de: Mesas inteligentes podem ser o futuro da educação nas salas de aula

Crianças utilizando as mesas inteligentes (Fonte da imagem: Reprodução/Gizmag)

Cientistas britânicos trabalham no que seria a carteira escolar do futuro. Trata-se de uma mesa com suporte à multitoque, algo muito semelhante ao “antigo” Surface, aquele projeto anterior ao tablet da Microsoft – e que era uma mesa inteligente desenvolvida pela companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As novas carteiras trariam essas telas capazes de suportar vários alunos trabalhando ao mesmo tempo, permitindo uma integração melhor na hora de se realizar tarefas em equipe, por exemplo. Além disso, segundo os pesquisadores, existem vários outros benefícios.

Os cientistas falam que a ideia é encorajar o aprendizado, fazendo com que os estudantes sejam mais participativos, trabalhem mais em equipe e colaborem entre si. Com isso, haveria uma atitude diferente das crianças, algo capaz de estimulá-las a aprender mais ativamente em vez de ficarem em uma atitude passiva assistindo a uma aula tradicional.

De acordo com eles, a assimilação de conteúdo por parte das crianças acontece de forma muito melhor nesses equipamentos, principalmente nos exercícios de matemática e outras matérias que envolvem cálculos diversos. Nos testes aplicados pelos cientistas, cerca de 45% dos alunos que utilizaram as mesas inteligentes conseguiram resolver mais exercícios da matéria, como elaborar mais rapidamente algumas expressões matemáticas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.